Como escolher a melhor secadora de roupas para a sua família?

Veja como fazer a escolha ideal na hora de comprar a sua secadora de roupas.

Publicado por Cristiane | 24 de agosto de 2021

Atualizado em 28 de março de 2023

Ao longo dos últimos anos, várias facilidades foram agregadas à vida doméstica. Um dos melhores exemplos disso é a secadora de roupas. Cada vez mais tecnológicas, há tipos desse eletrodoméstico disponíveis no mercado e que empregam diferentes recursos e níveis de sofisticação. 

Então como saber qual é a melhor secadora de roupas para você?

Ter uma secadora de roupas vale a pena?

A máquina de secar roupas é ideal para quem tem pressa para secar as peças, mora em apartamentos ou não conta com área de serviço com espaço para montar um varal.

Compacta, ela é uma aliada para enfrentar os dias frios ou úmidos, em que a secagem de roupas tende a levar bastante tempo. Também é recomendada para casas com crianças pequenas, que acabam sujando as roupas com mais frequência.  

Mesmo com a crescente oferta de lava e seca no mercado, há quem não deseja trocar sua lavadora e, por isso, prefira comprar uma secadora, o que pode ser vantajoso em termos de praticidade. 

Enquanto uma máquina está secando, a outra está lavando. Assim, você ganha tempo e eficiência no cuidado com as roupas, lençóis, toalhas, edredons e muito mais!

Como escolher secadora de roupas?

Na hora de escolher a sua secadora de roupas, é preciso considerar a frequência de uso, os tipos de itens que pretende secar, o espaço disponível em sua lavanderia e o impacto em seus custos de energia. Portanto, avalie:

  1. os tipos de secadora de roupas disponíveis no mercado;
  2. os tipos de painéis (que podem ser analógicos ou digitais);
  3. o tamanho da máquina;
  4. a capacidade de quilos do eletrodoméstico de acordo com a quantidade de roupas que pretende sacar;
  5. os ciclos e programas da secadora para cada tipo de tecido.

Entre esses programas que o aparelho oferece, alguns modelos contam com finalização da secagem com toque de amaciante, para deixar as roupas mais cheirosas; função anti rugas, para desamassar as peças; desodorizador; e indicador de carga, que mostra se a máquina está cheia ou não.

É possível encontrar secadoras de 6kg até 12kg de capacidade:

  • Para pessoas que moram sozinhas ou para casais, a recomendação são os modelos de 6kg. 
  • Para pequenas famílias, o ideal são as secadoras de 8 kg. 
  • Para famílias, maiores, com cinco ou mais pessoas, os modelos a partir de 10 kg tendem a atender bem a demanda. 

Em relação à potência, é preciso saber que quanto maior for, menos tempo a máquina leva para realizar a secagem. Contudo, ela também consome mais energia. Por padrão, todas as máquinas de secar vendidas no Brasil devem exibir o Selo Procel de eficiência energética. Opte pelos modelos com Selo Procel A, que são mais econômicos. 

Quais são os tipos de secadora de roupas disponíveis no mercado?

Para cada necessidade, há um modelo perfeito de secadora. Conheça os principais:

1. Secadora de piso

A gás ou elétrica, a secadora de piso é uma opção mais moderna e elegante. Se parece com uma máquina de lavar e conta com diversas configurações para secagem. Algumas até possuem modo de uso que evitam a formação de vincos na roupa, evitando amasso, deixando as peças praticamente prontas para serem guardadas. 

A Secadora de Roupas Brastemp 10 Kg Ative BSR10AB, por exemplo, tem 12 modos de funcionamento e 6 ciclos. Além da função desodorizador, que permite eliminar cheiros indesejados das peças de roupas, também tem um modo específico para lavar e secar edredons. 

Conta com controle de temperatura de secagem, função antiamassado, tecnologia Passe Fácil e o exclusivo Programa Certo, que indica o tempo ideal de secagem de acordo com a quantidade de roupa, reduzindo o consumo de energia. Gaste menos de R$ 1,55 por ciclo. 

