Ar-condicionado fraco: Qual é o motivo e solução?

O ar-condicionado fraco é sinal de algum problema com o seu aparelho. Saiba identificar algumas causas para evitar danos maiores.

Publicado por Frigelar | 22 de abril de 2023

Atualizado em 30 de maio de 2023

Em um dia quente de verão, não há nada pior do que encontrar o seu ar-condicionado fraco não está conseguindo cumprir seu papel, não é? Já passou o tempo em que o ar-condicionado era considerado um aparelho de luxo, seja em ambientes residenciais, comerciais ou até mesmo em automóveis. Hoje, já podemos considerá-lo essencial para a saúde e bem-estar.

Mas, afinal, quais podem ser os motivos para um ar-condicionado trabalhar com capacidade abaixo do desejado? Saiba os principais problemas e como detectar possíveis causas!

O que faz o ar-condicionado ficar fraco?

Nem sempre um ar-condicionado fraco é sinal de que a vida útil do aparelho está terminando. Há inúmeras variantes que podem ocasionar o mau funcionamento do aparelho, que vão desde ligações elétricas inadequadas, até a escolha incorreta para determinado ambiente.

Por isso, uma dica é sempre realizar alguns testes e contar com um técnico qualificado e de confiança para solucionar o problema sem desperdiçar seu tempo e dinheiro.

De modo geral, existem algumas possíveis causas que podem fazer com que o ar-condicionado que você tem em casa ou no escritório esteja fraco. Confira:

1. Falta de limpeza

A limpeza do ar-condicionado precisa ser realizada com certa regularidade e deve ser feita em duas partes específicas: filtro e condensador.

Os filtros são unidades presentes em todo aparelho e servem para captar partículas de moléculas presentes no ar e impedi-las que elas circulem pelo ambiente. O condensador é a unidade que cuida de fazer a troca do ar quente pelo ar frio e retém muitas impurezas em seus componentes.

A limpeza do filtro precisa ser feita pelo menos uma vez por mês – além de garantir o bom funcionamento do aparelho, essa limpeza garante a qualidade do ar, evitando crises alérgicas e outros problemas respiratórios.

Já a limpeza do condensador pode ser realizada anualmente e é indicado que a sua realização seja feita por um profissional técnico.

2. Vazamento de ar

Problema muito comum, principalmente em aparelhos com instalação central, o vazamento de ar ocorre quando há uma ruptura dos dutos que permitem a circulação e troca de ar quente para frio.

Isso acontece por causa de trincas ou rachaduras nesses dutos. O motivo pode ser desde atritos até mesmo ressecamento do material com o tempo de uso.

3. Evaporador congelado

Os aparelhos mais modernos funcionam com um sistema inteligente que basicamente faz com que a unidade “ligue e desligue” de forma sincronizada.

Porém, em dias muito quentes ou quando deixamos o ar-condicionado ligado por muito tempo sem descanso, pode acontecer dele não desligar.

Quando isso acontece pode ocorrer do evaporador congelar e isso é muito fácil de detectar, basta colocar a mão no aparelho mais ou menos na direção onde fica o filtro de ar.

Se você sentir que ele está muito gelado e até mesmo suando, é sinal que está sendo sobrecarregado. Então basta desligar por alguns minutos.

4. Falta de capacidade de refrigeração correta para o ambiente

Ao escolher comprar um ar-condicionado é muito comum verificar que existem vários modelos de um mesmo aparelho.

Uma das diferenças está na quantidade de BTUs que cada aparelho tem. Os BTUs nada mais são do que a capacidade de refrigeração que cada ar-condicionado possui.

E por que é importante escolher o modelo correto? Porque ao escolher um modelo com BTU abaixo do indicado para o ambiente desejado, ele não vai conseguir refrigerar de modo satisfatório.

Além disso, isso pode acarretar uma vida útil mais curta e, principalmente, em um consumo de energia bastante elevado no fim do mês.

Mas como calcular quantos BTUs preciso para cada ambiente? Simples. O cálculo para isso é feito com base que, o recomendado é 600 BTUs por metro quadrado no ambiente. Nesse caso você precisa multiplicar 600 Btus pela quantidade de m² do local desejado.

5. Modo reset

Existe um tempo de ação e reação entre os comandos eletrônicos do aparelho (controle remoto ou painel) e sua resposta em si. Quanto selecionamos um comando, é importante aguardar alguns segundos até que o ar-condicionado o leia e execute.

