Como e quando fazer limpeza e higienização de ar-condicionado?

Limpar o ar-condicionado é essencial para garantir o bom funcionamento do aparelho.

Publicado por Frigelar | 28 de setembro de 2022

Atualizado em 17 de julho de 2023

Manter a higienização do ar-condicionado em dia é fundamental para o bom desempenho do aparelho e a qualidade do ar que você respira. Por isso, a limpeza do equipamento deve ser feita periodicamente — ainda que ele fique parado por alguns meses, como durante o inverno, por exemplo. 

Para te ajudar nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para conservar a vida útil do seu ar. Confira!

Quando fazer  limpeza e  higienização de ar-condicionado?

A frequência de limpeza e higienização do ar-condicionado vai variar de acordo com a frequência de uso do aparelho e local de instalação. Em casas, por exemplo, o recomendado é que a manutenção completa das unidades interna e externa seja feita, pelo menos, uma vez ao ano.

Em empresas ou locais mais urbanos, com alto índice de poluição, essa higienização deve ser feita, idealmente, uma vez ao mês. 

Apesar disso, a limpeza externa do aparelho pode ser feita semanalmente. 

Como fazer a limpeza e a higienização de ar-condicionado?

Antes de mais continuar, você precisa saber que existe uma diferença entre limpeza e higienização do ar-condicionado. 

A limpeza do ar-condicionado é um processo mais simples, de retirada das sujeiras e impurezas na superfície do aparelho. Já a higienização se refere à sanitização do equipamento, com a eliminação de organismos vivos, fungos e bactérias.

No primeiro caso, a limpeza pode ser feita pelo proprietário do aparelho, no segundo caso, das manutenção preventivas, é necessário contar com um técnico especializado, que vai aproveitar a oportunidade para verificar o correto funcionamento das peças.

Como fazer a limpeza periódica do ar-condicionado?

Primeiramente, para limpar a parte externa do ar-condicionado, desligue o aparelho da tomada. Com um pano úmido e detergente neutro, limpe a parte interna que acumula poeira e a parte externa. 

Neste momento, você também pode aproveitar para limpar o filtro de ar. 

No caso dos filtros de ar de hera ou nylon, você pode lavá-los com água corrente e sabão neutro e deixar secar no sol. Se o seu filtro for de carvão ativado, não deve ser lavado. Você pode apenas aspirá-lo.

Por que limpar os filtros do ar-condicionado?

Pessoas que já sofrem com problemas respiratórios são as que mais devem se preocupar com a limpeza dos filtros do ar-condicionado. Isso porque como a função dos filtros é justamente fazer a filtragem do ar, você não pode correr o risco de respirar pó, bactérias, ácaros e afins.

Portanto é ideal fazer a limpeza periódica dos filtros do ar-condicionado pelo menos uma vez a cada dois meses. Assim, garante que você respire um ar mais limpo e livre de impurezas que possam comprometer seus problemas respiratórios.

E além de toda preocupação com a sua saúde em relação as impurezas do ar-condicionado, cuidar da limpeza do filtro também pode influenciar na vida útil do seu aparelho e no consumo de energia.

Manter os filtros do ar-condicionado limpos vão garantir que ele tenha sempre um melhor desempenho, além de uma maior durabilidade. Por outro lado, os filtros sujos irão obrigar que o aparelho exija mais potência para gelar o ambiente, e isso resultará em um maior consumo de energia e maior gasto na conta de luz.

Leia também: Saiba a importância do filtro do ar-condicionado

Remover a sujeira acumulada nos filtros é importante para a sua saúde e vida do seu ar-condicionado.
Remover a sujeira acumulada nos filtros é importante para a sua saúde e vida do seu ar-condicionado.

Como fazer a manutenção preventiva e a higienização do ar-condicionado?

O processo de higienização do ar-condicionado deve ser realizado por profissionais especializados. Só com o serviço de manutenção técnico você pode ver problemas como vazamento de gás ou falhas no sistema do ar-condicionado. 

Onde encontrar serviços especializados em higienização de ar-condicionado?

Contratar um profissional para a realização dos serviços é fundamental. Então, para toda revisão e manutenção que sejam necessárias fazer no seu ar-condicionado, procure algum técnico no assunto. Fazer estas tarefas por conta própria pode colocar em risco não só a preservação do seu aparelho, mas, principalmente, a sua segurança.

No caso da limpeza dos filtros do ar-condicionado, essa é uma tarefa que você mesmo pode fazer de forma periódica. A necessidade de um profissional é importante no caso de limpezas completas, pois possuem equipamentos e um conhecimento mais profundo de como limpar o interior do aparelho.

Contudo, a AGYX, parceira da Frigelar, garante os melhores profissionais especializados para a instalação e suporte técnico para o serviço. Afinal, a AGYX é uma empresa referência em suporte e manutenção nos segmentos de climatização e refrigeração.

E precisando de ar-condicionado para se preparar para o início das altas temperaturas, aqui na Frigelar você encontra os melhores modelos para a sua necessidade. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Leia mais:

Ar-condicionado pode ajudar problemas respiratórios

Limpe e melhore o desempenho do seu ar-condicionado

Quais os modelos de ar-condicionado com maior custo-benefício?

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!