Panela de pressão elétrica: mais segurança e facilidade na cozinha

São muitas as vantagens das panelas de pressão elétricas em comparação com as tradicionais

Publicado por Frigelar | 1 de outubro de 2021

Atualizado em 24 de setembro de 2021

Se a panela de pressão já é uma mão na roda na hora de preparar refeições, a panela de pressão elétrica traz ainda mais praticidade e segurança para a sua vida. É por isso que os modelos mais modernos vêm ganhando as cozinhas dos brasileiros nos últimos anos.

Algumas panelas de pressão elétricas contam com timer de fácil programação e recipiente interno graduado, simplificando a medição das receitas. Há ainda modelos com painel com LED que informa todas as etapas do preparo, desde o aquecimento, passando pela pressurização até a conclusão.

Entre os principais diferenciais, estão os modos refogar, aquecer, esterilizar, iogurte e  “manter aquecido”, que impede o resfriamento dos alimentos antes do momento de consumir. Em comparação com a panela de pressão convencional, é bem mais silenciosa, pois não fica liberando vapor o tempo todo ou gerando ruídos no ambiente. 

Saiba mais:

Como funciona a panela de pressão elétrica

A panela de pressão existe há mais de dois séculos e sua função básica não mudou ao longo dos anos. Basicamente, o vapor preso dentro da panela aumenta a pressão para o dobro da nossa atmosfera normal, fazendo a temperatura do líquido subir acima do ponto de ebulição da água (100°C). 

O calor não pode escapar, então a temperatura de cozimento é mantida com o mínimo de entrada de energia, seja gás ou energia elétrica. Em comparação com uma panela tradicional, a panela de pressão é até 90% mais eficiente. 

A novidade é que a panela de pressão elétrica permite que você escolha o modo de cozimento – cozimento lento, cozimento sob pressão, a vapor, etc. O cozimento sob pressão opera da mesma forma descrita acima, então vamos falar sobre o modo de cozimento lento. As configurações permitem que você defina quanto tempo deseja que a comida cozinhe e o dispositivo ajusta automaticamente a temperatura e a pressão dentro da panela. 

panela de pressao eletrica com legumes dentro
Ideal para quem tem um dia a dia agitado, a panela de pressão facilita o preparo de inúmeros alimentos

O mesmo se aplica a outras funções. A maioria das panelas elétricas é fácil de usar, porque cada processo de cozimento é claramente indicado no painel de controle. Tudo o que você precisa fazer é colocar os alimentos na panela, conectá-la, escolher o método de cozimento e ajustar o cronômetro.

Na hora de equipar sua cozinha, leia estes conteúdos:

Acerte na escolha mais econômica: as diferenças de consumo do forno elétrico e do forno a gás

Conheça as diferenças entre cooktop a gás e cooktop de indução

Máquina de lavar roupas: tipos e como escolher a ideal

Como escolher a secadora de roupas ideal para a sua família

As panelas de pressão elétricas são seguras? 

As panelas de pressão convencionais tiveram propaganda negativa no passado. Você certamente já ouviu histórias delas explodindo, espalhando comida por toda a cozinha. No entanto, as panelas de pressão elétricas têm recursos de segurança integrados para lhe dar tranquilidade enquanto você prepara alimentos.

Os modelos mais modernos contam com vários sistemas de proteção contra acidentes. A Panela de Pressão Elétrica Multicooker 6 litros da EOS, por exemplo, possui válvula de alívio manual, dispositivo anti-bloqueio fixo (porca de vedação), dispositivo anti-bloqueio removível para limpeza, válvula de alívio automática, dispositivo de travamento de tampa, sistema de proteção de fechamento de tampa e switch de controle de pressão, além de limitador de temperatura e fusível térmico.

Panela de Pressão Elétrica Multicooker 6 litros da EOS
Além de prática, a Panela de Pressão Elétrica Multicooker 6 litros da EOS tem design moderno e elegante

Na hora de comprar a sua panela, observe se ela possui selo Inmetro. Todas as panelas de pressão comercializadas no país precisam desta certificação. O selo assegura que os requisitos de segurança são adequados. Também classifica a qualidade do antiaderente, avalia os critérios de temperatura nas alças e cabos, a resistência à corrosão e a migração de elementos durante a cocção.

Dicas para prolongar a vida útil da panela de pressão elétrica

Algumas recomendações, como não abrir a tampa enquanto a válvula flutuante estiver levantada ou verificar o nível de água, são comuns para ambos os tipos de panela de pressão.  Contudo, há alguns conselhos que você deve ter em mente ao usar a sua panela de pressão elétrica. Veja:

  • Mesmo sem ir ao fogo, as peças metálicas no topo da panela de pressão ficam muito quentes durante o processo de cozimento e podem causar queimaduras;
  • Não mergulhe a panela em água para limpar. Se a panela cair na água durante o uso, não coloque a mão na água para recuperá-la. Desligue-a imediatamente da fonte de alimentação.
  • Não mova a panela segurando pela alça da tampa. Em vez disso, use as alças do lado do corpo;
  • Nunca ligue o aparelho sem alimentos dentro da cuba antiaderente;
  • Quando preparar sopa e outros alimentos líquidos pastosos, tome muito cuidado ao acionar a válvula de Controle de Pressão para acelerar a despressurização, pois o alimento poderá agitar-se com o vapor e a pressão interna poderá expelir líquido quente. Deixe o vapor dissipar-se naturalmente até que a válvula de travamento abaixe e libere a abertura da tampa;
  • Todas as peças desmontáveis também podem ser lavadas em máquina
  • de lavar louça.

Cozinhar com panela de pressão é saudável

O cozimento sob pressão é muito bom para reter nutrientes, o que o torna uma ótima opção para quem deseja uma alimentação saudável. Como usa menos líquido do que outros métodos (como fervura), menos nutrientes são retirados da comida e descartados com a água. Os tempos de cozimento mais curtos também ajudam a preservar os nutrientes das refeições.

comida preparada na panela de pressao eletrica
Tudo o que você precisa fazer é colocar os alimentos na panela, conectá-la à tomada e escolher o método de cozimento

Qualquer receita com bastante líquido pode ser feita em sua panela de pressão. De refogar a ferver ou cozinhar no vapor, as panelas de pressão podem atender a uma ampla variedade de pratos. 

Alguns alimentos são perfeitos para cozinhar nessas condições de calor e vapor: um caldo de carne, por exemplo, aproveita todos os benefícios da panela de pressão. A temperatura mais alta decompõe o colágeno nos ossos e tecidos rapidamente, criando corpo e riqueza no sabor.

Aproveite para conferir o livro de receitas para se fazer em panela de pressão elétrica criado pela EOS. O acesso ao e-book é gratuito! 

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Panela de pressão elétrica: mais segurança e facilidade na cozinha

São muitas as vantagens das panelas de pressão elétricas em comparação com as tradicionais

Continue Lendo...

Encontre o ar-condicionado Samsung perfeito para o seu bolso

Seja para uso residencial ou comercial, os aparelhos Samsung aliam eficiência e durabilidade

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!