Purificador de ar: como funciona e quais são os melhores modelos

Na hora de adquirir seu aparelho, esteja atento ao sistema de purificação utilizado

Publicado por Cristiane | 14 de dezembro de 2020

Atualizado em 12 de junho de 2023

Se você pensa que o ar dentro da sua casa é muito mais limpo que o ar que circula pela rua, está na hora de rever os seus conceitos. Para minimizar os efeitos danosos da poluição e de microrganismos presentes na atmosfera, existe o purificador ou esterilizador de ar. 

diversos modelos de purificadores de ar, desde os que utilizam filtro até aqueles que possuem uma tecnologia baseada na radiação ultravioleta (UV). Neste artigo, você vai entender mais sobre qualidade do ar e os benefícios do purificador. 

O que há no ar que respiramos? 

O ar é composto, basicamente, pela combinação de nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), além de outros gases em pequenas quantidades – como argônio, gás carbônico e neônio. Em condições ideais, a porcentagem de cada um deles é capaz de manter o equilíbrio adequado para a respiração de humanos, animais e plantas. 

Esse fino equilíbrio, entretanto, é afetado pela emissão de poluentes, como  dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono, e por partículas sólidas, como a poeira, o pólen e a fuligem. É importante lembrar que a qualidade do ar pode estar melhor ou pior conforme as condições climáticas. É comum que a concentração de poluentes seja maior em períodos de pouco vento e baixa umidade. 

Quando você pensa em poluição, provavelmente se recorde de imagens como grandes chaminés de fábricas ou nuvens de fumaça emitidas pelo escapamento dos veículos. Contudo, nem todas as ameaças à nossa saúde são tão visíveis assim. 

É pelo ar que muitos vírus, bactérias e ácaros circulam. Eles são causadores de uma diversidade de problemas respiratórios e alergias, como gripe, asma, pneumonia e rinite alérgica, entre outros. 

É possível esterilizar o ar?

Para quem busca mais qualidade de vida e saúde, a boa notícia é que já existem aparelhos capazes de filtrar. Os purificadores de ar são aparelhos portáteis desenvolvidos para barrar impurezas, como poluentes, pó, fumaça de cigarro, pelos de animais e microrganismos. 

É importante observar que a utilização do purificador de ar deve ser aliada a outras medidas de higiene e limpeza, como manter os ambientes bem ventilados, aspirar a casa frequentemente e evitar que se fume em espaços fechados. Assim, é possível potencializar os benefícios do purificador de ar.

Como funciona o purificador de ar? 

O purificador de ar utiliza mecanismos para desinfectar e esterilizar o ar. Ele utiliza filtros para barrar a dispersão de impurezas. Assim, os contaminantes ficam presos na espuma do filtro e o ar limpo é empurrado de volta.

De forma mais técnica, o purificador de ar trabalha em três etapas. Primeiro, faz a retirada do ar do ambiente. Depois, passa este ar por diversas camadas de filtro, que retém partículas de impureza e microrganismos. Por fim, o aparelho devolve o ar limpo para o cômodo.

Entre os modelos que usam filtro, aqueles que têm melhor desempenho contam com a tecnologia de filtro HEPA, sigla em inglês para filtro de ar particulado de alta eficiência. Fabricados com diferentes materiais, esses filtros removem 99,97% das partículas de até 0,3 micrômetros de diâmetro presentes no ar. Para ter uma ideia, o fio de cabelo humano tem, no mínimo, 60 micrômetros de diâmetro.

As tecnologias mais modernas, entretanto, utilizam radiação ultravioleta (UV) para desintegrar bactérias, vírus e germes. Contudo, esse tipo de purificador de ar precisa ter, também, um filtro, pois somente os raios UV não são capazes de combater as demais impurezas. 

Atenção para a troca do filtro do esterilizador de ar

Assim como a manutenção frequente dos filtros de ar-condicionado é indispensável, o esterilizador também demanda esse cuidado. Os aparelhos que utilizam filtros são feitos de papel, fibra ou malha precisam ser periodicamente substituídos. O período de troca varia conforme o modelo e o uso do seu purificador. 

Conheça o purificador esterilizador de ar EOS Care com lâmpada UV e filtro bactericida

Econômico e com design elegante, o purificador EOS Care alia a lâmpada de LED UV esterilizadora com o poder do filtro HEPA multicamada com carvão ativo e bactericida. Assim, possibilita até três níveis de filtragem.

É capaz de filtrar o ar de espaços de até 50 m², retendo até as partículas finas inaláveis. Por ser bivolt e contar com alças, pode facilmente ser transportado para outros cômodos ou até mesmo acompanhá-lo durante o verão na casa de praia. 

Purificador Esterilizador de Ar EOS Care com Lâmpada UV e Filtro Bactericida EPU02 Bivolt
Purificador esterilizador de ar EOS Care com lâmpada UV e filtro bactericida 

Conte com o modo AUTO para regular a intensidade de filtragem conforme qualidade do ar, graças ao seu sensor infravermelho digital. Para o uso noturno, ainda dispõe de luz noturna e timer ajustável por até 8 horas. 

Seu filtro tem vida útil de 2.200 horas de funcionamento. Na hora de trocar o filtro, um indicador luminoso acenderá. 

Qual a diferença entre purificador e umidificador do ar? 

É comum encontrar umidificadores que se dizem purificadores de ar. Na realidade, a diferença entre os dois aparelhos reside em sua funcionalidade principal: enquanto o purificador filtra o ar, o umidificador serve para dispersar gotículas de água, assim equilibrando a umidade do ambiente. Portanto, a função do umidificador não é filtrar o ar.

Alguns umidificadores servem, ainda, como aromatizadores. Basta adicionar uma essência à água do aparelho e ele passa a difundir um cheiro agradável. O umidificador de ar ultrassônico EOS, por exemplo, tem tanque com material anti-corrosivo especialmente desenhado para uso de óleos e fragrâncias aromáticas.

Se você reside em uma região cujo clima é bastante seco, a recomendação é que alie os dois eletroportáteis. Ao usá-los conjuntamente, você pode aproveitar um ar mais puro e úmido, evitando problemas respiratórios. 

Umidificador e Aromatizador de Ar Ultrassônico EOS
Entre os diferenciais deste umidificador, estão o sistema ultrassônico de geração de névoa fria, o bico duplo direcionador e o controle de intensidade

Quer saber mais sobre bem-estar? Veja esses conteúdos: 

Acompanhe a Frigelar nas redes sociais:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por que Fritadeiras Elétricas São Essenciais em Cozinhas Modernas

Saiba tudo sobre as fritadeiras elétricas e por que elas acabaram se tornando essenciais em cozinhas modernas.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!