Umidificador de ar para bebês: quais os benefícios e como usar?

O uso de umidificador de ar para bebês é um assunto que sempre gera polêmicas e dúvidas. Vamos tirar as suas dúvidas sobre o assunto!

Publicado por Frigelar | 29 de março de 2023

Atualizado em 16 de agosto de 2023

Hoje o artigo é para os papais e as mamães. Sabemos que a saúde dos pequenos requer cuidados especiais, e, assim, explicaremos quais são os benefícios do umidificador de ar para bebês e as precauções que devem ter para manter um ambiente saudável.

Você também vai saber qual é a forma correta de utilizar o aparelho, incluindo a posição em que ele deve ser colocado, o tipo de líquido recomendado e o tempo em que o umidificador pode ficar ligado.

Por fim, no Blog da Frigelar vamos mostrar qual é o melhor aparelho para você usar no quarto da sua criança.

O que é umidade do ar?

A umidade do ar pode ser definida como a quantidade de vapor de água encontrada na atmosfera. Ao assistir um telejornal, você com certeza já ouviu alguém falando sobre a umidade relativa do ar durante a previsão do tempo.

Embora nem todo mundo preste atenção nesses números, quando eles estão baixos demais começamos a enfrentar algumas dificuldades respiratórias. Então podemos ver a importância de mantermos uma boa umidade do ar de nossas casas, especialmente para os bebês, já que eles estão mais propícios a sofrer com esses problemas.

O ideal é buscar um aparelho que garanta uma umidade equilibrada, para que o bebê respire de maneira adequada.

Pode usar umidificador no quarto do bebê?

Você pode, sim, usar um umidificador de ar para bebês. Porém, esse assunto é motivo de muitas dúvidas entre os pais. De forma geral, o aparelho é recomendado, mas é preciso tomar alguns cuidados e seguir determinadas orientações para uma utilização correta.

Algumas dicas de como utilizar umidificador de ar são:

  1. Higienize o aparelho com frequência;
  2. Encha o reservatório;
  3. Posicione o umidificador de forma correta;
  4. Deixe ligado por, no mínimo, 4 horas.

Pergunte a um especialista

Os bebês ainda não desenvolveram completamente o seu sistema imunológico, por isso, a saúde deles tende a ser mais frágil. Então, é fundamental que qualquer atitude tenha respaldo médico.

Caso esteja com dúvidas, procure o pediatra do seu filho e pergunte se há alguma contraindicação para o uso do umidificador. Geralmente, os pediatras apoiam, a menos que haja alguma condição particular que o torne prejudicial.

Coloque o umidificador em local adequado

O vapor liberado pelo umidificador não deve ir de encontro ao bebê diretamente. Evite posicionar o aparelho muito perto do berço e deixe-o a uma distância segura.

Caso o bebê seja exposto ao vapor, ele pode ter dificuldades para manter a temperatura ideal do seu corpo, o que ajuda a criar condições para o desenvolvimento de resfriados, gripes e outros problemas respiratórios.

Não deixe o umidificador ligado a noite toda

Um dos principais alertas feitos pelos especialistas quanto ao uso de umidificadores para bebês é sobre o excesso de umidade. Pois, se o ar seco causa problemas, o ar muito úmido também não é benéfico.

Quando há excesso de umidade no ar, os fungos e as bactérias se proliferam com mais facilidade e podem causar problemas de saúde para o seu bebê.

O ideal é que o aparelho seja ligado por uma ou duas horas antes do bebê dormir e, na hora que ele se deitar, pode ser desligado.

Os pais devem verificar como está a umidade no meio da noite e, se for preciso, é possível ligar o umidificador por mais alguns minutos.

Quais os benefícios do umidificador de ar para bebês?

O umidificador de ar serve para deixar a umidade em níveis aceitáveis, facilitando a respiração e ajudando a prevenir problemas nas vias respiratórias que surgem com o tempo seco.

O umidificador de ar pode ser ideal para o conforto do seu bebê e da sua família.
O umidificador de ar pode ser ideal para o conforto do seu bebê e da sua família.

