A importância do conforto térmico na arquitetura

Chegar em casa ou no trabalho e aproveitar um lugar […]

Publicado por Frigelar | 6 de agosto de 2019

Atualizado em 25 de setembro de 2020

Chegar em casa ou no trabalho e aproveitar um lugar totalmente pensado para o nosso conforto térmico é tão bom que deveria ser regra nos projetos arquitetônicos! É exatamente por esse motivo que a preocupação com a temperatura tem conquistado a pauta de qualquer profissional da arquitetura.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância do conforto térmico nessa área e o quanto a arquitetura planejada pode melhorar a sensação em um ambiente com ar-condicionado. Prepare-se para a leitura e venha com a gente!

Arquitetura potencializando as vantagens do ar-condicionado

Para começar, vamos falar em como um planejamento arquitetônico combinado com um bom ar-condicionado pode garantir conforto na sua casa ou trabalho. Aqui, a arquitetura pode potencializar os resultados que o aparelho traz para você, levando em consideração a redução de interferências térmicas. Vamos lá!

Posição solar

Quando um profissional faz um planejamento arquitetônico e busca a melhor climatização para o seu cliente, a posição do sol é fator decisivo na hora de desenhar. Isso, por que o calor solar tem grande impacto no conforto térmico dos futuros moradores daquele ambiente. 

Além disso, a posição do sol também é importante para o ar-condicionado. Pense com a gente: se o arquiteto conseguir aproveitar o sol da melhor maneira, evitando aquecer os lugares mais frequentados da casa, isso significa que o ar-condicionado poderá refrigerar o ambiente de forma mais rápida (já que o calor do sol não é mais um fator que continua aquecendo o local). Mais do que isso, com os raios solares bem aproveitados pela arquitetura, o ar-condicionado não irá se sobrecarregar buscando o clima ideal, diminuindo o uso de energia elétrica (aproveitando as vantagens do ar-condicionado ao máximo). 

Sistema elétrico pensado para o ar-condicionado

Outro ponto que também é importante e muito pensado pelos profissionais da arquitetura é o sistema elétrico. Como a maioria dos ares-condicionados são produzidos na voltagem de 220 volts, contar com um sistema elétrico que garanta essa voltagem irá prolongar a vida útil do aparelho e trazer novamente a economia – já que ele poderá ser utilizado por mais tempo (além de evitar gastos como a necessidade de adaptação da rede para receber um ar-condicionado). 

Estrutura do ambiente planejada para receber um ar-condicionado

Por fim, temos a estrutura arquitetônica que visa potencializar as vantagens de um ar-condicionado. Em um projeto que busca melhorar a climatização de um ambiente, o arquiteto irá trabalhar para desenhar uma sala ou quarto que deixe o aparelho trabalhar sem interferências físicas, como paredes e móveis na frente do equipamento, por exemplo. 

Com isso, o ar-condicionado poderá climatizar o local com maior facilidade e rapidez, do jeito que você espera. Além disso, contar com um arquiteto também é uma boa opção na hora de escolher seu equipamento. Como eles são especializados no assunto, poderão ajudar você a escolher a potência correta do aparelho, a melhor opção estética para a sua casa e muito mais. Ótimo, não é? 

Aposte em aparelhos climatizadores

Gostou das informações sobre climatização arquitetônica que você conheceu? A gente tem ainda mais dicas. Se você quer garantir um clima agradável, também pode contar com outras formas de combater o desconforto térmico que não envolvam somente a estrutura de um imóvel. Uma ótima escolha é contar com um umidificador ou buscar um aparelho de ar-condicionado para uma casa que já está construída. 

Vários profissionais também trabalham em projetos que priorizam a integração de equipamentos climatizadores à sua residência ou negócio, sem comprometer a decoração ou a eficiência dos equipamentos. Então, você também pode escolher seu aparelho preferido e garantir o conforto térmico que você procura. 

Para ajudar, separamos algumas opções de ar-condicionado que têm uma melhor performance para casas residenciais e os melhores para salas empresariais. Olha só:

Para a sua residência:

Para a sua empresa:

Agora é só visitar o nosso site e escolher o seu preferido. Lembre-se que você também pode comparar os aparelhos e facilitar a sua escolha analisando as vantagens de cada um deles. Boa pesquisa!

Conforto em primeiro lugar

Depois dessas dicas, deu para perceber que existem várias formas de garantir conforto térmico e melhorar a sua qualidade de vida! Esperamos que você aproveite todas elas e tenha um dia a dia ainda melhor. 

Agora, se você quiser continuar sua pesquisa, também pode acessar o nosso blog. Nele, você encontra outras inúmeras dicas sobre climatização, além de passos para prolongar a vida útil de seus aparelhos climatizadores e muito mais. Acesse aqui e aproveite. 


Veja também!

Filtro para purificador de água: o que purifica, qual refil comprar e como descartar

O filtro protege você e a sua família dos agentes contaminantes da água

Continue Lendo...

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!