 Secadora de Roupas Brastemp 10 Kg Ative BSR10AB
Secadora de Roupas Brastemp 10 Kg Ative BSR10AB

2. Secadora de cabide

Mais tradicional, esse modelo é recomendado para espaços pequenos, uma vez que permite que a secadora fique suspensa. Possui uma câmara de secagem em PVC, o que auxilia na secagem mais rápida. Alguns modelos contam com vários varões e cabides removíveis, além de  sistemas que permitem que a secadora seja dobrada até a parede, ocupando ainda menos espaço da lavanderia. 

É a opção mais em conta para quem deseja ter uma secadora. Garante a secagem de modo eficiente, mas comporta menos roupas que as máquinas de secar de piso. Ainda assim, possuem configurações de uso que facilitam o dia a dia, como timer e ciclo amaciante.

secadora de roupas fischer
Secadora de roupas Fischer

3. Máquina lava e seca

Dois em um, a lava e seca tem conquistado os consumidores pela facilidade de uso e economia de espaço na lavanderia. Bastante inteligente, oferece vários recursos para uma lavagem e secagem perfeita das roupas. 

Dica: para evitar que as peças fiquem muito amassadas, deve-se colocar uma quantidade menor de roupas na máquina, se a intenção é lavar e secar em um só ciclo. 

Lava e seca Brastemp na lavanderia
Lava e seca Brastemp

Confira também: Quais as vantagens do climatizador em relação ao ar-condicionado? 

Melhores secadores de roupas em 2023

Existem diversas marcas e modelos de secadoras de roupa disponíveis no mercado, e a escolha da melhor para você pode depender de diversos fatores, como o tamanho da sua família, o espaço disponível em sua casa, o orçamento disponível, entre outros.

Algumas das marcas mais populares de secadoras de roupa incluem:

Brastemp

Conhecida pela qualidade e durabilidade de seus produtos, a Brastemp oferece secadoras com diversas capacidades, funcionalidades e capacidades que variam de 10kg a 17kg.

Electrolux

Outra marca de renome no mercado de eletrodomésticos, a Electrolux oferece modelos com diversas funcionalidades, como secagem por condensação ou ventilação. Ainda inclui modelos com tecnologia de bomba de calor que consomem menos energia.

Samsung

A Samsung é conhecida por sua tecnologia avançada e seus produtos de alta qualidade, e suas secadoras de roupa não são exceção. Como exemplo, contam com recursos como a tecnologia EcoBubble, que ajuda a economizar água e energia.

Consul

A marca oferece secadoras com capacidades que variam de 8kg a 16kg, e diversos recursos, como a tecnologia Sensor Inteligente, que ajusta automaticamente o tempo de secagem de acordo com o nível de umidade das roupas.

É importante lembrar que, além da marca e do modelo, outros fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher a melhor secadora de roupa para você. É importante você analisar bem a eficiência energética, a capacidade de carga, os recursos disponíveis e o preço dos produtos que irá investir.

Por que as roupas encolhem na secadora?

As secadoras usam uma combinação de calor e rotação para remover a umidade das peças. Diferentes materiais reagem de maneiras distintas ao calor, mas a maioria dos tecidos encolhem quando expostos a altas temperaturas. 

Algodão, lã e linho são naturalmente propensos a encolher. O motivo são as ligações químicas que constituem esses materiais. 

O algodão, por exemplo, é formado por celulose, um composto orgânico que, do ponto de vista molecular, é hidrófilo – ou seja, adora água. Se você já esteve na chuva enquanto usava uma camiseta de algodão, pode perceber o que isso significa: a roupa absorve muita água e demora muito para secar. 

