Devo trocar ou consertar o meu ar-condicionado?

Para evitar gastar duas vezes, conte com a visão de um técnico especializado

Publicado por Cristiane | 31 de janeiro de 2019

Atualizado em 16 de agosto de 2023

Seu ar-condicionado parou de gelar ou não está tão potente quanto antes? Então pode ser a hora de trocar o aparelho. Mas o que vale mais a pena? Comprar um novo ou consertar o ar-condicionado antigo?

Essa é uma pergunta muito comum nesses casos e a decisão pode não ser tão simples. 

Para facilitar esse processo, vamos avaliar juntos todas as variáveis para que você possa tomar a decisão correta e economizar.

Vale mais a pena mandar consertar o ar-condicionado ou trocar por um novo?

O primeiro passo para entender se vale mais a pena consertar o ar-condicionado ou trocar o aparelho por um novo é reconhecer o problema com o ar. Às vezes, fazer uma limpeza no ar-condicionado já resolve a questão, em outros casos, isso não será suficiente. 

Na segunda situação, outro ponto que deve ser avaliado são os custos do conserto em comparação ao valor de um novo ar. Por exemplo, problemas no compressor costumam ser mais caros de resolver, por isso pode acabar sendo mais econômico trocar o aparelho. 

Ao fazer essa análise, considere também a quantidade de consertos e manutenção que o seu equipamento demanda. Se a necessidade de ajustes já é alta, a probabilidade de gastos futuros se potencializa.

Nesse processo de análise, o auxílio de um técnico especializado em ar-condicionado é essencial.

De modo geral, há várias questões para avaliar nesta decisão. Por isso, listamos todos eles neste artigo para ajudar você nesta tarefa:

1- Tempo de uso do ar-condicionado

Ar-condicionado que sofreu desgaste com o tempo
O desgaste é um dos principais motivadores de problemas no seu ar-condicionado

A primeira coisa a considerar quando você estiver pensando em trocar o ar-condicionado é o tempo de uso do equipamento. Isso tem ligação direta com a vida útil que ele ainda possui. Além disso, se seu aparelho for mais antigo, é válido comparar a qualidade de sua tecnologia com os novos modelos do mercado.

2- Qual é o problema do aparelho

Os problemas com o compressor do seu ar-condicionado podem ser os que mais atingirão o seu bolso. Pensando nisso, é importante verificar se é mais econômico trocar o aparelho antigo por um novo, já que os gastos serão maiores que o imaginado.

Ainda assim, mesmo com outros problemas, é importante consultar um técnico especializado para entender se os consertos valem a pena. Comparando os gastos dos ajustes com o valor de uma nova tecnologia, você saberá qual decisão deve tomar.

3- Modernidade do seu ar-condicionado

Outra consideração muito importante que você deve avaliar na hora de trocar ou consertar seu ar-condicionado é a modernidade do aparelho que você já possui. Com os novos modelos disponíveis no mercado, é possível ter ainda mais benefícios em comparação ao equipamento anterior.

Hoje, existem inúmeras tecnologias que potencializam o seu conforto e podem melhorar significativamente a climatização de um ambiente. Existem tecnologias que livram o ar de bactérias, o que pode ser essencial para quem vive com bebês e idosos; equipamentos que trabalham com uma temperatura mais constante, sem variações; funções quente e frio, além de outras inúmeras vantagens.

Se você já quiser conhecer estas opções, acesse nosso site.

4- Consumo de energia

Esta é uma das avaliações mais importantes que você deve considerar se seu objetivo principal é a economia. Quando falamos de consumo de energia, um aparelho antigo pode ser o vilão na sua conta de luz no final do mês.

O investimento em um novo ar-condicionado pode ser alto, porém, com os novos modelos, a economia de eletricidade pode chegar a até 40% com ares-condicionados Inverter. Avaliando esta questão, a redução de gastos é bem clara. Você troca seu equipamento antigo por um novo aparelho, aproveita as novas funções e economiza todo mês na conta de luz.

Se quiser saber mais sobre os modelos Inverter, temos um artigo especial sobre isso. Confira!

5- Potência do seu ar-condicionado

A potência do seu ar-condicionado também deve ser revisada se você estiver pensando em comprar um novo aparelho. Muitas vezes, o número de BTUs de um equipamento antigo é menor que necessário para climatizar um ambiente. Ou seja, com menos potência, o ar-condicionado acaba gastando mais energia para encontrar um equilíbrio térmico. Isso pode prejudicar a vida útil dele e aumentar a necessidade de consertos.

