Ar-condicionado faz mal para cachorro? Como ajudar seu pet
Tão importante quanto o bem-estar da família, saber se o ar-condicionado faz mal para o seu pet é uma grande preocupação aos donos.
Publicado por Frigelar | 23 de março de 2023
Atualizado em 27 de agosto de 2024
Os pets ocupam um lugar muito especial em nossos corações, não é mesmo? Portanto, somos a favor de fazer tudo o que pode contribuir com a qualidade de vida e conforto desses seres tão especiais. É comum, nesse sentido, questionar se o ar-condicionado faz mal para cachorro.
Aqui no Blog da Frigelar, vamos te ajudar a escolher um modelo de aparelho que não cause nenhum tipo de desconforto ao seu pet!
Ar-condicionado faz mal para cachorro?
Você sabia que a temperatura dos cachorros pode ser até 3ºC mais alta do que a dos humanos? Logo, o desconforto térmico causa mais sofrimento ainda para eles — principalmente considerando que os pelos já fornecem um aquecimento térmico maior.
Com essa informação, muitas pessoas podem se perguntar se ar-condicionado faz mal para cachorro. A resposta é: Não! Pelo contrário, desde que usado corretamente, considerando a temperatura ideal para filhotes de cachorro e para cães adultos e idosos, o aparelho pode ser benéfico.
Além do desconforto causado pelo calor, é comum que, no verão, os cães lidem com carrapatos e pulgas com mais frequência. Além de utilizar vermífugos e medicamentos ou coleiras adequadas, esse é mais um motivo para promover o maior conforto do seu pet.
O que acontece é que o ar-condicionado pode causar ressecamento no corpo e nas vias nasais do animal. Por essa razão, os especialistas aconselham a deixar sempre um potinho de água para o pet dentro do ambiente refrigerado.
Assim, por que não ajudar com um ambiente fresco proporcionado por um ar-condicionado?
Benefícios do ar-condicionado para os pets
No clima tropical do Brasil, existem regiões com temperaturas mais extremas em que o calor pode, por exemplo, ultrapassar os 43ºC.
Desse modo, se é praticamente indispensável para as pessoas viverem sem ar-condicionado, para os cachorros, que possuem temperatura corporal até 3ºC mais alta, também é bastante difícil.
Os principais benefícios que o ar-condicionado pode proporcionar para os seus pets são:
- amenizar o calor nos dias quentes. Afinal, como os pets possuem uma temperatura corporal mais elevada, o calor pode lhes causar um grande mal-estar;
- garantir a segurança para o seu pet: o uso de um ar-condicionado, além de melhorar o conforto, anularia a necessidade de deixar as janelas abertas. Pois fazer isso sem ninguém em casa, ainda mais se você mora em um prédio e não possui telas de proteção, pode oferecer outros riscos à segurança do seu lar e do seu bichinho.
Entretanto, é preciso destacar que alguns cuidados devem ser tomados antes de expor seu bichinho ao ar-condicionado.
Existe uma temperatura ideal de ar-condicionado para cachorro?
Certamente, a sua pergunta: “ar-condicionado faz mal para cachorro?”, já foi respondida, mas você já parou para pensar em qual a temperatura ideal?
O segredo para o uso desse equipamento em um lar com cachorros é a moderação, evitando causar um possível resfriado ao pet, ou até mesmo a você.
Para que nenhum problema respiratório afeta o seu bichinho, recomendamos que a temperatura do aparelho fique sempre entre 22ºC e 26ºC. A temperatura abaixo da mínima indicada pode causar resfriados ou até mesmo o ressecamento do focinho.
Qual a maneira correta de usar o ar-condicionado em ambientes com pets?
Além de ajustar a temperatura, temos uma série de orientações para deixar o ambiente fresco e seguro para os cachorros, como:
- dê preferência para aparelhos que não desumidifiquem tanto o ar, e que possuam bons filtros;
- mantenha a limpeza do ar-condicionado sempre em dia;
- mantenha o seu pet hidratado constantemente: para isso deixe uma vasilha com água no ambiente em que ele vive;
- Evite que seu cãozinho fique em frente à saída de ar do equipamento para protegê-lo do choque térmico.
Lembrando ainda que a água de ar-condicionado faz mal para cachorros, já que o aparelho retém partículas presentes no ambiente. Por isso, caso o aparelho esteja pingando, assegure-se de que seu pet não tenha acesso ao líquido.
Cachorro pode dormir no ar-condicionado?
De forma geral, se o seu aparelho de ar-condicionado estiver em perfeitas condições, com a manutenção em dia e o filtro bem higienizado, não há problemas. Mas existem algumas exceções.
Se o seu cachorro for um pug, por exemplo, ele não pode dormir no ar-condicionado. Isso porque essa raça em específico possui o focinho bem achatado e, por isso, tem um pouco mais dificuldade de respirar.
Como o ar-condicionado reduz a umidade do ar, isso pode causar maior desconforto na respiração do animal.
Ao chegar até aqui você já sabe que a resposta se o ar-condicionado faz mal para cachorro é: depende. Se você tomar os cuidados que recomendamos no decorrer desse conteúdo, pode usar o aparelho e refrescar o ambiente para seu pet!
Agora, para acertar na escolha, confira qual o melhor modelo de ar-condicionado para o seu quarto! Na Frigelar você encontra as melhores opções de modelos e marcas de ar-condicionado. Confira as ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.