Quando devo trocar meu ar-condicionado?

Para evitar gastar duas vezes, conte com a visão de um técnico especializado

Publicado por Cristiane | 31 de janeiro de 2019

Atualizado em 14 de maio de 2021

Saber a hora certa de trocar o ar-condicionado pode ser mais difícil do que a gente pensa. Há muitas questões para avaliar e a dúvida entre comprar um novo aparelho ou mandar consertar o antigo é bastante comum. Vale a pena consertar e correr o risco de gastar mais uma vez no futuro ou é melhor trocar para um novo equipamento?

Para facilitar esse processo, vamos avaliar juntos todas as variáveis para que você possa tomar a decisão correta e economizar.

Trocar o ar-condicionado ou mandar consertar?

Há várias questões para avaliar nesta decisão. A melhor forma de fazer isso é com a ajuda de um profissional. Com o auxílio de um técnico especializado em ar-condicionado, você saberá se é a hora de buscar por um novo aparelho ou se é mais econômico consertar o que você já tem.

Geralmente, esta decisão se baseia nos problemas que o compressor do ar-condicionado possui. A troca desta peça do equipamento tem um valor mais elevado e, por consequência, talvez seja mais econômico comprar um novo aparelho.

Outra questão que também tem grande influência na decisão é o número de consertos que o seu ar-condicionado já passou. Se a necessidade de ajustes já é alta, a probabilidade de gastos futuros se potencializa. Além disso, existem outros pontos a considerar que podem facilitar a resolução deste problema.

Por isso, listamos todos eles neste artigo para ajudar você nesta tarefa:

1- Tempo de uso do ar-condicionado

Ar-condicionado que sofreu desgaste com o tempo
O desgaste é um dos principais motivadores de problemas no seu ar-condicionado

A primeira coisa a considerar quando você estiver pensando em trocar o ar-condicionado é o tempo de uso do equipamento. Isso tem ligação direta com a vida útil que ele ainda possui. Além disso, se seu aparelho for mais antigo, é válido comparar a qualidade de sua tecnologia com os novos modelos do mercado.

2- Qual é o problema do aparelho

Os problemas com o compressor do seu ar-condicionado podem ser os que mais atingirão o seu bolso. Pensando nisso, é importante verificar se é mais econômico trocar o aparelho antigo por um novo, já que os gastos serão maiores que o imaginado.

Ainda assim, mesmo com outros problemas, é importante consultar um técnico especializado para entender se os consertos valem a pena. Comparando os gastos dos ajustes com o valor de uma nova tecnologia, você saberá qual decisão deve tomar.

3- Modernidade do seu ar-condicionado

Outra consideração muito importante que você deve avaliar na hora de trocar ou consertar seu ar-condicionado é a modernidade do aparelho que você já possui. Com os novos modelos disponíveis no mercado, é possível ter ainda mais benefícios em comparação ao equipamento anterior.

Hoje, existem inúmeras tecnologias que potencializam o seu conforto e podem melhorar significativamente a climatização de um ambiente. Existem tecnologias que livram o ar de bactérias, o que pode ser essencial para quem vive com bebês e idosos; equipamentos que trabalham com uma temperatura mais constante, sem variações; funções quente e frio, além de outras inúmeras vantagens.

Se você já quiser conhecer estas opções, acesse nosso site.

4- Consumo de energia

Esta é uma das avaliações mais importantes que você deve considerar se seu objetivo principal é a economia. Quando falamos de consumo de energia, um aparelho antigo pode ser o vilão na sua conta de luz no final do mês.

O investimento em um novo ar-condicionado pode ser alto, porém, com os novos modelos, a economia de eletricidade pode chegar a até 40% com ares-condicionados Inverter. Avaliando esta questão, a redução de gastos é bem clara. Você troca seu equipamento antigo por um novo aparelho, aproveita as novas funções e economiza todo mês na conta de luz.

Se quiser saber mais sobre os modelos Inverter, temos um artigo especial sobre isso. Confira!

