A importância do conforto térmico na arquitetura

Saiba porque é importante planejar o ambiente e o sistema elétrico para uma climatização adequada

Publicado por Cristiane | 6 de agosto de 2019

Atualizado em 14 de maio de 2021

Chegar em casa ou no trabalho e aproveitar um lugar totalmente pensado para o nosso conforto térmico é tão bom que deveria ser regra nos projetos arquitetônicos. É exatamente por esse motivo que a preocupação com a temperatura tem conquistado a pauta de qualquer profissional da arquitetura.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do conforto térmico nessa área e o quanto a arquitetura planejada pode melhorar a sensação em um ambiente com ar-condicionado.

Arquitetura potencializando as vantagens do ar-condicionado

Para começar, vamos falar em como um planejamento arquitetônico, combinado com um bom ar-condicionado, pode garantir conforto na sua casa ou trabalho. Aqui, a arquitetura pode potencializar os resultados que o aparelho traz para você, levando em consideração a redução de interferências térmicas.

Posição solar

Quando um profissional faz um planejamento arquitetônico e busca a melhor climatização para o seu cliente, a posição do sol é fator decisivo na hora de desenhar. Isso porque o calor tem grande impacto na eficiência do ar-condicionado.

Se o arquiteto conseguir aproveitar o sol da melhor maneira, evitando aquecer os lugares mais frequentados da casa, isso significa que o ar-condicionado poderá refrigerar o ambiente de forma mais rápida. Mais do que isso, com os raios solares bem aproveitados pela arquitetura, o ar-condicionado não irá se sobrecarregar buscando o clima ideal, diminuindo o uso de energia elétrica.

Sistema elétrico pensado para o ar-condicionado

Outro ponto que também é importante e muito pensado pelos profissionais da arquitetura é o sistema elétrico. Como a maioria dos ares-condicionados são produzidos na voltagem de 220 volts, contar com um sistema elétrico que garanta essa voltagem irá prolongar a vida útil do aparelho, além de evitar o perigo de usar um transformador.

Estrutura do ambiente planejada para receber um ar-condicionado

Por fim, temos a estrutura arquitetônica que visa potencializar as vantagens de um ar-condicionado. Em um projeto que busca melhorar a climatização de um ambiente, o arquiteto irá trabalhar para desenhar uma sala ou quarto que deixe o aparelho trabalhar sem interferências físicas, como paredes e móveis na frente do equipamento, por exemplo. 

Com isso, o ar-condicionado poderá climatizar o local com maior facilidade e rapidez, do jeito que você espera. Além disso, contar com um arquiteto também é uma boa opção na hora de escolher seu equipamento. Como eles são especializados no assunto, poderão ajudar você a escolher a potência correta do aparelho, a melhor opção estética para a sua casa e muito mais.

mulher em frente ao ar condicionado
Escolha o modelo que mais combina eficiência e elegância

Aposte em aparelhos climatizadores

Gostou das informações sobre conforto térmico e arquitetura ? A gente tem ainda mais dicas. Se você quer garantir um clima agradável, também pode contar com outras formas de combater o desconforto que não envolvam somente a estrutura de um imóvel. Uma ótima escolha é contar com um umidificador ou um climatizador.

Para ajudar, também separamos algumas opções de ar-condicionado que têm uma melhor performance para casas residenciais e os melhores para salas empresariais:

Para a sua residência:

Para a sua empresa:

Agora é só visitar o nosso site e escolher o seu preferido. Lembre-se que você também pode comparar os aparelhos e facilitar a sua escolha analisando as vantagens de cada um deles. Boa pesquisa!

Conforto térmico em primeiro lugar

Depois dessas dicas, deu para perceber que existem várias formas de garantir conforto térmico e melhorar a sua qualidade de vida. Agora, se você quiser continuar sua pesquisa, também pode acessar o nosso blog. Nele, você encontra outras inúmeras dicas sobre climatização, além de passos para prolongar a vida útil de seus aparelhos climatizadores e muito mais. Acesse aqui e aproveite. 


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!