Como escolher o melhor suporte de ar-condicionado?

Confira como escolher o melhor suporte de ar-condicionado para garantir a segurança e estabilidade do aparelho.

Publicado por Frigelar | 24 de maio de 2023

Atualizado em 24 de maio de 2023

Escolher o suporte de ar-condicionado certo é essencial para evitar que o equipamento caia e cause sérios acidentes. Por isso, os principais interesses ao fazer a escolha devem ser qualidade e segurança. São muitas opções no mercado que precisam ser analisadas com cautela. Assim, o melhor suporte de ar-condicionado deve ser escolhido com o mesmo cuidado dedicado ao próprio ar-condicionado.

Aqui no Blog da Frigelar, vamos abordar os principais aspectos dessa escolha. Confira!

O que é o suporte para ar-condicionado?

O suporte ar-condicionado é a peça que vai sustentar o equipamento na parede, garantindo que ele fique firme e na posição desejada.

Geralmente esses suportes são compostos por duas peças em formato de L. Assim, um dos lados é fixado na parede, enquanto o outro fica posicionado na horizontal para receber o ar-condicionado ou a condensadora.

Como escolher o suporte para ar-condicionado?

Para encontrar o melhor suporte de ar-condicionado de parede é preciso seguir alguns critérios. Selecionar um equipamento de tamanha importância sem tomar os devidos cuidados pode gerar prejuízos e até acidentes graves.

Durante a sua escolha, analise algumas das seguintes características.

Modelo

O modelo do suporte deve estar alinhado com o modelo do ar-condicionado. Dois dos principais modelos encontrados no mercado são:

  • Janela: por esse modelo ter a sua fabricação em ferro, ele se torna muito resistente. Ele é ideal para aparelhos que tenham entre 7.000 a 24.000 BTUs. O suporte para ar-condicionado de janela é capaz de proteger todo o equipamento e sua instalação pode ser feita antes ou depois da finalização da obra;
  • Split Hi-Wall: esse tipo de suporte é ideal para os ares-condicionados split. Uma de suas principais características é que ele possui duas partes, uma para a evaporadora e outra para a condensadora. Os materiais e tamanhos do suporte de condensadora de ar-condicionado são diversos.

Material de fabricação

Dependendo do material escolhido, o suporte vai variar em resistência e durabilidade. Para garantir o melhor resultado, é necessário pensar no clima e no ambiente de instalação. Locais com condições mais extremas exigem mais do suporte.

Plástico

O suporte ar-condicionado de plástico é mais barato e não sofre corrosão. Por outro lado, a resistência não é tão alta, sendo preciso trocá-lo a cada 2 anos.

Confira na Frigelar: Suporte 400mm PVC Polar 7000 a 12000 BTUs Articulado

Além disso, ele pode ressecar diante de altas temperaturas e luz solar. Assim, este é um modelo muito utilizado em locais úmidos e com pouca luminosidade.

Fibra de vidro

Esse suporte é mais resistente do que os feitos de plástico, mesmo quando expostos à luz solar, podendo durar até 5 anos. O valor é um pouco mais alto, mas eles ainda oferecem um bom custo-benefício.

Alumínio

O alumínio é leve e resistente à corrosão, garantindo boa durabilidade em locais úmidos e com maresia.

O ponto negativo é sua maleabilidade, que pode fazer com que ele amasse se não for manuseado com cuidado.

Aço carbono

Suportes para ar-condicionado feitos de aço carbono tem um valor semelhante aos de plástico. Apesar de serem mais resistentes, a durabilidade é parecida e eles se oxidam facilmente.

Confira na Frigelar: Suporte EOS até 240kg/Par 700mm Perfil L Pintura Eletrostática

Aço galvanizado

O aço galvanizado é uma boa opção para suportes de valor intermediário. Sua vida útil chega a 5 anos e ele recebe uma camada protetora que evita a oxidação.

Aço inox

O melhor suporte de ar-condicionado é aquele feito de aço inox. A combinação de ferro e crómio aumenta sua durabilidade para até 10 anos, além de torná-lo resistente à oxidação e altas temperaturas.

Esse tipo de suporte é indicado para qualquer tipo de ambiente, incluindo regiões litorâneas em que a maresia costuma ser um problema.

A grande desvantagem é que ele tem um valor superior aos outros suportes.

Segurança do equipamento

O melhor suporte de ar-condicionado deve ser escolhido levando-se em consideração um fator principal: a segurança.

Com esse pensamento, se faz necessário observar a procedência do produto e a qualidade. Sempre compre de marcas sérias e que já mostraram seu valor ao mercado.

Também seja cuidadoso quanto à escolha do material. Mesmo que ele seja de qualidade, a segurança ficará comprometida se ele for instalado em um local que não é propício.

Imagine, por exemplo, um suporte de plástico fixado em uma parede em que o sol bate constantemente. Ele vai ressecar e pode quebrar. Nessa situação, o ar-condicionado pode machucar alguém que estiver passando pelo local.

Mesmo que não haja nenhuma vítima, você terá que arcar com o prejuízo material.

Não se esqueça de escolher também a melhor linha de ar-condicionado. Ou seja, selecione aquela que vai trazer mais segurança, economia, qualidade e durabilidade.

Quantos quilos aguenta um suporte de ar-condicionado?

Outra forma de garantir a segurança é observando se o suporte aguenta o peso compatível com o equipamento.

O tamanho do equipamento pode interferir na hora de escolher o melhor suporte de ar-condicionado.
O tamanho do equipamento pode interferir na hora de escolher o melhor suporte de ar-condicionado.

Essa informação vai variar de suporte para suporte, pois o peso máximo depende do material de fabricação, da espessura e até do design das peças.

Então, sempre verifique essa informação com o fabricante e evite usar os suportes para aparelhos mais pesados do que o recomendado.

Quanto tempo dura um suporte de ar-condicionado?

Como vimos em tópicos anteriores, o tipo de material de fabricação influencia muito na durabilidade de um suporte.

Por exemplo, aqueles feitos de plástico costumam durar até dois anos, talvez menos. Os fabricados em aço galvanizado resistem por até cinco anos. Já os mais resistentes são de aço inox, chegando a 10 anos de vida útil.

Porém, essa é uma estimativa para que o equipamento seja trocado dentro de um período em que ele ainda pode ser usado de forma segura. Diversas condições influenciam nessa durabilidade.

Se o material oxidar ou for exposto a temperaturas incompatíveis, ele vai resistir por menos tempo. O ideal é sempre observar as condições do equipamento e trocá-lo caso seja necessário.

Portanto, escolher o melhor suporte de ar-condicionado é uma tarefa muito importante e que às vezes acaba negligenciada. Porém, para garantir a segurança do equipamento, é fundamental conhecer os diversos materiais de fabricação e os locais mais propícios para sua aplicação.

A qualidade do produto precisa ser um ponto mais relevante do que o preço. E na Frigelar, você encontra as melhores opções de suportes para o seu ar-condicionado. Confira as ofertas no site, no APP Frigelar ou na loja física mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Praticidade e Elegância com o Forno Elétrico de Embutir Inox

Saiba como o forno elétrico de embutir inox pode ser o aparelho ideal para garantir conforto e praticidade para sua casa.

Continue Lendo...

Controle de Temperatura da Adega Climatizada com Display Digital

Saiba como investir em uma adega climatizada com display digital pode elevar o controle e precisão de temperatura para seus vinhos.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!