Máquina de lavar roupas: tipos e como escolher a ideal
Publicado por Cristiane | 6 de setembro de 2021
Atualizado em 24 de julho de 2024
Junto com a geladeira e a televisão, a máquina de lavar é um dos eletrodomésticos mais comuns em residências de todo o mundo. A história da máquina de lavar remonta às primeiras civilizações, quando as pessoas tentavam encontrar as melhores maneiras de lavar suas roupas, primeiro em riachos de água corrente e depois em lavatórios e tanques cada vez mais sofisticados.
A máquina de lavar atende a uma necessidade básica de limpeza. E é essa tarefa cotidiana, com o desejo associado de tornar o processo de lavagem menos laborioso e mais higiênico, que deu origem ao impressionante conjunto de invenções com as quais estamos familiarizados hoje em dia.
Da lavagem à mão às modernas máquinas de lavar roupa
Lavar a roupa à mão é uma das tarefas domésticas mais trabalhosas que existe, mas era a única opção disponível antigamente. As lavadeiras costumavam lavar a roupa com sabão à beira de um riacho ou rio, ou então em uma fonte ou lavatório. Eles esfregaram o pano em pedras ou tábuas de madeira, adicionando areia se necessário, para remover manchas e sujeira incrustada. Em seguida, torceriam e batiam os tecidos para remover o máximo de água possível.
Com o passar dos anos, as lavadeiras aprimoraram suas técnicas usando uma variedade de detergentes naturais. Também surgiram os lavatórios, que tinham um papel importante em termos de saúde e higiene públicas , numa época em que a cólera, a varíola e a febre tifóide assolavam as populações.
Os lavatórios desapareceram gradualmente à medida que a água corrente foi introduzida nas residências. Quanto às técnicas das lavadeiras, elas inspiraram os primeiros protótipos de máquinas de lavar.
A invenção da máquina de lavar
Devemos a invenção da lavadora a Jacob Christian Schäffer, em 1767. Mas foi 30 anos depois que um americano, Nathaniel Briggs, obteve a primeira patente de uma máquina de lavar. Sua invenção envolvia despejar água quente em um tanque, girar uma alavanca para lavar as roupas e torcê-las entre dois rolos.
Avançando na história, 210 anos depois, a máquina de lavar elétrica foi inventada. Em 1905, surgiram as primeiras máquinas de lavar com tambor. Eles ainda eram operados manualmente, mas o tanque de aço permitia a inclusão de um queimador de carvão.
Por volta de 1920, nasceram as primeiras máquinas elétricas. Nesta época, apenas o mecanismo de rotação era elétrico e os controles restantes ainda eram manuais.
Somente em 1930 as máquinas se tornaram automáticas. Pressostatos, termostatos e temporizadores foram incluídos nos novos modelos. A partir da década de 1980, os avanços no campo da eletrônica fizeram com que as lavadoras passaram a ter sensores, ciclos diferentes e modos de operação que economizam água e energia.
Os diferenciais das lavadoras de roupa atuais
Hoje em dia, algumas máquinas de lavar contam com telas sensíveis ao toque e estão conectadas à internet e podem ter Wi-Fi integrado, o que permite programar o seu uso sem precisar estar em casa. Já é possível encontrar modelos que funcionam sem sabão, graças à eletrólise, que separa os íons positivos e negativos.
As lavadoras oferecem dezenas de ciclos de lavagem e níveis de água, programáveis ??antes ou durante a lavagem. Estas máquinas reduzem o consumo diário de água e energia, preservam as qualidades da roupa e lavam em tempo recorde, graças à velocidade de centrifugação.
Confira também: Como escolher a secadora de roupas ideal para a sua família
Tipos de máquina de lavar
A lavanderia está mudando à medida que os consumidores esperam, cada vez mais, uma experiência verdadeiramente prática, eficiente e rápida. Por isso, há diferentes modelos disponíveis no mercado:
Máquina lava e seca
As máquinas de lavar estão equipadas com funcionalidades inovadoras concebidas para tornar o dia a dia mais fácil. Prova disso é a junção da lavadora com a secadora de roupas. Em um só eletrodoméstico, você conta com uma solução completa de cuidado com vestuário, roupas de cama, mesa e banho.
Possui diversos modos de funcionamento e é bastante moderna. Contudo, seu preço costuma ser mais elevado em relação às lavadoras tradicionais.
Máquina de lavar automática
Modelo completo de máquina de lavar, a automática possibilita programar o ciclo completo, desde o enchimento da máquina com a água até a centrifugação. Há opções de até 18 kg de capacidade.
Podem ter abertura na parte superior (top load) ou frontal (front load). A diferença entre os modelos está, no caso das máquinas top load, na possibilidade de se abrir a tampa a qualquer momento da lavagem
Além disso, o modo como as roupas são lavadas também é distinto em cada tipo de máquina. Enquanto as lavadoras com tampa superior agitam as roupas por meio de pás, as lavadoras com abertura frontal movem as peças de cima para baixo, no chamado sistema de tombamento. Por não causar atrito diretamente, as máquinas front load tendem a desgastar menos os tecidos. Assim, é a opção certa para quem possui peças mais delicadas.
Ambas são, praticamente, iguais na eficiência no consumo de energia. Contudo, atente-se: se a máquina oferecer lavagem e enxágue com água quente, o consumo de energia será mais alto.
Máquina de lavar semiautomática
Mais baratas, as máquinas semiautomáticas são uma opção econômica até no consumo de água e energia. Porém, precisam de mais atenção, uma vez que a seleção de nível é manual e que é necessário que alguém manuseie a mangueira para encher ou esvaziar a máquina. Ou seja, ela não faz todo o trabalho sozinha.
Este aparelho não conta com as funções de centrifugar e torcer as roupas. Por outro lado, a máquina semiautomática é perfeita para lavar roupas com muita sujeira, pois possui um batedor potente.
Centrífuga de roupas
A centrífuga apenas retira a água das roupas, mas engana-se quem considera que não é um eletrodoméstico útil. Com seu alto giro de cesto, a centrífuga é capaz de ser até três vezes mais eficiente do que uma lavadora neste quesito.
É recomendada para famílias com bebês ou pessoas que usam roupas delicadas, como peças de seda, pois a centrífuga deixa os tecidos quase secos, sem danificá-los. Também agrega valor por ser compacta, consumir menos energia que uma lavadora e ter capacidade para centrifugar qualquer tipo de tecido.
Sua única desvantagem é a pequena capacidade. Por caber poucas roupas de cada vez, não é recomendada para famílias numerosas ou pessoas que sujam muita roupa ao longo da semana.
O que considerar na hora de comprar a máquina de lavar?
O principal aspecto a ser observado é a capacidade da máquina. Para casas com até 3 pessoas, recomenda-se a compra de uma lavadora de 9 kg ou 10 kg. Se a família for maior, há opções de até 18 kg.
Além disso, observe os programas e as funções de lavagem, o nível de ruído da máquina e a conectividade. Ao avaliar a centrifugação, lembre-se que mais rotações por minuto significam um melhor ciclo de centrifugação e uma roupa mais seca e sem cheiros. Não esqueça de procurar aparelhos com boa eficiência energética. Dê preferência àqueles com Selo Procel A.
Não há sensação melhor do que vestir suas roupas favoritas limpas ou dormir em lençóis recém lavados. Estas dicas sobre máquinas de lavar ajudarão a encontrar essa sensação e o melhor eletrodoméstico para sua lavanderia.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.