De maneira geral, podemos citar os seguintes benefícios para o uso desse aparelho:

1. Ajuda a manter as narinas abertas

Quando o ar está muito seco, pode ocorrer o entupimento do nariz do bebê, causando desconforto e dificuldades para respirar. Isso ocorre porque as narinas dos bebês são naturalmente pequenas, o que acelera o processo de congestionamento.

Outro fator de preocupação é que a baixa umidade causa ressecamento dos tecidos nasais, o que pode provocar dor, pequenas rachaduras e até sangramentos.

Vale lembrar que os bebês respiram somente pelo nariz durante os primeiros meses de vida, então é muito importante criar condições favoráveis para esse processo.

É nesse contexto que o umidificador de ar se faz importante, pois ele é capaz de garantir uma respiração mais confortável, evitando o congestionamento nasal.

2. Melhora os sintomas gripais

Muitos têm dúvidas se é recomendável usar umidificador de ar para bebê gripado. A resposta é sim.

A umidade liberada pelo aparelho auxilia na diminuição de secreções nasais, o que, consequentemente, ajuda o bebê a respirar melhor.

Os sintomas gripais são muito desagradáveis para os pequenos e necessitam de atenção constante. Então, quando perceber que o seu bebê está ficando gripado, é fundamental procurar um pediatra para uma melhor orientação.

3. Previne o ressecamento da pele

O umidificador de ar não ajuda apenas com o aspecto respiratório. Ele também é um aliado na hora de evitar o ressecamento da pele do bebê.

 Isso porque o clima seco pode fazer com que a pele dos pequenos fique ressecada e irritada, já que ela é naturalmente mais sensível.

Além disso, os bebês perdem a umidade da pele duas vezes mais rápido do que os adultos. Então, ao melhorar as condições do ar, ajudamos a pele dos bebês a reterem a umidade e até a melhorar condições crônicas, como o eczema.

4. Aumenta a qualidade do sono

Esse benefício é uma consequência dos anteriores. Afinal, se o bebê não está com nenhum desconforto respiratório ou em sua pele, ele tende a dormir melhor. O que também ajuda no sono dos responsáveis e até em uma maior produtividade no dia a dia.

O que colocar no umidificador de ar para bebê?

Agora que você já sabe para que serve umidificador de ar para bebê e quais são os seus benefícios, é importante abastecê-lo da maneira correta.

O mais indicado é colocar somente água potável no aparelho, para que o vapor distribuído seja o mais puro possível. Então, evite colocar água reaproveitada de qualquer outro lugar.

Também é possível colocar um pouco de óleo essencial. Mas, se fizer isso, tenha certeza de adquirir um produto de qualidade e com grau terapêutico puro.

Existem muitos óleos essenciais no mercado que são misturados com outras substâncias que podem fazer mal ao bebê.

Qual é o melhor modelo de umidificador para bebês?

Com todas essas informações, buscamos o melhor aparelho para ajudar você e seu bebê a terem um ambiente com a umidade perfeita para a saúde de todos.

É por isso que a nossa indicação de produto vai para o umidificador e aromatizador de ar ultrassônico EOS 3 litros 25W Bivolt.

Umidificador e aromatizador de ar ultrassônico EOS.
Umidificador e aromatizador de ar ultrassônico EOS.

Com esse equipamento, todos os problemas mencionados acima serão resolvidos. Devido à sua tecnologia avançada, o produto conta com um sistema ultrassônico de geração de névoa fria e, quando alcança o nível mínimo de água, desliga automaticamente.

Seu bebê merece o melhor

A preocupação com a umidade do ar que chega aos nossos bebês deve ser constante. Afinal, o ar seco é um dos fatores contribuintes para diversos problemas respiratórios.

Embora um bom umidificador de ar possa resolver o problema, é importante ficar atento a alguns aspectos para usá-lo da maneira correta, evitando que o bebê receba o vapor diretamente e até mesmo que o ambiente fique com umidade em excesso.

Leia mais no Blog da Frigelar

Se preferir seguir na pesquisa, em nosso blog você encontra outros conteúdos sobre climatização e saúde que podem ser essenciais para você.

Na Frigelar, você encontra as melhores opções de umidificadores para a sua casa e garante o maior conforto e qualidade à sua família. Confira as opções no site, no APP ou na loja física mais próxima de você!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!