5- Potência do seu ar-condicionado

A potência do seu ar-condicionado também deve ser revisada se você estiver pensando em comprar um novo aparelho. Muitas vezes, o número de BTUs de um equipamento antigo é menor que necessário para climatizar um ambiente. Ou seja, com menos potência, o ar-condicionado acaba gastando mais energia para encontrar um equilíbrio térmico. Isso pode prejudicar a vida útil dele e aumentar a necessidade de consertos.

Para tirar a dúvida se este é o seu caso, acesse nossa calculadora de BTUS. Com ela, você consegue saber qual é a potência necessária para climatizar a sua casa de acordo com os metros quadrados e outras variações térmicas. Desta forma, se você for comprar um novo modelo de ar-condicionado, saberá o número de BTUs correto para refrigerar seu ambiente, sem sobrecarregar o equipamento.

6- Barulho do aparelho

Mais uma vantagem das novas tecnologias é redução de ruídos. Hoje, existem várias opções que reduzem o barulho do ar-condicionado para melhorar a sua qualidade de vida e, principalmente, o seu sono. É importante lembrar que mais uma vez os benefícios de um novo equipamento vão além da economia. Lembre-se disso quando for tomar sua decisão.

7- Mudança de endereço

Por último, é importante lembrar da possibilidade de trocar o ar-condicionado se você estiver mudando de endereço. Nestes casos, também é necessário pensar nesta opção. As despesas com a mudança, como a desinstalação e uma nova instalação, por exemplo, também podem ser altas. Além disso, se seu aparelho já passou por alguns consertos, é importante avaliar se vale a pena levá-lo com você. Pense nisso!


Devo chamar um técnico?

Mulher checando ar-condicionado
Antes de escolher entre um ar-condicionado novo ou o concerto do seu antigo, chame um técnico

O mais importante para decidir se você deve ou não trocar seu ar-condicionado é chamar um técnico especializado. Sem uma visão profissional, será muito difícil saber se os problemas de seu aparelho podem voltar a acontecer em um curto espaço de tempo. Para evitar gastar duas vezes, conte com a visão de um especialista.

Para conseguir um profissional, é bem simples. Basta você entrar em contato com uma de nossas lojas para entrar em contato com um técnico de sua região. Conforme o diagnóstico dele, é possível encontrar novas peças diretamente em nossa loja ou realizar a compra de um novo aparelho.

Decidiu trocar o ar-condicionado? Veja o que considerar na hora da compra

Se você decidiu por trocar seu ar-condicionado e investir em um novo modelo, nós também ajudamos você nessa escolha. Por isso, listamos os principais pontos que você deve considerar na hora da compra.

1- Tecnologia do produto

Como abordado anteriormente, existem muitos modelos de ar-condicionado e, antes de comprar, é necessário saber qual tecnologia é mais adequada para as suas necessidades. Você pode optar pelo Split convencional ou pelo modelo Inverter.

A principal diferença entre os dois é que no Inverter há um menor consumo de energia, além da capacidade de manter a temperatura sempre estável, sem oscilações. Por isso, o Inverter tende a ser mais caro.

2- Ciclo do equipamento

Além dos inúmeros modelos, também existem opções de ares-condicionados com ciclos diferentes. Existem equipamentos que apenas refrigeram um ambiente e outros que também têm a função de aquecimento.

3- Potência do ar-condicionado

Para não correr o risco de comprar um aparelho que tenha a potência abaixo daquela necessária para climatizar o seu ambiente, também é necessário calcular os BTUs e acertar a capacidade certa.

Como falamos, é possível calcular esse número em nosso site e facilitar essa etapa. Lembre-se: isso também é muito importante para economizar na energia elétrica.

4- Voltagem do aparelho

Além da potência certa, você também precisa saber a voltagem correta do aparelho. A maioria dos ares-condicionados possuem uma voltagem de 220v. Se sua casa ou comércio tiver uma voltagem diferente disso, é importante verificar com a concessionária de energia a possibilidade de disponibilizar outra voltagem e chamar um técnico especializado para adaptar a sua rede elétrica.


