Como escolher a secadora de roupas ideal para a sua família

Conheça as características e aprenda a usar a sua máquina sem encolher as roupas

Publicado por Frigelar | 24 de agosto de 2021

Atualizado em 25 de agosto de 2021

Ao longo dos últimos anos, várias facilidades foram agregadas à vida doméstica. Um dos melhores exemplos disso é a secadora de roupas. Cada vez mais tecnológica, a máquina de secar roupas é ideal para quem tem pressa para secar as peças, mora em apartamentos ou não conta com área de serviço com espaço para montar um varal.

Compacta, ela é uma aliada para enfrentar os dias frios ou úmidos, em que a secagem de roupas tende a levar bastante tempo. Também é recomendada para casas com crianças pequenas, que acabam sujando as roupas com mais frequência.  

Mesmo com a crescente oferta de lava e seca no mercado, há quem não deseja trocar sua lavadora e, por isso, prefira comprar uma secadora. Por outro lado, ter ambos os eletrodomésticos pode ser vantajoso em termos de praticidade. Enquanto uma máquina está secando, a outra está lavando. Assim, você ganha tempo e eficiência no cuidado com as roupas, lençóis, toalhas, edredons e muito mais.  

No Blog da Frigelar, descubra como escolher a melhor secadora de roupas para a sua necessidade e quais os cuidados necessários para utilizá-la. Leia:

Secadora de roupas: mais praticidade na lavanderia

Ainda que tenham o mesmo princípio de funcionamento, há tipos de secadoras disponíveis que empregam diferentes tecnologias, recursos e níveis de sofisticação. Na hora de escolher, é preciso levar em consideração com que frequência você usará sua secadora de roupas, os tipos de itens que pretende secar, o espaço disponível em sua lavanderia e o impacto em seus custos de energia. 

É possível encontrar secadoras de 6kg até 12kg de capacidade. Para pessoas que moram sozinhas ou para casais, a recomendação são os modelos de 6kg. Para pequenas famílias, o ideal são as secadoras de 8 kg. Para famílias, maiores, com cinco ou mais pessoas, os modelos a partir de 10 kg tendem a atender bem a demanda. Os painéis podem ser analógicos (com botões físicos) ou digitais. 

Em relação à potência, é preciso saber que quanto maior for, menos tempo a máquina leva para realizar a secagem. Contudo, ela também consome mais energia. Por padrão, todas as máquinas de secar vendidas no Brasil devem exibir o Selo Procel de eficiência energética.  Opte pelos modelos com Selo Procel A, que são mais econômicos. 

Entre outras características para se levar em conta, estão os programas de secagem e as funções que o aparelho oferece. Alguns modelos contam com finalização da secagem com toque de amaciante, para deixar as roupas mais cheirosas; função antirrugas, para desamassar as peças; desodorizador; e indicador de carga, que mostra se a máquina está cheia ou não. 

Tipos de secadora de roupas

Para cada necessidade, há um modelo perfeito de secadora. Conheça os principais:

  1. Secadora de piso

A gás ou elétrica, a secadora de piso é uma opção mais moderna e elegante. Se parece com uma máquina de lavar e conta com diversas configurações para secagem Algumas até possuem modo de uso que evitam a formação de vincos na roupa, evitando amasso, deixando as peças praticamente prontas para serem guardadas. 

A Secadora de Roupas Brastemp 10 Kg Ative BSR10AB, por exemplo,  tem 12 modos de funcionamento e 6 ciclos. Além da função desodorizador, que permite eliminar cheiros indesejados das peças de roupas, também tem um modo específico para lavar e secar edredons. 

Conta com controle de temperatura de secagem, função antiamassado, tecnologia Passe Fácil e o exclusivo Programa Certo, que indica o tempo ideal de secagem de acordo com a quantidade de roupa, reduzindo o consumo de energia. Gaste menos de R$ 1,55 por ciclo. 

 Secadora de Roupas Brastemp 10 Kg Ative BSR10AB
Secadora de Roupas Brastemp 10 Kg Ative BSR10AB

2. Secadora de cabide

Mais tradicional, esse modelo é recomendado para espaços pequenos, uma vez que permite que a secadora fique suspensa. Possui uma câmara de secagem em PVC, o que auxilia na secagem mais rápida. Alguns modelos contam com vários varões e cabides removíveis, além de  sistemas que permitem que a secadora seja dobrada até a parede, ocupando ainda menos espaço da lavanderia. 

É a opção mais em conta para quem deseja ter uma secadora. Garante a secagem de modo eficiente, mas comporta menos roupas que as máquinas de secar de piso. Ainda assim, possuem configurações de uso que facilitam o dia a dia, como timer e ciclo amaciante.

secadora de roupas fischer
Secadora de roupas Fischer

3. Máquina lava e seca

Dois em um, a lava e seca tem conquistado os consumidores pela facilidade de uso e economia de espaço na lavanderia. Bastante inteligente, oferece vários recursos para uma lavagem e secagem perfeita das roupas. 

Dica: para evitar que as peças fiquem muito amassadas, deve-se colocar uma quantidade menor de roupas na máquina, se a intenção é lavar e secar em um só ciclo. 

