Faça a Limpeza do Seu Ar-Condicionado Corretamente
Publicado por Frigelar | 28 de setembro de 2022
Atualizado em 18 de outubro de 2024
Manter a higienização do ar-condicionado em dia é fundamental para o bom desempenho do aparelho e a qualidade do ar que você respira. Por isso, a limpeza do equipamento deve ser feita periodicamente — ainda que ele fique parado por alguns meses, como durante o inverno, por exemplo. Mas afinal, como fazer uma limpeza e higienização de ar-condicionado corretamente?
Aqui no Blog da Frigelar, preparamos este artigo com algumas dicas para conservar a vida útil do seu ar. Confira!
Quando fazer limpeza e higienização de ar-condicionado?
A limpeza e a higienização dos aparelhos de ar-condicionado devem ser realizadas regularmente, porém elas podem variar de acordo com a frequência de uso e local de instalação dos mesmos. Em casas, por exemplo, o recomendado é que a manutenção completa das unidades internas e externas seja feita, pelo menos, uma vez ao ano.
Em empresas ou locais mais urbanos, com alto índice de poluição, essa higienização deve ser feita, idealmente, uma vez ao mês.
Apesar disso, faça a limpeza externa do seu aparelho semanalmente.
Como fazer a limpeza e a higienização de ar-condicionado?
Antes de mais continuar, você precisa saber que existe uma diferença entre limpeza e higienização do ar-condicionado.
A limpeza do ar-condicionado é um processo mais simples, de retirada das sujeiras e impurezas na superfície do aparelho. Já a higienização do ar-condicionado se refere à sanitização do equipamento, com a eliminação de organismos vivos, fungos e bactérias.
No primeiro caso, a limpeza pode ser feita pelo proprietário do aparelho, no segundo caso, das manutenção preventivas, é necessário contar com um técnico especializado, que vai aproveitar a oportunidade para verificar o correto funcionamento das peças.
Como fazer a limpeza periódica do ar-condicionado?
Primeiramente, para limpar a parte externa do ar-condicionado, desligue o aparelho da tomada. Com um pano úmido e detergente neutro, limpe a parte interna que acumula poeira e a parte externa.
Neste momento, você também pode aproveitar para limpar o filtro de ar.
No caso dos filtros de ar de hera ou nylon, você pode lavá-los com água corrente e sabão neutro e deixar secar no sol. E não lave os filtros de carvão ativado se for o caso do seu aparelho. Você pode apenas aspirá-lo.
Por que limpar os filtros do ar-condicionado?
Pessoas que já sofrem com problemas respiratórios são as que mais devem se preocupar com a limpeza dos filtros do ar-condicionado. Isso porque como a função dos filtros é justamente fazer a filtragem do ar, você não pode correr o risco de respirar pó, bactérias, ácaros e afins.
Portanto é ideal fazer a limpeza periódica dos filtros do ar-condicionado pelo menos uma vez a cada dois meses. Assim, garante que você respire um ar mais limpo e livre de impurezas que possam comprometer seus problemas respiratórios.
E além de toda preocupação com a sua saúde em relação as impurezas do ar-condicionado, cuidar da limpeza do filtro também pode influenciar na vida útil do seu aparelho e no consumo de energia.
Manter os filtros do ar-condicionado limpos vão garantir que ele tenha sempre um melhor desempenho, além de uma maior durabilidade. Por outro lado, os filtros sujos irão obrigar que o aparelho exija mais potência para gelar o ambiente, e isso resultará em um maior consumo de energia e maior gasto na conta de luz.
Leia também: Saiba a importância do filtro do ar-condicionado
Como fazer a limpeza do ar-condicionado?
Essa parte é bastante importante, pois existem duas maneiras de fazer a limpeza do seu ar-condicionado. Uma delas você mesmo pode fazer em casa, sem muito trabalho. Agora se a limpeza for mais pesada a ponto de lavar dentro do aparelho, é melhor que você chame um especialista para fazer isso.
Para você mesmo fazer a limpeza em casa, basta seguir esses passos:
- abra a a tampa do ar condicionado e retire as grades do filtro de dentro dele;
- remova toda a poeira acumulada entre as grades, podendo utilizar uma mangueira para lavar com água;
- após a lavagem, deixe as grades secando (de preferência no sol) para garantir que, quando você colocar de volta no aparelho, estarão totalmente secas.
Já para um processo de higienização do ar-condicionado com uma limpeza mais complexa, é indicado optar por profissionais especializados. Só com o serviço de manutenção técnico você pode ver problemas como vazamento de gás ou falhas no sistema do ar-condicionado.
Onde encontrar serviços especializados?
Contratar um profissional para a realização dos serviços é fundamental. Então, para toda revisão e manutenção que sejam necessárias fazer no seu ar-condicionado, procure algum técnico no assunto. Fazer estas tarefas por conta própria pode colocar em risco não só a preservação do seu aparelho, mas, principalmente, a sua segurança.
No caso da limpeza dos filtros do ar-condicionado, essa é uma tarefa que você mesmo pode fazer de forma periódica. A necessidade de um profissional é importante no caso de limpezas completas, pois possuem equipamentos e um conhecimento mais profundo de como limpar o interior do aparelho.
Contudo, a AGYX, parceira da Frigelar, garante os melhores profissionais especializados para a instalação e suporte técnico para o serviço. Afinal, a AGYX é uma empresa referência em suporte e manutenção nos segmentos de climatização e refrigeração.
E precisando de ar-condicionado para se preparar para o início das altas temperaturas, aqui na Frigelar você encontra os melhores modelos para a sua necessidade. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.
Leia mais:
– Ar-condicionado pode ajudar problemas respiratórios
– Limpe e melhore o desempenho do seu ar-condicionado
– Quais os modelos de ar-condicionado com maior custo-benefício?
Acompanhe a Frigelar
0 Comentários
Os comentários estão fechados.