Conheça nossos principais modelos

Já decidiu se vai comprar um novo aparelho e contar com uma nova tecnologia? Se sim, é hora de conhecer o que o mercado tem para oferecer. Para isso, basta acessar o site da Frigelar. Nele, também é possível comparar as opções que você mais gostou para facilitar a escolha.

Se ainda restar alguma dúvida, também é possível consultar outros artigos especiais em nosso blog. Qualquer outra solicitação, entre em contato conosco.

Veja também!

Dia Nacional do Café: dicas para a sua bebida ideal

No Dia Nacional do Café, saiba a forma ideal de prepara-lo e conheça outras receitas com essa típica bebida brasileira.

Continue Lendo...

Modelos de ar-condicionado com maior custo-benefício

Em busca de um aparelho de ar-condicionado com bom custo-benefício? Confira os modelos que trazem economia, sem abrir mão da qualidade

Continue Lendo...

Dia do Chefe de Cozinha: linha Cheff Gourmet EOS

No Dia Nacional do Chefe de Cozinha, conheça o kit completo da linha Cheff Gourmet EOS e veja todos os produtos ideais para sua casa.

Continue Lendo...

Saiba como resetar o controle do ar-condicionado

O controle do ar-condicionado parou de funcionar? Saiba como e quando resetar essa ferramenta para voltar a usar normalmente.

Continue Lendo...

Lavadora de alta pressão EOS: + econômica e prática

Conheça a lavadora de alta pressão EOS e saiba as vantagens para investir nesse aparelho na hora de lavar a sua casa e carro

Continue Lendo...

Melhores modelos de ar-condicionado para o quarto

Está atrás de um novo ar-condicionado para quarto, mas não sabe qual escolher? Confira as nossas dicas para acertar na hora da compra!

Continue Lendo...

Chaleira Elétrica EOS: é um bom investimento?

Saiba como a chaleira elétrica EOS pode ser muito importante para a sua casa e facilitar as suas atividades com praticidade.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como inovar sua casa?

Como transformar sua casa com eletrodomésticos inteligentes que podem facilitar suas atividades e lhe proporcionar ainda mais conforto.

Continue Lendo...

Wind Free x Wind Free Plus: conheça cada um deles

Saiba todos os benefícios e diferenciais dos novos modelos Wind Free da Samsung e descubra qual é o ideal para a sua casa.

Continue Lendo...

Vale a pena investir em um purificador de água?

Saiba porque investir em um purificador de água pode garantir a sua água sempre potável e fresca para beber.

Continue Lendo...

Umidade em casa? O ar-condicionado pode resolver

Saiba como o ar-condicionado pode ser fundamental na sua casa para reduzir a umidade durante o outono e épocas chuvosas.

Continue Lendo...

Chopeira: transforme sua cerveja em um ótimo chopp

Saiba como a chopeira elétrica pode transformar a sua cerveja em um ótimo chopp e ainda gelar em pouquíssimo tempo.

Continue Lendo...

Receitas especiais para preparar na sua Páscoa

Aprenda a fazer ovos de Páscoa e outras receitas deliciosas para servir de sobremesa aos seus familiares.

Continue Lendo...

Os benefícios com a tecnologia inverter na sua casa

Do ar-condicionado à geladeira, saiba como a tecnologia inverter pode ajudar a reduzir o consumo de energia na sua casa.

Continue Lendo...

Principais ferramentas EOS para refrigeristas

Conheça algumas das ferramentas EOS que são indispensáveis para um refrigerista durante a manutenção.

Continue Lendo...

Saiba as vantagens de ter uma lava-louças em casa

Conheça as vantagens de ter uma lava-louças em sua casa, e como ela pode tornar seus afazeres ainda mais práticos e simples.

Continue Lendo...

Por que limpar os dutos do ar-condicionado?

