Saiba a importância do filtro do ar-condicionado

Saiba como o filtro do ar pode ser fundamental para a sua saúde e desempenho do aparelho

Publicado por Frigelar | 1 de julho de 2022

Atualizado em 12 de junho de 2023

Manter o bom desempenho do seu ar-condicionado é muito importante para a vida útil do aparelho. E se isso ainda interfere diretamente na purificação do ar que você respira, acaba se tornando ainda mais importante. O filtro do ar-condicionado é um dos grandes responsáveis pelo funcionamento do aparelho e por garantir um ar mais limpo para o seu ambiente.

Por acaso você tem noção da importância que o filtro do ar-condicionado pode significar para o aparelho? Essa peça do seu ar-condicionado é o grande responsável por filtrar o ar que vai climatizar o seu ambiente. Por isso que manter o seu filtro limpo pode interferir diretamente na vida útil do aparelho e na sua saúde.

Função e importância do filtro de ar-condicionado

Mas afinal, para que serve o filtro do seu ar-condicionado? 

O filtro do ar retém todas as impurezas e sujeiras na atmosfera, liberando um ar mais puro. Mas, para o seu bom funcionamento, a sua manutenção é importante. A limpeza desse componente é fundamental para manter a força e minimizar o consumo de energia do aparelho.

Para quem sofre com problemas respiratórios, o filtro do ar-condicionado ganha uma importância ainda maior, quando se trata de conservar a pureza do ar que você respira. Isso é ainda mais relevante pensando em crianças pequenas com problemas respiratórios.

O acumulo da sujeira que fica armazenada no filtro, pode levar sujeira, pó e bactérias para dentro da sua casa. Isso tornaria o ar que você respira, bastante inapropriado e prejudicial para a sua saúde. Isso poderia afetar bastante casos de pessoas que possuem rinite, bronquite ou asma.

Desempenho do ar-condicionado

Além de o acumulo de sujeira no filtro do ar-condicionado ser prejudicial para a sua saúde, ela pode trazer mais consequências também para o seu aparelho. O excesso de sujeira e poeira acumulada nos filtros, vai prejudicar o desempenho do ar-condicionado e fazer com que ele exija mais potência para refrigerar.

Com o ar-condicionado exigindo mais potência, você pode ter três sérios problemas com o aparelho:

– Ele vai consumir mais energia e aumentar a sua conta de luz;

– Ele vai demorar mais tempo para gelar o ambiente (e ter mais dificuldade para isso);

– E ele também pode comprometer a vida útil do seu aparelho.

Por isso, o ideal é que você faça a limpeza dos filtros a cada dois meses, assim mantém a vida útil e bom desempenho do seu ar-condicionado. E se você não sabe como fazer a limpeza dos filtros do seu aparelho, saiba que isso pode ser feito de forma bastante prática e fácil.

Mas como limpar o filtro do ar?

Filtro de ar-condicionado com sujeira acumulada.

Para manter um bom desempenho do seu ar-condicionado e não afetar a sua saúde respiratória, é recomendado que você faça regularmente a limpeza dos filtros do seu ar. Para uma limpeza regular e periódica do filtro do ar-condicionado, você mesmo pode fazer em casa sem dificuldades.

Remova o painel do ar-condicionado

Com o aparelho desligado, você vai retirar o painel frontal dele e limpar com um pano seco ou úmido. Assim pode garantir que não vá ficar resíduos de sujeira na volta do filtro.

Tire o filtro

Remova o filtro do aparelho e limpe ele com água morna e produtos de limpeza como detergente ou limpadores multiuso. Você pode lavá-lo bem e garantir que não fique com poeira nenhuma.

Deixa secar o filtro

Em algum lugar seco, de preferência onde tenha sol, deixe o filtro secando bem até que você possa colocar de volta no ar-condicionado.

Coloque as peças no lugar

Assim que ele secar, coloque o filtro de volta no seu lugar e encaixe novamente o painel frontal do aparelho.

Manter a revisão periódica do seu ar-condicionado e fazer a limpeza dos filtros e também do aparelho em geral, é muito importante. Não são todas as limpezas que você mesmo pode fazer em casa. Em alguns casos, é recomendado que você opte pelo serviço de um profissional especializado nisso.

Para esse caso, nós temos o serviço técnico da Agyx, que conta com uma equipe referência em serviços técnicos, manutenções e instalações de ar-condicionado.

Aqui na Frigelar, você encontra ótimas opções de filtro e peças para o seu ar-condicionado e sempre com as melhores ofertas do mercado. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas mais perto de você!

Leia também:

Por que limpar os dutos de ar do ar-condicionado?

Ar-condicionado pode ajudar problemas respiratórios

Limpe e melhore o desempenho do seu ar-condicionado

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!