Como regular a temperatura do freezer?

Você sabia que existe uma temperatura ideal do Freezer? Veja como regular corretamente e entenda melhor sobre o tema.

Publicado por Frigelar | 23 de maio de 2023

Atualizado em 16 de agosto de 2023

Conservar os alimentos adequadamente evita o consumo em condições prejudiciais à saúde. Nesse sentido, um freezer permite que os produtos sejam acomodados na temperatura ideal e durem por mais tempo. Mas para garantir esses benefícios é importante que você saiba como regular a temperatura do freezer da melhor forma para conservar os seus alimentos.

Além de minimizar os riscos para a saúde, esse cuidado evita que o consumidor tenha que arcar com prejuízos oriundos de produtos que estragaram por ficarem expostos a uma temperatura acima da ideal.

Neste texto você vai entender todos os pontos principais a serem avaliados na hora de ajustar o seu freezer. Também vamos falar das diferenças entre os principais modelos e como esses eletrodomésticos se diferenciam de uma geladeira. Confira!

Qual a diferença entre geladeira e freezer?

Embora os dois eletrodomésticos sejam usados para conservar os alimentos por mais tempo, existem algumas diferenças importantes entre eles. Podemos elencar algumas:

  • Tipo de uso: a geladeira é usada para guardar alimentos que pretendemos consumir em menos tempo. Já o freezer é mais usado para produtos que vão ficar guardados por um período maior, ou para armazenar maiores quantidades de alimentos que precisam ficar em temperaturas muito baixas, como sorvetes;
  • Espaço: os freezers costumam ser maiores do que as geladeiras, dando a possibilidade de armazenar mais alimentos;
  • Temperatura: o freezer consegue atingir temperaturas muito mais baixas do que uma geladeira. Assim, podem manter os alimentos congelados, e não apenas refrigerados.

Qual a diferença entre freezer horizontal e vertical?

A diferença principal entre esses modelos está no seu formato. O freezer horizontal é baixo e possui portas na parte superior.

Confira na Frigelar: Freezer e Conservador Horizontal EOS 142 Litros

Geralmente sua capacidade de armazenar alimentos é maior, entretanto ele é mais recomendado para quando precisamos guardar algo por muito tempo. Assim, pode ser difícil retirar os produtos colocados no fundo quando o enchemos completamente.

Já o modelo vertical tem uma aparência similar a uma geladeira, sendo propício para espaços menores. Ele é muito usado em ambientes em que é preciso manusear os produtos com certa frequência, pois a forma como é dividido torna mais simples acessar os alimentos.

Confira na Frigelar: Freezer Vertical EOS 168 Litros EcoGelo

Já no que diz respeito à temperatura do freezer, os modelos horizontais costumam contar com um painel externo para definição da refrigeração ideal.

Por outro lado, os verticais possuem uma roda giratória interna, similar à das geladeiras, em que é possível ajustar a temperatura facilmente.

Como regular a temperatura do freezer?

Para regular a temperatura do freezer você deve localizar o painel ou a roda giratória interna.

A localização exata desses componentes pode variar de acordo com o seu modelo e a marca escolhida, mas geralmente eles são fáceis de identificar e manusear.

Em seguida, faça o ajuste de acordo com a sua necessidade. É importante lembrar que há muitas opções no mercado que cumprem as funções de refrigerar e congelar. Uma delas deve ser selecionada antes de ajustar a temperatura.

Como geladeira, a temperatura do eletrodoméstico deve estar abaixo de 5ºC. Como freezer, para congelar os alimentos, ele nunca deve estar acima de, no mínimo, -18ºC.

Mas para não errar na escolha, é preciso entender perfeitamente do que se trata cada uma:

Refrigerar

Nessa função seu freezer vai funcionar de forma parecida a uma geladeira, atingindo temperaturas que variam de 1°C a 7°C. A Anvisa recomenda que alimentos perecíveis sejam conservados em temperaturas inferiores a 5°C;

Congelar

Como o próprio nome sugere, essa é a opção ideal para quem deseja congelar os alimentos. Seu eletrodoméstico estará funcionando realmente como um freezer, com temperaturas entre -18°C a -26°C.