Entenda porque é tão importante fazer a limpeza regular nos dutos de ar para preservar a vida útil dos seus aparelhos e a sua saúde

Continue Lendo...

7 dicas para escolher o seu ar-condicionado split

Veja o que deve ser considerado na hora de escolher um ar-condicionado split e faça a compra certa para sua casa!

Continue Lendo...

Revelando algumas verdades no Dia da Mentira

Verdade ou mentira? Confira alguns mitos que serão desmascarados nesse primeiro de abril

Continue Lendo...

Garanta sua água sempre gelada com o Bebedouro EOS

Conheça as vantagens que os bebedouros EOS oferecem e a importância de ter um em sua casa.

Continue Lendo...

Estação Outono: Utilize o ar-condicionado a seu favor

Saiba como o ar-condicionado pode ajudar com problemas respiratórios e alergias na troca de estação.

Continue Lendo...

Churrasqueira elétrica: Ideal para grelhados em casa

Conheça o produto que vai transformar os seus encontros em família e amigos, preparando churrasco e grelhados de maneira muito mais prática.

Continue Lendo...

Dia Mundial da Água: como preservar e se hidratar

Saiba dicas para preservar e economizar água, além da importância de sempre se manter bem hidratado.

Continue Lendo...

Timer e Sleep: como usar no seu no ar-condicionado

Entenda a diferença das duas funções e saiba como usar cada uma delas para o seu conforto.

Continue Lendo...

St. Patrick’s Day: Saiba como fazer a cerveja verde

No Dia de São Patrício, aproveite para aprender a fazer a famosa cerveja verde que viralizou no mundo.

Continue Lendo...

Nível a Laser EOS: tenha mais precisão e velocidade

Tenha um melhor desempenho nos seus projetos e garanta medições precisas e mais rápidas com o novo Nível a Laser.

Continue Lendo...

Segurança e praticidade: as vantagens do Cooktop por indução

Conheça todas as vantagens e segurança que o inovador Cooktop por indução pode levar a sua casa.

Continue Lendo...

Alô, Santa Catarina: a nova loja da Frigelar chegou em Floripa!

A nova loja terá grandes novidades e ofertas para todos os clientes com a qualidade e atendimento que só a Frigelar tem.

Continue Lendo...

Como refrigerar sua casa em 5 minutos com o Climatizador de Ar EOS

Entenda como refrigerar a sua casa com mais velocidade e com maior economia de energia que um ar-condicionado.

Continue Lendo...

Multi Split Inverter Wind Free: a inovadora tecnologia da Samsung

Conheça todos os benefícios que essa linha pode trazer para um maior conforto na sua casa.

Continue Lendo...

Os problemas que a exposição da condensadora pode causar ao seu ar-condicionado

Entenda como o excesso de sol na condensadora dificulta o seu desempenho e aumenta o consumo de energia do aparelho.

Continue Lendo...

Praticidade e limpeza: As vantagens de uma Coifa

Ótima para eliminar gorduras e diminuir odores, a coifa pode ser o eletrodoméstico ideal para inovar a sua cozinha.

Continue Lendo...

Dia Mundial de Combate ao Câncer

No dia Mundial de Combate ao Câncer, saiba algumas formas de prevenções a doença e ONG’s para ajudar.

Continue Lendo...

Ar-condicionado pode ajudar problemas respiratórios

Saiba como o ar-condicionado pode ser fundamental para ajudar na sua saúde e respiração.

Continue Lendo...

Câmara fria: como usar e quais as suas vantagens?

Saiba os locais apropriados para se investir em uma câmara fria e as vantagens que ela oferece.

Continue Lendo...

Limpo e prático: as vantagens do Robô Aspirador EOS

Saiba como funciona esse aspirador de pó que vai garantir a limpeza da sua casa com mais facilidade.

Continue Lendo...

Silêncio e economia: Ventiladores em alta no verão

Após alto pico de calor no Sul do país, ventiladores são ideais para aliviar o calor e reduzir a conta de luz.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!