Quando as roupas são lavadas, elas absorvem muita água, inchando. Então, sob o calor da secadora, elas secam e voltam ao tamanho normal. No entanto, conforme seguem secando, as fibras começam a se enrolar, o que torna  as peças menores do que eram originalmente. A  água também atua como lubrificante entre as moléculas de celulose, facilitando a aproximação entre elas. 

No caso das fibras animais, como é o caso da lã, o processo é bastante parecido. Os fios são cobertos por escamas microscópicas que se prendem umas às outras quando transformadas em tecido. Lavar esses tecidos com muita força pode fazer com que as escamas se apertem ainda mais, fazendo com que a roupa encolha. 

homem tirando roupas da secadora
Para evitar o encolhimento das roupas, garanta que aquecimento e agitação estejam em sua configuração mais baixa

Como evitar que as roupas encolham na secadora

A maneira mais simples de evitar encolher as roupas na secadora é não usá-la, mas isso nem sempre é uma opção. Por isso, separamos algumas recomendações para evitar problemas: 

1) Verifique os tecidos antes de comprar

Se você quiser saber como evitar que as roupas encolham, o primeiro passo é dado no momento da compra. Aprenda quais tecidos são menos propensos a encolher na lavagem, como é o caso do náilon e do poliéster. Além disso, opte por tecidos pré-tratados. Muitos fabricantes adicionam camadas protetoras às roupas de algodão, linho e lã.

2) Leia e siga as etiquetas de cuidado do tecido

Antes de colocar sua roupa para lavar, leia as instruções de cuidados na etiqueta. Preste muita atenção à temperatura recomendada da água, ao ciclo de lavagem e às instruções de secagem.

O ciclo de lavagem é particularmente importante para fibras naturais – roupas de algodão podem ficar melhor com um ciclo suave, enquanto itens de lã e seda tendem a precisar de lavagem à mão ou a seco. Até o engomar pode encolher alguns tecidos, por isso, na dúvida, consulte a etiqueta.

Toda etiqueta conta com cinco símbolos, em sequência. Na ordem, o terceiro símbolo é o que indica as recomendações de secagem. É representado por um quadrado com um círculo no meio. Se apresenta um ponto, significa que a secagem em lavadora é permitida com uma temperatura baixa. Se tiver dois pontos, quer dizer que é permitido o uso de temperatura elevada. No caso de um “X”, significa que a roupa não pode ser colocada na máquina de secar. 

como ler uma etiqueta de roupa
Aprenda a interpretar os símbolos que aparecem na etiqueta das roupas

3) Use água fria e os ciclos de lavagem e secagem adequados

As roupas têm muito mais probabilidade de encolher quando expostas à água quente ou a modos “altos” de operação das secadoras. Embora a água fria não impeça completamente o encolhimento com alguns tecidos, ela ajuda muito a preservar o tamanho. 

Além disso, tente evitar o uso de ciclos de serviço pesado ou giros rápidos com tecidos que tendem a encolher. Prefira ciclos menos agressivos às peças e coloque roupas muito delicadas em sacos de lavanderia, a fim de garantir maior proteção. 

Quando se trata de secagem, certifique-se de que tanto o aquecimento quanto a agitação estejam em sua configuração mais baixa. Pode demorar um pouco mais para secar, mas também reduz o risco de encolhimento. Quando uma carga de roupa terminar de secar, retire-a imediatamente da máquina. 

4) Algumas peças precisam de ar livre para secar

Roupas delicadas, como peças bordadas, de seda ou sutiãs, devem ser lavados e secas com muito cuidado. O ideal é secar no varal. 

Quer mais dicas para deixar sua casa confortável e completa? Leia:
Conheça as diferenças entre cooktop a gás e cooktop de indução

Forno elétrico ou forno a gás: qual gasta menos?

Saiba quais são as diferenças entre coifa, depurador de ar e exaustor

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Máquina de Gelo: O Segredo para o Cold Brew Perfeito

Saiba os segredos para preparar o seu cold brew perfeito e porque utilizar uma máquina de gelo para suas bebidas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!