Após fazer esse ajuste é hora de regular a temperatura. Nos modelos horizontais você costuma encontrar três indicações:

  • Mínimo: -18°C;
  • Médio: -22°C;
  • Máximo: -26°C.

Já nos verticais, o botão giratório costuma apresentar números. Mas fique atento, pois eles não indicam a temperatura e vão trabalhar de forma inversamente proporcional.

Isso quer dizer que quando você aumenta o valor do número, o freezer começa a trabalhar com mais potência e reduz as temperaturas.

Pode parecer um pouco confuso no início, mas com a utilização do dia a dia você logo irá se acostumar e vai conseguir ajustar a temperatura ideal sem grandes dificuldades.

Qual é a temperatura ideal para o freezer?

Saiba como regular a temperatura ideal do freezer.
Saiba como regular a temperatura ideal do freezer.

Para saber qual é a temperatura ideal para o seu freezer é preciso levar em consideração uma série de fatores:

Tipo de alimentos armazenados

Cada alimento deve ser conservado em uma temperatura diferente. Então, consulte o rótulo dos produtos que deseja guardar e veja qual é a indicação do fabricante. O ideal é que a temperatura se mantenha em uma média, sem ficar muito mais baixa ou mais alta do que o recomendado:

Quantidade de alimentos armazenados

Esse é outro ponto que faz toda a diferença. Pois se você tiver poucos produtos, o freezer vai conseguir refrigerar todos eles de forma rápida mesmo se estiver ajustado para uma temperatura mais alta. Por outro lado, freezer cheios devem ter temperaturas menores para garantir que todos os alimentos serão conservados da forma ideal;

Frequência de uso

Se você precisar abrir o freezer constantemente, é fundamental ajustá-lo para uma temperatura mais baixa. Assim o ar quente que entra a cada manuseio é refrigerado com mais velocidade, garantindo que os produtos fiquem acomodados da forma desejada:

Temperatura ambiente

A temperatura externa também influencia na conservação. De forma geral, nos dias mais frios é possível selecionar temperaturas mais quentes. Enquanto na época de muito calor você deve colocar o aparelho para funcionar com mais potência.

Ao saber de todos esses dados fica mais fácil prever a forma de ajustar o equipamento de acordo com a situação:

  • Temperatura mínima: para dias frios, com poucos alimentos e menor manuseio;
  • Média: para dias de temperatura mais equilibrada;
  • Máxima: regule-o dessa forma quando estiver fazendo muito calor e o uso for constante. Também é ideal para quantidades maiores de alimentos.

De maneira geral, ajustar a temperatura do freezer é um processo extremamente simples, apesar de sofrer algumas alterações dependendo do seu aparelho.

Além disso, não existe uma temperatura exata na qual o seu equipamento deve ficar ajustado. Para não correr o risco de perder qualquer alimento, você deve levar em conta fatores externos e os seus próprios hábitos de utilização do eletrodoméstico.

Onde comprar o freezer ideal?

Na Frigelar você encontra uma grande variedade de freezers horizontais e verticais das maiores marcas do mercado. Sempre com as melhores ofertas e qualidade de uma empresa que é especialista em refrigeração há mais de 56 anos.

Portanto, confira as melhores opções e ofertas no site, no APP Frigelar ou na loja física mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Praticidade e Elegância com o Forno Elétrico de Embutir Inox

Saiba como o forno elétrico de embutir inox pode ser o aparelho ideal para garantir conforto e praticidade para sua casa.

Continue Lendo...

Controle de Temperatura da Adega Climatizada com Display Digital

Saiba como investir em uma adega climatizada com display digital pode elevar o controle e precisão de temperatura para seus vinhos.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!