O ar-condicionado gasta mais no frio ou no quente?

A temperatura do ar-condicionado pode alterar o consumo da sua conta de luz? Saiba agora!

Publicado por Frigelar | 29 de julho de 2022

Atualizado em 25 de outubro de 2023

Na hora de comprar um ar-condicionado, o consumo de energia do eletrodoméstico é uma grande preocupação — ainda mais quando o equipamento tem funções mais tecnológicas, como a opção de ar quente e ar frio.

Se você está em dúvida se deve investir em um aparelho desse modelo, questionando se o ar-condicionado gasta mais no frio ou no quente, ou se ele consome mais do que o convencional, este artigo é para você!

Confira a seguir!

O ar-condicionado quente e frio consome mais energia do que os outros modelos?

Muitas pessoas acreditam que o ar-condicionado quente e frio consome mais energia do que os modelos convencionais porque acham que ele usa mais eletricidade para gerar calor e esquentar o ar. Mas, na realidade, eles funcionam de modo semelhante.

A única diferença entre o ar normal e um modelo quente e frio é uma peça: a válvula reversora.

O aparelho consome mais no frio ou no quente?

Em um ar-condicionado quente e frio, o consumo de energia é semelhante nos dois modos de atuação. Ou seja, não existe uma operação mais econômica do que a outra.

Isso porque o consumo de energia do seu aparelho é definido pelo esforço de potência que ele necessita para climatizar o seu ambiente de acordo com a temperatura desejada. Quanto maior a exigência, mais energia ele irá consumir.

Na descrição técnica do aparelho, é possível encontrar informação sobre a potência em BTU necessária para os processos de resfriamento e aquecimento.

Cuidados para evitar o alto consumo de energia

Por mais que o ar-condicionado não tenha uma função que seja mais econômica do que a outra, é importante você saber que ainda existe situações que você pode cuidar para economizar energia. O que vai definir se o aparelho consome mais ou menos energia, é o excesso de esforço que ele necessita para climatizar o seu ambiente, seja quente ou frio.

Mas em quais situações o ar-condicionado pode consumir mais energia do que deveria? Isso pode acontecer pela quantidade de pessoas ou eletrodomésticos no cômodo que o ar-condicionado está. E até mesmo pelo local que você instalar o seu aparelho, sem pensar na exposição que ele terá ao sol ou calor.

Incidência solar ou locais quentes

É importante cuidar a exposição ao sol no local que instalar o ar-condicionado.

Antes de instalar o seu ar-condicionado, você deve ser estratégico em achar o lugar ideal para que o seu aparelho tenha o melhor desempenho. Não é recomendado que, por exemplo, você deixe a sua condensadora em algum lugar que vai ter uma grande exposição a luz solar. O sol irá dificultar o processo de refrigeração e o aparelho vai exigir mais potência para atingir a temperatura desejada.

Nessa situação, a condensadora tem mais dificuldade para expulsar o calor que faz nela, e será mais demorado e difícil para refrigerar da maneira desejada. Isso também se aplica em situações que o seu ar-condicionado seja instalado em lugares abafados, como a garagem de casa. Lugares fechados como garagem e dispensa, vão aquecer durante o dia e manter o local abafado.

Mas se você não tem muita alternativa para evitar a instalação em lugares quentes ou com exposição ao sol, é recomendado que coloque uma proteção para cobrir a sua condensadora. Isso pode ser uma boa alternativa para diminuir o consumo de energia.

Quantidade de pessoas ou eletrodomésticos

Outro fator bastante importante que pode influenciar no consumo de energia do ar-condicionado, é a quantidade de pessoas e de eletrodomésticos que estão no cômodo. Aproveitar o espaço do ambiente é importante diretamente para o gasto do seu aparelho.

Por exemplo, segundo os cálculos de BTUs, é necessário 600 BTUs para cada m² no seu cômodo. Sendo assim, um espaço com 20m², considerando poucos eletrodomésticos e até duas pessoas, necessita um ar-condicionado de 12000 BTUs.

Esse cálculo pode variar de acordo com o tamanho do seu ambiente, a quantidade de eletrodomésticos ligados na tomada e o número de pessoas no local. Isso tudo pode influenciar se o seu aparelho vai consumir mais ou menos energia do que o normal.

E para assegurar que você vai comprar o aparelho ideal para a sua necessidade ou utilizar de acordo que garanta o melhor desempenho do ar-condicionado, você pode consultar a nossa calculadora de BTUs. Assim você pode comprar o aparelho ideal, sem exigir mais potência do que necessita.

Limpeza regular do aparelho

Manter a limpeza periódica dos filtros do ar-condicionado pode consumir menos energia.

Fazer a limpeza periódica do seu ar-condicionado também é muito importante para a vida útil do aparelho e também para o seu consumo de energia. O acumulo de sujeira, pó e bactérias nos filtros do ar, podem dificultar o seu alto desempenho e provocar um aumento de energia.

Isso ocorre porque a sujeira acumulada nos filtros impede o ar de circular pelo ambiente. Desta forma, o compressor vai necessitar de mais força para refrigerar o ambiente e isso impacta diretamente no consumo de energia necessário e na sua conta de luz.

Ar-condicionado mais econômico

Mas para você que deseja ter mais economia na sua casa, mesmo tomando os cuidados indicados para o melhor uso do ar-condicionado, existe a opção de investir na tecnologia dos aparelhos inverter, que também possuem as funções de ar quente ou frio.

O ar-condicionado inverter é uma tecnologia que acaba sendo muito mais econômica do que os aparelhos convencionais. O seu grande diferencial é que, diferentemente dos modelos mais antigos, ele trabalha de forma constante e não permite oscilações de temperatura.

O fato de o compressor permanecer refrigerando de forma constante, evita que fique oscilando os picos e energia. E isso influencia diretamente na sua conta de luz. Os aparelhos inverter podem ser até 60% mais econômicos do que os convencionais. E alguns novos modelos chegam até a 77% de economia, que é o caso da linha WindFree, da Samsung.

E para você que precisa da instalação do seu ar-condicionado e quer garantir segurança e o local mais adequado, disponibilizamos os serviços da Agyx. Com os profissionais mais capacitados para a instalação dos seus ares, a Agyx é uma empresa altamente especializada em instalação e manutenção de aparelhos de refrigeração.

Aqui na Frigelar, você encontra os melhores modelos de ar-condicionado e pode garantir mais conforto e economia para a sua casa. Nós garantimos o seu aparelho ideal e com ótimas ofertas. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Leia também:

Tradicional x Inverter: qual o melhor investimento?

Quais os melhores modelos de ar-condicionado para quarto?

Os problemas que a exposição da condensadora pode causar ao seu ar-condicionado

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por que Fritadeiras Elétricas São Essenciais em Cozinhas Modernas

Saiba tudo sobre as fritadeiras elétricas e por que elas acabaram se tornando essenciais em cozinhas modernas.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!