Ar-condicionado faz mal para cachorro? Como ajudar seu pet

Tão importante quanto o bem-estar da família, saber se o ar-condicionado faz mal para o seu pet é uma grande preocupação aos donos.

Publicado por Frigelar | 23 de março de 2023

Atualizado em 25 de outubro de 2023

Os pets ocupam um lugar muito especial em nossos corações, não é mesmo? Portanto, somos a favor de fazer tudo o que pode contribuir com a qualidade de vida e conforto desses seres tão especiais. É comum, nesse sentido, questionar se o ar-condicionado faz mal para cachorro.

Aqui no Blog da Frigelar, vamos te ajudar a escolher um modelo de aparelho que não cause nenhum tipo de desconforto ao seu pet!

Ar-condicionado faz mal para cachorro?

Você sabia que a temperatura dos cachorros pode ser até 3ºC mais alta do que a dos humanos? Logo, o desconforto térmico causa mais sofrimento ainda para eles — principalmente considerando que os pelos já fornecem um aquecimento térmico maior.

Com essa informação, muitas pessoas podem se perguntar se ar-condicionado faz mal para cachorro. A resposta é: Não! Pelo contrário, desde que usado corretamente, considerando a temperatura ideal para filhotes de cachorro e para cães adultos e idosos, o aparelho pode ser benéfico.

Além do desconforto causado pelo calor, é comum que, no verão, os cães lidem com carrapatos e pulgas com mais frequência. Além de utilizar vermífugos e medicamentos ou coleiras adequadas, esse é mais um motivo para promover o maior conforto do seu pet.

O que acontece é que o ar-condicionado pode causar ressecamento no corpo e nas vias nasais do animal. Por essa razão, os especialistas aconselham a deixar sempre um potinho de água para o pet dentro do ambiente refrigerado.

Assim, por que não ajudar com um ambiente fresco proporcionado por um ar-condicionado?

Benefícios do ar-condicionado para os pets

No clima tropical do Brasil, existem regiões com temperaturas mais extremas em que o calor pode, por exemplo, ultrapassar os 43ºC.

Desse modo, se é praticamente indispensável para as pessoas viverem sem ar-condicionado, para os cachorros, que possuem temperatura corporal até 3ºC mais alta, também é bastante difícil.

Os principais benefícios que o ar-condicionado pode proporcionar para os seus pets são:

  • amenizar o calor nos dias quentes. Afinal, como os pets possuem uma temperatura corporal mais elevada, o calor pode lhes causar um grande mal-estar;
  • garantir a segurança para o seu pet: o uso de um ar-condicionado, além de melhorar o conforto, anularia a necessidade de deixar as janelas abertas. Pois fazer isso sem ninguém em casa, ainda mais se você mora em um prédio e não possui telas de proteção, pode oferecer outros riscos à segurança do seu lar e do seu bichinho.

Entretanto, é preciso destacar que alguns cuidados devem ser tomados antes de expor seu bichinho ao ar-condicionado.

Existe uma temperatura ideal de ar-condicionado para cachorro?

A temperatura do ar-condicionado pode ser fundamental para o seu cachorro.
A temperatura do ar-condicionado pode ser fundamental para o seu cachorro.

Certamente, a sua pergunta: “ar-condicionado faz mal para cachorro?”, já foi respondida, mas você já parou para pensar em qual a temperatura ideal?

O segredo para o uso desse equipamento em um lar com cachorros é a moderação, evitando causar um possível resfriado ao pet, ou até mesmo a você.

Para que nenhum problema respiratório afeta o seu bichinho, recomendamos que a temperatura do aparelho fique sempre entre 22ºC e 26ºC. A temperatura abaixo da mínima indicada pode causar resfriados ou até mesmo o ressecamento do focinho.

Qual a maneira correta de usar o ar-condicionado em ambientes com pets?

Além de ajustar a temperatura, temos uma série de orientações para deixar o ambiente fresco e seguro para os cachorros, como:

  • dê preferência para aparelhos que não desumidifiquem tanto o ar, e que possuam bons filtros;
  • mantenha a limpeza do ar-condicionado sempre em dia;
  • mantenha o seu pet hidratado constantemente: para isso deixe uma vasilha com água no ambiente em que ele vive;
  • Evite que seu cãozinho fique em frente à saída de ar do equipamento para protegê-lo do choque térmico.

Lembrando ainda que a água de ar-condicionado faz mal para cachorros, já que o aparelho retém partículas presentes no ambiente. Por isso, caso o aparelho esteja pingando, assegure-se de que seu pet não tenha acesso ao líquido.

Cachorro pode dormir no ar-condicionado?

De forma geral, se o seu aparelho de ar-condicionado estiver em perfeitas condições, com a manutenção em dia e o filtro bem higienizado, não há problemas. Mas existem algumas exceções.

Se o seu cachorro for um pug, por exemplo, ele não pode dormir no ar-condicionado. Isso porque essa raça em específico possui o focinho bem achatado e, por isso, tem um pouco mais dificuldade de respirar.

Como o ar-condicionado reduz a umidade do ar, isso pode causar maior desconforto na respiração do animal.

Ao chegar até aqui você já sabe que a resposta se o ar-condicionado faz mal para cachorro é: depende. Se você tomar os cuidados que recomendamos no decorrer desse conteúdo, pode usar o aparelho e refrescar o ambiente para seu pet!

Agora, para acertar na escolha, confira qual o melhor modelo de ar-condicionado para o seu quarto! Na Frigelar você encontra as melhores opções de modelos e marcas de ar-condicionado. Confira as ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!