Quando apertamos vários botões de modo seguido sem esperar pela reação, podemos fazer com que ele não funcione do modo como gostaríamos e acabe travando.

Uma dica é apertar o botão reset do controle remoto para restaurar as configurações e, assim, escolher o modo desejado.

6. Portas e janelas abertas

Para que o ar-condicionado possa trabalhar de maneira correta é essencial que o ambiente esteja adequadamente “selado”.

Ou seja, sem escapes de ar por meio de portas e janelas abertas que permitam a entrada de ar quente de maneira desgovernada.

Verifique se tudo está fechado antes de ligar seu aparelho – isso é uma prevenção para evitar, também, sobrecarga de seu funcionamento.

Em lugares onde não é possível fechar o ambiente por completo, o mais recomendado é o uso de uma cortina de ar fixada logo acima da porta por onde ocorre a circulação e entrada de ar quente.

7. Saída de ar bloqueada

O ar-condicionado é um aparelho que precisa de espaço livre para trabalhar de maneira correta e adequada. Logo, nada pode obstruir a entrada e saída de ar. É importante que tanto a parte interna como externa do seu aparelho esteja sem nenhum tipo de bloqueio.

Verifique se não há objetos, cortinas ou qualquer outra coisa diante do ar-condicionado ou da condensadora impedindo seu funcionamento de forma plena.

8. Falta de manutenção

A falta de manutenção é um dos principais motivos causadores de um ar-condicionado fraco em casa ou em ambientes corporativos.

Isso porque as pessoas só se lembram de fazer manutenção quando há um problema e não de forma preventiva como é o recomendado.

O ideal é que seja feita uma manutenção anualmente de forma rigorosa. Uma dica é não deixar para o auge do verão, escolha os meses de outubro ou final de setembro, pois, se houver algum problema, você tem tempo para resolver.

9. Rede elétrica incompatível

Antes de comprar um ar-condicionado é importante verificar as condições elétricas do imóvel, isso evitará muitas dores de cabeça.

Uma rede elétrica com baixa frequência e incompatível com o aparelho, além de reduzir sua capacidade refrigeradora pode causar:

  • Panes elétricas;
  • Queda de energia;
  • Queima de aparelhos;
  • Aumento de consumo acima da média;
  • Curtos-circuitos e incêndios.

Um bom técnico antes de ligar o aparelho irá verificar sua caixa de energia e indicar a necessidade de ajustar os sistemas.

10. Tomada com mau contato

Um problema simples e muito comum é ter o aparelho plugado em uma tomada com mau contato. Isso acontece muito em lugares onde se tem o hábito de desconectar os aparelhos das tomadas.

Com o tempo, as caixas ou espelhos podem acabar se desconectando, ficando frouxos e com isso dificultando a passagem correta de energia.

É preciso ficar muito atento quanto a isso e não procrastinar o conserto, pois, além de deixar o ar-condicionado fraco, pode ocorrer um curto-circuito no local.

Como aumentar a força do ar-condicionado?

Não podemos transformar um aparelho de ar-condicionado ou mudar sua capacidade refrigeradora. Mas é possível deixá-lo funcionando como novo.

O modo mais eficiente para isso é priorizando a manutenção periódica do aparelho com um bom profissional de sua confiança.

Ele poderá realizar limpeza, verificar fiação, gás, placa e as demais unidades presentes no aparelho de maneira correta e responsável.

Assim, você terá um ar-condicionado trabalhando em sua capacidade máxima e atendendo todas as expectativas.

Como saber se o ar-condicionado é suficiente?

É preciso saber o tamanho exato da metragem do ambiente onde ele será instalado. Caso você não saiba medir, peça para que o técnico vá a sua casa antes de comprar o aparelho.

Profissionais experientes sabem fazer tal medição e indicar o modelo mais adequado para as suas reais necessidades.

Além de saber a quantidade de BTUs necessária do seu ar-condicionado, também é importante fazer adaptações no ambiente para potencializar sua refrigeração.

Ainda têm dúvidas sobre o motivo do seu ar-condicionado não estar trabalhando como antes? Consulte os serviços de manutenção Frigelar e conte com os melhores profissionais à sua disposição!

Portanto, na Frigelar você encontra todo o suporte de profissionais técnicos da Agyx, além de soluções completas para a manutenção dos seus aparelhos. E se você procura pelo ar-condicionado ideal para a sua casa, o lugar certo é aqui! Confira as opções no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!