Faz mal dormir com o ar-condicionado ligado?

Com os devidos cuidados, o ar-condicionado é o maior aliado do seu sono tranquilo

Publicado por Cristiane | 25 de julho de 2019

Atualizado em 25 de outubro de 2023

Durante o verão, principalmente nos dias em que o calor está mais intenso, dormir pode se tornar uma tarefa difícil. Nessas horas, ligar o ar-condicionado é uma solução que alivia e faz o sono ser mais tranquilo. Mas muita gente prefere ficar longe do aparelho, dizendo que ele pode agir mais como um vilão, causando alergias e resfriados e trazendo muito mais dor de cabeça do que benefícios. Mas, será que faz mal mesmo dormir com o ar-condicionado ligado?

Fique atento à leitura e tire todas as suas dúvidas!

Afinal, dormir com o ar-condicionado faz mal a saúde?

Muito se fala que dormir com ar-condicionado ligado traz problemas para a saúde, mas isso não passa de mito. Na realidade, o condicionador de ar, se usado de maneira correta, pode deixar a sua noite ainda melhor, já que, afastando o calor, dormir se torna muito mais fácil e confortável.

O ideal é não deixar a temperatura do ar-condicionado muito baixa por muito tempo. O recomendado é deixar entre 23 e 26º C ou acionar o modo Sleep, que vai ajustando a temperatura conforme as horas passam.

Também não é recomendado que o vento esteja direcionado diretamente para o rosto de quem estiver dormindo, evitando, assim, o ressecamento das vias aéreas e possíveis alergias respiratórias.

Não esqueça da manutenção! 

Técnico fazendo a manutenção do ar-condicionado
A manutenção frequente é necessária para garantir a qualidade do ar

Para deixar a sua noite ainda mais agradável, é imprescindível realizar a manutenção recomendada do aparelho. Lembre-se de limpar os filtros com frequência para manter a qualidade do ar e deixar ácaros e bactérias longe da cama.

Também não dá pra esquecer da manutenção preventiva, que deve ser realizada por um técnico especializado. Para saber mais sobre o assunto, confira o post que preparamos sobre manutenção aqui no blog!

Funções aliadas do sono

Usando funções para poder dormir com o ar-condicionado ligado
A função Sleep, ou Dormir, é recomendada por economizar energia e garantir a qualidade do sono

Além de deixar seu sono confortável, o ar-condicionado conta com diversas funções que podem se tornar verdadeiras companheiras do seu sono! Confira quais são elas: 

  • Função Sleep

Presente em grande parte dos aparelhos, a função Sleep permite que o aparelho fique programado para ajustar automaticamente a melhor condição para o ambiente durante a noite. Dessa forma, evita que a temperatura oscile desnecessariamente, causando qualquer dano ao seu sono ou à sua saúde. 

  • Função Feel

O modo Feel funciona como uma espécie de “modo automático” do aparelho, já que escolhe a melhor forma de funcionamento de acordo com o ambiente. Por isso, pode ser uma boa escolha na hora de dormir, por sempre deixar o quarto no clima ideal.

  • Função Timer

Com a função Timer, você pode programar por quanto tempo quer que o aparelho funcione, planejando um horário para que ele ligue ou desligue. Essa opção pode deixar a sua noite mais confortável, caso não goste de deixar o ar-condicionado ligado por longos períodos.

  • Função Restart

A função Restart permite que o aparelho religue automaticamente de maneira segura após uma queda de energia. Então, caso falte luz em sua casa durante a noite, você não precisa se preocupar em ter que acordar para configurar o ar-condicionado novamente. Ele retorna do jeito que você ajustou antes de dormir.

Sua noite ainda mais tranquila!

Agora que você já sabe todos os benefícios e preocupações que deve ter com seu aparelho durante a noite, aproveite as nossas dicas e não deixe o calor atrapalhar o seu sono. Caso esteja pensando em comprar um ar-condicionado, visite o nosso site ou vá até uma de nossas lojas para escolher o modelo perfeito para você.

Quer ler mais dicas como essas? Confira outros posts que preparamos em nosso blog:



Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!