Câmara frigorífica com umidade: quais são as causas e como resolver esse problema?

Confira três dicas imprescindíveis para evitar a umidade na câmara fria

Publicado por Cristiane | 22 de abril de 2021

Atualizado em 13 de maio de 2022

A refrigeração e o congelamento são processos indispensáveis em nosso cotidiano, sendo usados para conservar desde carnes, frutas, bebidas, e até mesmo flores. E a maior protagonista desse processo, sem dúvidas, é a câmara fria.

Esses equipamentos são bastante utilizados também na conservação de remédios. Para garantir que os medicamentos cheguem às farmácias e aos hospitais totalmente preservados, é necessário que o controle de climatização seja realizado. O art. 117 da RDC n° 17 da Anvisa, que regula a armazenagem de produtos da indústria farmacêutica, garante que nos casos em que forem necessárias as condições especiais de armazenamento, tais como temperatura e umidade, estas devem ser providenciadas, controladas, monitoradas e registradas.

Veja também: Conheça os tipos e as vantagens de se trabalhar com uma câmara fria

As câmaras frias asseguram condições ideais de temperatura durante a vida útil de um produto. Problemas como umidade podem ocasionar um enorme prejuízo, uma vez que produtos quando mal conservados podem estragar. Por isso, neste artigo vamos mostrar as principais causas da câmara frigorífica com umidade e como resolver esse problema:

Porta aberta

Na rotina diária de inserir ou retirar produtos da câmara frigorífica, a porta do equipamento pode ficar aberta por mais tempo do que deveria. Isso ocasiona em uma série de problemas, visto que, quando a porta fica aberta, ar e umidade entram do ambiente externo para dentro da câmara. 

Esse fluxo prejudica o equilíbrio térmico já estabelecido, fazendo com que o motor tenha que trabalhar mais para atingir a temperatura desejada novamente. Portanto, o recomendado é que a porta fique aberta apenas pelo tempo necessário, conferindo se ela está bem fechada após sair da câmara. 

dois operadores de câmara fria fazendo o abastecimento de estoque
As câmaras oferecem soluções para preservar seus produtos na temperatura adequada, desde a chegada da mercadoria até a venda

Falta de higiene

Como falamos, devido à umidade que entra quando a porta da câmara é aberta, pode ocorrer a formação de gelo no interior, o que interfere no funcionamento do equipamento. O degelo seguido da higienização são elementos imprescindíveis para o bom funcionamento.

Portanto, é necessário um cronograma de degelo e limpeza do equipamento. A higienização deve ser periódica e realizada de maneira adequada, evitando danos à máquina durante o processo.

Manutenção pode ser o segredo

Higiene correta e manter a porta fechada sempre que possível são dicas valiosas, mas não dispensam uma manutenção preventiva. Afinal, a câmara ainda está sujeita a desgastes e defeitos difíceis de serem detectados “a olho nu”, o que compromete o bom funcionamento da máquina a longo prazo.

Agora que você já sabe as principais causas da câmara fria com umidade, fique por dentro  também dos nossos conteúdos voltados para área da refrigeração:

Veja os sistemas de refrigeração adequados para restaurantes e cozinhas industriais

Conheça a Embraco, a marca responsável por um a cada cinco compressores utilizados no mundo

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Desfrute de Bebidas Refrescantes a Qualquer Momento: Refresqueira IBBL Inox

Saiba como a refresqueira IBBL Inox pode ser o aparelho ideal para manter suas bebidas sempre refrescantes a qualquer momento.

Continue Lendo...

Como Encontrar a Lava Louças Ideal para Sua Casa

Saiba como encontrar a lava louças ideal para a sua casa e simplificar as suas tarefas na cozinha e agilizar suas atividades.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!