Umidificador de ar: um aliado da saúde em todas as estações

Tempo seco e poluição são alguns dos principais fatores que desencadeiam desconfortos respiratórios.

Publicado por Cristiane | 24 de setembro de 2020

Atualizado em 12 de junho de 2023

Tempo seco, poluição e queimadas compõem a fórmula para a baixa umidade do ar nas últimas semanas. Seja por fatores ambientais ou externos, essa combinação resulta em doenças respiratórias, ressecamento dos olhos, boca e nariz, além de outros desconfortos. A melhor solução para aplacar essas condições é o uso de umidificador de ar

Eficiente, portátil e prático, o umidificador de ar pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa ou ambiente do escritório. Aliás, é recomendado inclusive para o quarto de bebês e crianças. Alguns modelos são capazes de umidificar espaços de mais de 20 m² e ainda servir como difusor de aromas. Entenda mais:

Por que é preciso estar atento à umidade do ar?

O que determina a umidade do ar é a quantidade de vapor de água na atmosfera. Esse vapor é proveniente de diversas formas: a movimentação das massas de ar, a evaporação das águas oceânicas e a influência de florestas são os principais exemplos. 

A umidade do ar abaixo dos 30% gera riscos para saúde. O ideal é que ela fique entre 40% e 70%, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro de casa, a umidade adequada gira em torno de 45%. Com o umidificador de ambientes, fica mais fácil controlar isso.

Mulher grávida em frente a uma janela atenta a umidade do ar
A umidade do ar interfere diretamente em nossa saúde e bem-estar

Como funciona um umidificador de ar

A função dos umidificadores de ar é equilibrar a umidade dentro de um ambiente, facilitando a respiração. O uso do aparelho é indicado em lugares secos, abafados ou que tem sempre o ar-condicionado ligado.

Para desempenhar sua funcionalidade, o aparelho elétrico conta com um reservatório onde é possível colocar água e até mesmo essências, caso o seu eletrodoméstico também tenha a função de aromatizador.

Os modelos mais convencionais funcionam fervendo a água para produzir o vapor através da ebulição. Há também umidificadores com impulsor, onde a água é lançada em um difusor em forma de pente. 

Já as tecnologias mais recentes contam com um sistema ultrassônico. Aqui, existe um diafragma de metal que vibra em frequência ultrassônica, bastante silenciosa, para criar as gotículas d’água, criando uma neblina fria.

Em comum, são aparelhos com longa vida útil, baixo consumo de energia e de fácil utilização. Basta colocar água no reservatório, direcionar os bicos e ligá-lo na tomada para começar a usar.

Benefícios do uso do umidificador de ar

Idosos e crianças são os principais grupos afetados por problemas relacionados à baixa umidade. Contudo, todos podem se beneficiar do conforto gerado pelo umidificador de ar. O aparelho é recomendado especialmente para pessoas que possuem alergias, já que o vapor alivia a tosse seca e a irritação dos olhos.

Leia mais: Entenda os efeitos da umidade do ar para sua saúde

Cuidados na utilização do umidificador de ambientes

Para o bom funcionamento do aparelho, é preciso estar atento a alguns fatores, como:

  • Cheque se há água suficiente no reservatório;
  • Coloque o umidificador em uma superfície plana e estável, distante da luz direta do sol e de fontes de calor como aquecedores, lareiras e fogões;
  • A água deve ser substituída com frequência, não devendo ficar no aparelho por mais de dois dias seguidos;
  • Se depois do uso ainda sobrar água no reservatório, esvazie e seque completamente com um pano macio, a fim de eliminar resíduos e minerais acumulados
  • Lembre-se de limpá-lo periodicamente. Se deixar de usá-lo por mais de dois dias, faça a limpeza do reservatório;
  • Use o umidificador portátil longe de móveis e eletrodomésticos que possam ser danificados por excesso de umidade. Lembre-se de não direcionar os bicos vaporizadores para a parede ou cortinas.

Evite o mofo!

Equilíbrio é a palavra-chave para o uso do umidificador de ar. Ao vaporizar o ambiente, o aparelho pode elevar muito o grau de umidade. Especialmente em regiões quentes, a combinação de umidade e calor acaba potencializando a proliferação de fungos. 

Por isso, invista em um umidificador com seleção de intensidade do vapor e desligamento automático. Assim, você garante um ambiente com boa respirabilidade e úmido na medida certa.

Entenda mais: Dicas para você evitar alergias e problemas respiratórios

Conheça o Umidificador e Aromatizador de Ar Ultrassônico EOS

Já pensou como seria agradável dormir tranquilo e respirando bem? Com o Umidificador e Aromatizador de Ar Ultrassônico EOS, você conta com a autonomia de um aparelho com tanque de água de 3 litros, o que representa uma autonomia de funcionamento de até 20 horas.

O umidificador portátil tem sistema ultrassônico de geração de névoa fria, bico duplo direcionador e controle de intensidade, para que você tenha maior controle da climatização. A alça para transporte permite o aparelho seja deslocado para qualquer lugar. Ou seja, é ótimo parceiro para viagens também, uma vez que é compacto e bivolt. 

Sem emissão de ruídos ou vibrações, o umidificador combina baixo consumo energético, performance e cuidado. O seu material anticorrosivo reduz o mofo, protegendo móveis, livros, bichos de pelúcia, roupas e paredes, além de permitir o uso de óleos e fragrâncias aromáticas. Para resultados ainda melhores, recomenda-se que posicione o aparelho a pelo menos 1 metro de altura e no lado oposto a janelas ou aparelhos de ar-condicionado.

Ainda na dúvida? Confira alguns outros artigos da Frigelar sobre o assunto:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!