VRF ou multi split: qual é melhor para a sua necessidade?
Publicado por Cristiane | 3 de fevereiro de 2021
Atualizado em 4 de novembro de 2021
Seja em ambientes comerciais ou residenciais, o conforto térmico é um dos principais pontos de atenção para os projetistas. É por isso que os sistemas de ar-condicionado VRF – sigla do inglês “Variable Refrigerant Flow” – e multi split despontam na preferência.
Além de pensar na climatização, é preciso considerar o gasto com instalação, o consumo de energia, a eficiência na distribuição do ar e as interferências estéticas no imóvel. Graças a robustos mecanismos, VRF e multi split permitem climatizar diversos ambientes com apenas uma unidade externa.
Existem alguns diferenciais entre os dois sistemas determinantes para a escolha do mais adequado para o seu lar ou negócio. Siga lendo este artigo para entender mais:
VRF: uma nova era de eficiência energética
Um dos mais versáteis sistemas de climatização, o VRF surgiu no mercado na década de 1980. É reconhecido pela tecnologia que faz circular apenas uma quantidade mínima de energia necessária para um sistema manter as temperaturas definidas, tanto para resfriar quanto para aquecer, e garantir que ele desligue automaticamente quando nenhum ocupante for detectado em um ambiente.
Este mecanismo introduziu a oportunidade dos usuários finais controlarem individualmente várias zonas de ar-condicionado ao mesmo tempo. Além disso, é mais sustentável, pois economiza energia e reduz as emissões de carbono.
Importante: VRV e VRF são dois termos diferentes para a mesma tecnologia. Como VRV é uma marca comercial da Daikin Industries, pioneira no sistema, todas as outras empresas que utilizam essa tecnologia a chamam de VRF.
Vantagens do VRF
Diversas empresas e residenciais podem se beneficiar com o sistema, especialmente aqueles que desejam obter a certificação LEED para construções sustentáveis. Aliada à economia, está a redução de espaço físico na casa de máquinas e o maior conforto. Conheça mais:
Conte com mais evaporadoras
Conecte até 64 unidades internas em apenas uma unidade externa. Além disso, as evaporadoras podem ser de qualquer tipo: Split, piso teto, duto ou cassete. As unidades internas são ligadas a uma caixa de distribuição e, então, em uma condensadora.
Versatilidade para o seu projeto
O VRF é um aliado da arquitetura e do design de interiores, por possibilitar que se façam projetos sem a necessidade de dutos e casas de máquinas. Assim, adapta-se facilmente a prédios antigos. Também permite uma distância da tubulação mais longa.
Conforto com economia
O VRF permite o controle independente da temperatura entre os ambientes, mesmo utilizando uma única unidade condensadora. Assim, garante o conforto dos usuários.
O sistema ainda permite a operação parcial, individual ou total, adaptando-se para as necessidades daquele momento. Oferece a praticidade dos aparelhos comuns, mas com menor ocupação de espaço e economia de energia, uma vez que somente uma condensadora está consumindo eletricidade.
Desvantagens do VRF
Alguns pontos de atenção devem ser considerados antes de optar por esse sistema. Entenda:
Requer mão de obra especializada
Por ser um projeto mais robusto, não são todos os instaladores que possuem qualificação para instalação e manutenção do sistema. Por isso, é importante prever os investimentos necessários.
Maior custo de aquisição
Em comparação com o multi split, costuma ser mais custoso. Além disso, o projeto precisa ser desenhado para se adequar ao seu espaço, então deve-se prever o tempo de solicitação de orçamento e planejamento do sistema.
Quer saber mais sobre ar-condicionado? Temos mais artigos sobre o assunto:
- Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado
- Qualidade do ar: veja os benefícios de um bom ar-condicionado
- O que você pode fazer para manter o seu ar-condicionado funcionando bem?
Multi split oferece praticidade e custo-benefício
Assim como o VRF, o multi split permite eliminar elementos visuais na parte externa do imóvel, economizar espaço e custos com a instalação. Pode ter até oito evaporadoras ligadas a uma única condensadora.
É recomendado para uso doméstico ou comercial leve. Permite ter evaporadoras de diferentes capacidades de BTUs, ainda que a soma das unidades internas ligadas de forma simultânea não poderá ultrapassar a capacidade total da condensadora.
Vantagens do multi split
Assim como o VRF, é possível controlar a temperatura individualmente, tal qual suas configurações de uso. O multi split também permite que se usem diferentes modelos de evaporadora. Além disso, apresenta outros benefícios atraentes:
Valor mais em conta
Em comparação com o VRF, é mais fácil encontrar multi splits por preços atraentes. É claro que o valor é relativo, de acordo com a marca, tecnologia e capacidade. Um sistema de 23.000 BTUs, com duas evaporadoras, custa em torno de R$ 10 mil.
Instalação mais fácil
A ligação de cada unidade interna com a condensadora é semelhante ao de um Split tradicional. Por isso, instalar um multi split é ainda mais fácil para um instalador capacitado, pois precisa apenas posicionar e preparar uma única condensadora.
Desvantagens do multi split
Para que o sistema atenda às suas necessidades, é preciso estar atento a esses aspectos:
Unidades dependentes em relação à capacidade
Como a unidade externa distribui as potências entre as evaporadoras, é preciso estar atento para não ultrapassar a capacidade total do aparelho. Imagine que você possui três unidades internas, sendo que duas são de 9.000 BTUs e uma é de 12.000 BTUs. Se a sua condensadora for de 24.000, os três aparelhos não poderão estar ligados ao mesmo tempo, pois será reduzida a capacidade a fim de atender às três demandas.
Lembrete: uma vez que o sistema é totalmente dependente de uma única condensadora, caso ocorra uma pane, todas as evaporadoras terão seu funcionamento paralizado até que o sistema receba manutenção.
Menor distância da tubulação
Diferente do VRF, o multi split permite distâncias de tubulação menores. Isso significa que não é capaz de atender grandes espaços ou múltiplos andares de um imóvel.
Menor número de evaporadoras
O multi split permite até oito evaporadoras, sendo que o mais habitual seja até cinco unidades. Por isso, se o objetivo é instalar aparelhos em mais ambientes, o ideal é optar por um VRF.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.