Lava e seca Brastemp na lavanderia
Lava e seca Brastemp

Confira também: Quais as vantagens do climatizador em relação ao ar-condicionado? 

Por que as roupas encolhem na secadora?

As secadoras usam uma combinação de calor e rotação para remover a umidade das peças. Diferentes materiais reagem de maneiras distintas ao calor, mas a maioria dos tecidos encolhem quando expostos a altas temperaturas. 

Algodão, lã e linho são naturalmente propensos a encolher. O motivo são as ligações químicas que constituem esses materiais. 

O algodão, por exemplo, é formado por celulose, um composto orgânico que, do ponto de vista molecular, é hidrófilo – ou seja, adora água. Se você já esteve na chuva enquanto usava uma camiseta de algodão, pode perceber o que isso significa: a roupa absorve muita água e demora muito para secar. 

Quando as roupas são lavadas, elas absorvem muita água, inchando. Então, sob o calor da secadora, elas secam e voltam ao tamanho normal. No entanto, conforme seguem secando, as fibras começam a se enrolar, o que torna  as peças menores do que eram originalmente. A  água também atua como lubrificante entre as moléculas de celulose, facilitando a aproximação entre elas. 

No caso das fibras animais, como é o caso da lã, o processo é bastante parecido. Os fios são cobertos por escamas microscópicas que se prendem umas às outras quando transformadas em tecido. Lavar esses tecidos com muita força pode fazer com que as escamas se apertem ainda mais, fazendo com que a roupa encolha. 

homem tirando roupas da secadora
Para evitar o encolhimento das roupas, garanta que aquecimento e agitação estejam em sua configuração mais baixa

Como evitar que as roupas encolham na secadora

A maneira mais simples de evitar encolher as roupas na secadora é não usá-la, mas isso nem sempre é uma opção. Por isso, separamos algumas recomendações para evitar problemas: 

1) Verifique os tecidos antes de comprar

Se você quiser saber como evitar que as roupas encolham, o primeiro passo é dado no momento da compra. Aprenda quais tecidos são menos propensos a encolher na lavagem, como é o caso do náilon e do poliéster. Além disso, opte por tecidos pré-tratados. Muitos fabricantes adicionam camadas protetoras às roupas de algodão, linho e lã.

2) Leia e siga as etiquetas de cuidado do tecido

Antes de colocar sua roupa para lavar, leia as instruções de cuidados na etiqueta. Preste muita atenção à temperatura recomendada da água, ao ciclo de lavagem e às instruções de secagem.

O ciclo de lavagem é particularmente importante para fibras naturais – roupas de algodão podem ficar melhor com um ciclo suave, enquanto itens de lã e seda tendem a precisar de lavagem à mão ou a seco. Até o engomar pode encolher alguns tecidos, por isso, na dúvida, consulte a etiqueta.

Toda etiqueta conta com cinco símbolos, em sequência. Na ordem, o terceiro símbolo é o que indica as recomendações de secagem. É representado por um quadrado com um círculo no meio. Se apresenta um ponto, significa que a secagem em lavadora é permitida com uma temperatura baixa. Se tiver dois pontos, quer dizer que é permitido o uso de temperatura elevada. No caso de um “X”, significa que a roupa não pode ser colocada na máquina de secar. 

como ler uma etiqueta de roupa
Aprenda a interpretar os símbolos que aparecem na etiqueta das roupas

3) Use água fria e os ciclos de lavagem e secagem adequados

As roupas têm muito mais probabilidade de encolher quando expostas à água quente ou a modos “altos” de operação das secadoras. Embora a água fria não impeça completamente o encolhimento com alguns tecidos, ela ajuda muito a preservar o tamanho. 

Além disso, tente evitar o uso de ciclos de serviço pesado ou giros rápidos com tecidos que tendem a encolher. Prefira ciclos menos agressivos às peças e coloque roupas muito delicadas em sacos de lavanderia, a fim de garantir maior proteção. 

Quando se trata de secagem, certifique-se de que tanto o aquecimento quanto a agitação estejam em sua configuração mais baixa. Pode demorar um pouco mais para secar, mas também reduz o risco de encolhimento. Quando uma carga de roupa terminar de secar, retire-a imediatamente da máquina. 

4) Algumas peças precisam de ar livre para secar

Roupas delicadas, como peças bordadas, de seda ou sutiãs, devem ser lavados e secas com muito cuidado. O ideal é secar no varal. 

Quer mais dicas para deixar sua casa confortável e completa? Leia:
Conheça as diferenças entre cooktop a gás e cooktop de indução

Forno elétrico ou forno a gás: qual gasta menos?

Saiba quais são as diferenças entre coifa, depurador de ar e exaustor

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Guia da Air Fryer: tudo que você precisa saber sobre fritadeira sem óleo

A fritadeira sem óleo veio para deixar seus dias mais saudáveis, sem abrir mão do sabor

Continue Lendo...

Prêmio Reclame Aqui 2021: chegou a hora de votar na Frigelar

O Prêmio Reclame Aqui agracia as empresas de diferentes segmentos que mais respeitam o consumidor

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!