Para tirar a dúvida se este é o seu caso, acesse nossa calculadora de BTUS. Com ela, você consegue saber qual é a potência necessária para climatizar a sua casa de acordo com os metros quadrados e outras variações térmicas. Desta forma, se você for comprar um novo modelo de ar-condicionado, saberá o número de BTUs correto para refrigerar seu ambiente, sem sobrecarregar o equipamento.

6- Barulho do aparelho

Mais uma vantagem das novas tecnologias é redução de ruídos. Hoje, existem várias opções que reduzem o barulho do ar-condicionado para melhorar a sua qualidade de vida e, principalmente, o seu sono. É importante lembrar que mais uma vez os benefícios de um novo equipamento vão além da economia. Lembre-se disso quando for tomar sua decisão.

7- Mudança de endereço

Por último, é importante lembrar da possibilidade de trocar o ar-condicionado se você estiver mudando de endereço. Nestes casos, também é necessário pensar nesta opção. As despesas com a mudança, como a desinstalação e uma nova instalação, por exemplo, também podem ser altas. Além disso, se seu aparelho já passou por alguns consertos, é importante avaliar se vale a pena levá-lo com você. Pense nisso!


Devo chamar um técnico?

Mulher checando ar-condicionado
Antes de escolher entre um ar-condicionado novo ou o concerto do seu antigo, chame um técnico

O mais importante para decidir se você deve ou não trocar seu ar-condicionado é chamar um técnico especializado. Sem uma visão profissional, será muito difícil saber se os problemas de seu aparelho podem voltar a acontecer em um curto espaço de tempo. Para evitar gastar duas vezes, conte com a visão de um especialista.

Para conseguir um profissional, é bem simples. Basta você entrar em contato com uma de nossas lojas para entrar em contato com um técnico de sua região. Conforme o diagnóstico dele, é possível encontrar novas peças diretamente em nossa loja ou realizar a compra de um novo aparelho.

Decidiu trocar o ar-condicionado? Veja o que considerar na hora da compra

Se você decidiu por trocar seu ar-condicionado e investir em um novo modelo, nós também ajudamos você nessa escolha. Por isso, listamos os principais pontos que você deve considerar na hora da compra.

1- Tecnologia do produto

Como abordado anteriormente, existem muitos modelos de ar-condicionado e, antes de comprar, é necessário saber qual tecnologia é mais adequada para as suas necessidades. Você pode optar pelo Split convencional ou pelo modelo Inverter.

A principal diferença entre os dois é que no Inverter há um menor consumo de energia, além da capacidade de manter a temperatura sempre estável, sem oscilações. Por isso, o Inverter tende a ser mais caro.

2- Ciclo do equipamento

Além dos inúmeros modelos, também existem opções de ares-condicionados com ciclos diferentes. Existem equipamentos que apenas refrigeram um ambiente e outros que também têm a função de aquecimento.

3- Potência do ar-condicionado

Para não correr o risco de comprar um aparelho que tenha a potência abaixo daquela necessária para climatizar o seu ambiente, também é necessário calcular os BTUs e acertar a capacidade certa.

Como falamos, é possível calcular esse número em nosso site e facilitar essa etapa. Lembre-se: isso também é muito importante para economizar na energia elétrica.

4- Voltagem do aparelho

Além da potência certa, você também precisa saber a voltagem correta do aparelho. A maioria dos ares-condicionados possuem uma voltagem de 220v. Se sua casa ou comércio tiver uma voltagem diferente disso, é importante verificar com a concessionária de energia a possibilidade de disponibilizar outra voltagem e chamar um técnico especializado para adaptar a sua rede elétrica.


Conheça nossos principais modelos

Já decidiu se vai comprar um novo aparelho e contar com uma nova tecnologia? Se sim, é hora de conhecer o que o mercado tem para oferecer. Para isso, basta acessar o site da Frigelar. Nele, também é possível comparar as opções que você mais gostou para facilitar a escolha.

Se ainda restar alguma dúvida, também é possível consultar outros artigos especiais em nosso blog. Qualquer outra solicitação, entre em contato conosco.

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Como Fazer a Limpeza em Liquidificadores com Design Prático

Saiba como fazer a limpeza em liquidificadores de forma adequada e prática, além de garantir seu alto desempenho e durabilidade.

Continue Lendo...

Escolhendo a Chaleira Elétrica que Combina com seu Estilo de Vida

Saiba como analisar as melhores opções enquanto estiver escolhendo a chaleira elétrica ideal para a sua casa.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!