Saiba tudo sobre tubulação do ar-condicionado

Entenda quais os tipos de tubulação de ar-condicionado, vantagens de cada material e qual é o melhor para você.

Publicado por Frigelar | 1 de maio de 2023

Atualizado em 20 de abril de 2023

A tubulação do ar-condicionado, também chamada de tubulação frigorífica, é um item fundamental nos modelos split, pois permite a comunicação entre as duas partes do aparelho, levando o ar refrigerado de uma para outra.

Então, quando há problemas com a instalação do ar-condicionado ou não escolhemos o material adequado da tubulação, o equipamento perde parte de sua eficiência. Por isso, o proprietário deve ficar atento às características do local de instalação e às especificações do próprio eletrodoméstico, possibilitando as adaptações necessárias.

O primeiro passo é conhecer suas opções. Neste texto vamos abordar diversos aspectos sobre a tubulação de ar-condicionado, incluindo os materiais de fabricação, as vantagens de cada um e os cuidados necessários. Confira!

Quais os tipos de tubulação de ar-condicionado?

Os modelos de tubulação de ar-condicionado usados atualmente são fabricados de dois materiais: cobre e alumínio.

Cada um deles possui características próprias, incluindo vantagens e desvantagens que vão pesar no momento da escolha.

Diferenças entre tubulação de alumínio e de cobre

Na hora de escolher entre esses dois materiais é interessante estabelecer um comparativo considerando os prós e contras de cada um.

Tubulação de alumínio

O alumínio é um material mais barato e mais fácil de encontrar no mercado. Essas características fazem com que ele seja amplamente usado.

Por outro lado, quando falamos em desvantagens, o material não é resistente, por isso ele pode se deteriorar com certa facilidade, sendo mais suscetível a arranhões e dobras indesejadas. Além disso, o ar circulando em seu interior pode deixá-lo poroso, causando vazamentos. Em regiões litorâneas, a maresia acelera esse processo de deterioração. Por fim, quando há danos na tubulação, não é possível repará-la, sendo recomendado a sua troca total.

Tubulação de cobre

As tubulações de cobre são mais eficientes, o que significa que elas ajudam o aparelho a chegar na temperatura ideal rapidamente. O material também é mais resistente e permite uma instalação mais segura, que não deteriora com facilidade. Por fim, no caso de avarias, o tubo pode ser reparado;

No entanto, seu custo é mais elevado do que os tubos feitos de alumínio. Além disso, esse material é mais difícil de ser encontrado no mercado.

Como escolher tubos e conexões corretamente?

Para saber a tubulação e as conexões corretas para o ar-condicionado é preciso considerar alguns fatores, por exemplo:

  • Eficiência: se esse é o principal fator durante a escolha, vimos que as tubulações de cobre são mais vantajosas;
  • Resistência: escolher um material resistente é vantajoso a médio e longo prazo, já que você investirá menos dinheiro em manutenções e substituições;
  • Local de instalação: isso também pode impactar diretamente em sua escolha. Por exemplo, sabe-se que alguns materiais, como o alumínio, não são tão eficientes em cidades litorâneas devido à maresia;
  • Preço: se você não tem um valor muito alto para investir, é possível encontrar materiais mais baratos para a sua instalação. Mas é preciso lembrar que eles vão ser menos resistentes, menos seguros e podem comprometer a eficiência.

Leia também: qual a importância de contar com instalação e manutenção profissional de ar-condicionado?

Dicas e cuidados para cada tipo de tubulação

Um dos cuidados mais importantes ao instalar a tubulação de ar-condicionado é quanto às dimensões recomendadas. É preciso saber qual será o diâmetro, o comprimento e o desnível de cada tubo. Caso isso não seja observado e o instalador use medidas maiores ou menores do que o recomendado, o aparelho não funcionará da maneira correta e pode até sofrer danos.

A forma mais simples de usar as medidas adequadas é recorrer ao que está especificado no manual do aparelho. Cada fabricante terá suas próprias recomendações. Além disso, devemos considerar a potência do ar-condicionado.

Por exemplo, a tubulação de um ar-condicionado de 12.000 BTUs será diferente da tubulação para instalar um ar-condicionado de 9.000 BTUs.

Após escolher os tubos certos é hora de uni-los aos equipamentos do ar-condicionado. Para evitar vazamento de gás ou outras substâncias você deve usar um método conhecido como flange, que serve para prender o tubo ao sistema de forma eficiente, para que fique totalmente vedado.

Mas como realizar uma flange?

Para fazer uma boa flange é necessário usar uma ferramenta adequada. Só assim você garantirá que o encaixe seja perfeito. Além disso, é importante ter cuidado com os tubos da instalação elétrica. Eles vão variar de acordo com o tipo de imóvel e podem ser metálicos, plásticos ou do tipo calhas.

Estar atento à parte elétrica é fundamental, principalmente para equipamentos que consomem muita energia, pois uma instalação inadequada pode resultar em diversos problemas, inclusive incêndios.

Por fim, você não pode se esquecer da tubulação de drenagem. Ela tem a missão de levar a água que sai do ar-condicionado para um ponto pluvial. Geralmente o equipamento é feito de PVC e sua instalação deve ser pensada com antecedência.

Uma boa ideia é embuti-los na parede, tornando o tubo mais discreto e não interfere na decoração. A instalação correta dessa tubulação impede que o seu equipamento fique pingando e acabe molhando o cômodo ou algum móvel que estiver na mesma direção.

Isolamento térmico dos tubos do ar-condicionado

Não basta que você escolha um bom material para a tubulação do ar-condicionado, como o cobre. Para garantir a máxima eficiência ele precisa receber o isolamento adequado.

Nesse sentido, o material mais indicado é a espuma elastomérica, sendo a mais usada no mundo todo. Ela vai garantir que não haja muitas perdas energéticas, além de prevenir a deterioração do tubo, graças à sua capacidade de resistir a grandes variações de temperatura.

Você pode entender um pouco mais sobre o assunto no Blog do Seu Paschoal: Qual a importância do isolamento térmico no ar-condicionado?

Portanto, escolher a tubulação do ar-condicionado é um trabalho muito importante e que vai garantir que o seu aparelho funcione da forma correta. Por isso, se tiver qualquer dúvida, não deixe de consultar um profissional especializado ou entrar em contato com a fabricante.

Gostaria de ter acesso aos melhores modelos de ar-condicionado do mercado? Confira nossas opções e encontre aquela que combina com suas necessidades! Na Frigelar, você também encontra muitos outros produtos no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por Que Investir em um Refrigerador Duplex Para a Sua Casa?

Saiba porque um refrigerador duplex para a sua casa pode ser a escolha perfeita para organizar os seus alimentos.

Continue Lendo...

Praticidade no Dia a Dia Com uma Cervejeira em Casa

Saiba como uma cervejeira em casa pode proporcionar maior conforto e praticidade no dia a dia e garantir as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!