Como refrescar o quarto e deixar o clima agradável para dormir?

Nos dias mais quentes do ano, dormir em um quarto abafado é extremamente desconfortável. Saiba algumas dicas para refrescar o seu ambiente!

Publicado por Frigelar | 18 de abril de 2023

Atualizado em 21 de dezembro de 2023

Ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e também para que o nosso dia seja produtivo. Mas isso se torna uma tarefa complicada em um ambiente quente, abafado e com o ar seco, se tornando bastante desconfortável dormir. Assim, se torna muito importante buscar diferentes soluções de como refrescar o quarto e aliviar o calor para garantir uma noite mais agradável.

Neste texto, trouxemos 10 dicas sobre como refrescar o quarto, para você que já não sabe mais como aliviar o calor na hora de dormir. Confira!

1. Feche cortinas e persianas durante o dia 

Caso você não tenha cortinas em seu quarto, considere adquiri-las. Apesar de não parecer influenciar na temperatura em um primeiro momento, esse item ajuda a amenizar o calor.

Basta que você feche as cortinas durante o dia. A ideia é evitar que os raios de sol entrem no quarto diretamente, fazendo com que a temperatura suba muito.

Lembre-se de fechá-las antes de sair de casa para ter um ambiente menos abafado ao retornar.

2. Escolha um bom ventilador

O ventilador é o primeiro item em que pensamos na hora de refrescar o quarto. Na verdade, ele é um aliado importante, mas precisa ser usado da forma correta para aumentar sua eficiência.

O ventilador de mesa Ultra Silence trabalha quase que sem ruídos.

Confira este produto na Frigelar: Ventilador de Mesa Arno Ultra Silence Force Desmontável com 6 Pás

Caso você opte por um ventilador de teto, tente instalá-lo no centro do ambiente. Assim, você garante uma melhor circulação do ar e um consequente controle da temperatura.

Mas, com os modelos de mesa, é possível usar alguns truques para aumentar sua eficácia. Por exemplo, coloque uma garrafa com água congelada em frente ao ventilador ou um pequeno balde com pedras de gelo. Assim, ele vai ajudar a espalhar o ar frio pelo ambiente, tornando o local mais fresco.

3. Desligue os seus aparelhos eletrônicos

É comum as pessoas irem para a cama com seus aparelhos celulares. Mas, ficar usando esse tipo de dispositivo enquanto tenta dormir atrapalha o seu sono de forma geral, além de gerar mais calor e aumentar a sensação de abafamento.

Outros dispositivos presentes no quarto também podem atrapalhar, como TVs e videogames. A dica é desligar tudo para impedir que a temperatura aumente.

4. Use lençóis de tecidos claros e leves

Use lençóis de algodão, pois esse material é mais fresco. Assim, eles contribuem para uma transpiração adequada e também são mais confortáveis.

Caso esteja usando outros materiais em sua roupa de cama, lembre-se de trocá-la quando os dias mais quentes estiverem se aproximando.

5. Compre um ar-condicionado

Ao procurar dicas sobre como refrescar o quarto, você com certeza pensou em um ar-condicionado. Afinal, esse aparelho é a melhor opção, pois permite que você deixe o ambiente na temperatura perfeita.

O ar-condicionado aos poucos foi se tornando um aparelho de necessidade em casa. E em relação à economia, também se tornou um aparelho com tecnologias mais em conta.

O WindFree PowerVolt pode deixar a sua casa mais confortável e com muito mais facilidade.
O WindFree PowerVolt pode deixar a sua casa mais confortável e com muito mais facilidade.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split Inverter 12000 BTUs Samsung WindFree PowerVolt

Por exemplo, aparelhos com a tecnologia inverter podem garantir até 77% de economia em relação aos modelos convencionais. Isto porque ele mantém a temperatura estável o tempo todo, sem oscilações e picos de energia.

6. Use um climatizador

O climatizador é uma opção mais barata para quem não deseja investir em um ar-condicionado. O equipamento consegue fazer o ar circular pelo ambiente, aumentar a umidade e diminuir a temperatura, deixando o quarto mais agradável e menos abafado.

O climatizador tem um desempenho melhor do que o ventilador, mas não consegue refrigerar um ambiente de forma tão potente quanto um ar-condicionado. Mesmo assim, ele traz um grande alívio para dias mais quentes.

7. Use um umidificador

O umidificador é um equipamento que transforma a água em um vapor fresco e o espalha pelo ambiente. Seu principal benefício é manter a umidade do ar em bons níveis quando o clima está seco.

Umidificador e aromatizador de ar ultrassônico EOS.
Umidificador e aromatizador de ar ultrassônico EOS.

Confira na Frigelar: Umidificador e Aromatizador de Ar Ultrassônico EOS 3L

Porém, o aumento da umidade também ajuda a baixar um pouco a temperatura e diminuir a sensação de abafamento. Além disso, esse é um aparelho mais em conta do que um climatizador.

8. Troque suas lâmpadas por modelos de LED

Alguns tipos de lâmpadas, como as incandescentes, ajudam a aumentar a temperatura em um ambiente.

Então, para refrescar o quarto abafado, prefira modelos como as lâmpadas de led, que são frias e também ajudam a economizar energia.

9. Utilize plantas

Ter algumas plantas em seu quarto vai deixar o ambiente visualmente mais agradável. Mas, elas também ajudam a controlar a temperatura por atenuar a radiação solar.

Além disso, são importantes para melhorar os níveis de umidade do ar.

10. Deixe o quarto arejar

Abra as janelas durante a noite para melhorar a circulação do ar e permitir a entrada de um ar mais fresco vindo do exterior.

Mas, só faça isso se não estiver se colocando em risco. Afinal, não é uma boa ideia abrir a janela à noite se ela está em uma posição que facilita a ação de um possível invasor.

O que fazer para refrescar um quarto quente?

Como pudemos ver, existem várias formas de refrescar um quarto quente. Então, você pode combinar aquelas que forem adequadas para o seu ambiente.

Apesar de equipamentos como o ar-condicionado, que podem trazer total conforto quando as temperaturas sobem, podemos contar com outras maneiras de amenizar o problema quando não dispomos desse aparelho.

Há muitas coisas em nosso dia a dia que influenciam na temperatura e, muitas vezes, nem percebemos. Mas, elas podem fazer uma grande diferença quando recebem um olhar atento, como o tipo de lâmpada usada, o material de nossos lençóis e até as cores usadas no quarto. Além disso, lembre-se de manter-se hidratado o tempo todo.

Siga as dicas acima para assegurar um quarto fresco e bem climatizado. Se quiser mais insights, veja o    guia completo de climatização de ambientes.

Na Frigelar, você encontra diversas opções para refrescar o seu quarto e fugir do calor, desde aparelhos de ar-condicionado, até ventiladores, climatizadores e umidificadores. Confira as ofertas no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Quando Chamar um Técnico? Entenda os Sinais do seu Ar-Condicionado

Saiba como entender e identificar os sinais do seu ar-condicionado, e como saber quando chamar um técnico para cuidar do seu aparelho.

Continue Lendo...

Funções para Ajustar o Controle Remoto no Modo Quente

Saiba as melhores dicas e as principais funções para ajustar o controle remoto no modo quente e garantir o máximo de conforto.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!