Como organizar e climatizar uma cozinha pequena e deixar o ambiente agradável?

Saiba como climatizar uma cozinha pequena e torná-la mais aconchegante mesmo com pouco espaço em casa.

Publicado por Frigelar | 17 de abril de 2023

Atualizado em 17 de abril de 2023

Para muitas pessoas a cozinha é um dos principais cômodos da casa. Assim, pode ser um grande problema não planejar corretamente os espaços do ambiente e ter uma cozinha pequena. Quando isso acontece é porque não houve o cuidado necessário na organização do espaço e na escolha dos móveis, assim como na climatização.

Leia mais: Guia de climatização de ambientes

Para não passar por essas dificuldades, continue lendo este texto. Aqui vamos ensinar técnicas para que sua cozinha pareça maior do que realmente é e para que o clima no cômodo seja equilibrado. Confira!

Como organizar uma cozinha pequena?

Para fazer uma cozinha pequena, simples e elegante, um dos primeiros passos é pensar na organização. A disposição, os tipos de móveis e até mesmo a cor escolhida, ajudam a dar a impressão de maior amplitude e beleza ao local.

Pensando nisso, é possível usar diversas técnicas para construir esse ambiente com a sua cara. Confira nossas dicas.

Escolha os móveis certos

Uma boa cozinha possui diversos móveis. Podemos pensar em armários, prateleiras, mesas, fruteiras e outros. Mas para acomodar tudo isso em um espaço pequeno é necessário pensar bem em cada um deles. Se for possível, contrate uma empresa para fazer móveis planejados, assim o espaço será usado da melhor forma.

Porém, se essa não for uma possibilidade, faça uma medição do espaço e imagine como a mobília ficará distribuída. Isso possibilita comprar coisas que se adequem perfeitamente ao ambiente.

Nesse sentido, antes de adquirir um armário belíssimo e gigantesco que você viu na promoção, é necessário pensar em como ele vai ficar em sua cozinha e se não vai ocupar mais espaço do que o necessário.

Adquira apenas itens úteis

Além dos móveis, uma cozinha pequena deve contar com diversos eletrodomésticos e utensílios do dia a dia. Afinal, é o local onde será armazenados e preparados os seus alimentos.

Mas, para aproveitar o ambiente, todo esse material deve ser adquirido pensando em sua utilização. Por isso, convém evitar aqueles que não serão usados tão cedo e só ficarão ali para ocupar espaço.

Tenha móveis funcionais

Em um espaço apertado os seus móveis, além de menores, devem ser pensados para aproveitar o espaço e permitir sua máxima utilização sem deixar o ambiente atulhado.

Por isso é importante adquirir armários que possam ser colocados sob a pia e bancadas ou até mesmo suspensos nas paredes.

Prateleiras suspensas também são uma boa ideia para distribuir seus utensílios pelo espaço.

Capriche na decoração

Escolha cores que dão a ideia de amplitude ao ambiente. Nesse sentido, uma das preferidas é o branco: ele reflete a luz e dá uma sensação de leveza para o cômodo.

Cores neutras como o cinza também ajudam a fazer com que o espaço pareça maior, assim como alguns móveis com superfícies espelhadas.

Tente evitar cores fortes e muito marcantes: elas podem ter um efeito contrário e dar a sensação de um espaço menor.

Como é uma cozinha americana?

A cozinha americana é um modelo que se integra a outros ambientes. Geralmente, a separação entre um cômodo e outro é feita apenas por uma meia-parede.

Esse tipo de cozinha é ótimo para espaços pequenos, pois faz o local parecer maior do que realmente é.

Mas se sua cozinha não foi projetada nesse modelo e você pretende derrubar uma das paredes para adaptá-la, não se esqueça de consultar um especialista para ter certeza de que a estrutura do imóvel pode suportar tal alteração.

Como climatizar uma cozinha pequena?

Saiba aproveitar todos os espaços para climatizar uma cozinha pequena.
Saiba aproveitar todos os espaços para climatizar uma cozinha pequena.

Agora que você já sabe como organizar uma cozinha, é hora de aprender técnicas para climatizá-la. Afinal, estamos falando de um ambiente pequeno e que há calor gerado pelo fogão e fornos.

Para que o local não se torne desagradável, é possível adotar algumas técnicas que ajudam a manter as temperaturas em um nível aceitável.

Cuide da ventilação natural

É importante que uma cozinha tenha janelas amplas e portas largas para outros cômodos, garantindo a circulação e renovação do ar para manter o ambiente mais fresco.

Invista em equipamentos para climatização

Se as soluções anteriores ainda não forem o suficiente, é possível apostar em algo mais eficaz.

Uma das opções é instalar um ar-condicionado. Essa é com certeza a melhor opção, pois você conseguirá manter uma temperatura controlada mesmo nos dias mais quentes, e poderá usar sua cozinha com total conforto.

Mas, se não for possível investir em um ar-condicionado, uma opção mais barata e eficiente é o ventilador. Ele traz um frescor imediato para o ambiente e ajuda na circulação de ar.

Porém, se estiver cozinhando em um fogão tradicional, evite que as correntes de ar do equipamento sejam direcionadas para as chamas.

Fique atento à umidade

Em dias extremamente secos em que não estamos fazendo receitas quentes, o ar da cozinha pode ficar sem a umidade necessária. Uma boa solução é usar um umidificador ou espalhar bacias com água pelo ambiente.

Por outro lado, o excesso de umidade na cozinha pode danificar os móveis. Então, nos dias mais úmidos, use uma coifa ou exaustor no cômodo e lembre-se de manter toda a mobília sempre seca.

Entender como organizar uma cozinha pequena é fundamental para tirar o maior proveito desse ambiente e transformá-lo em um local agradável, em que você sinta prazer em preparar suas receitas.

Mas, além de aproveitar o espaço, você deve tomar atitudes para manter a temperatura ideal. Hoje existem muitos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores eficientes que são vendidos por um bom preço.

Leia mais: escolher o melhor ar-condicionado para o cômodo

Portanto, a Frigelar é o local ideal para você encontrar os aparelhos ideais para climatizar a sua cozinha corretamente. Encontre aqui as melhores opções em aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores para o seu ambiente.

Não deixe de conferir esses e muitos outros produtos da Frigelar no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por Que Investir em um Refrigerador Duplex Para a Sua Casa?

Saiba porque um refrigerador duplex para a sua casa pode ser a escolha perfeita para organizar os seus alimentos.

Continue Lendo...

Praticidade no Dia a Dia Com uma Cervejeira em Casa

Saiba como uma cervejeira em casa pode proporcionar maior conforto e praticidade no dia a dia e garantir as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!