Tudo que você deve saber antes de instalar um ar-condicionado

Alguns cuidados devem ser tomados para que o aparelho funcione corretamente

Publicado por Cristiane | 9 de novembro de 2020

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

Está pensando em comprar um ar-condicionado? Antes mesmo de escolher qual é o modelo ideal para o seu lar, é preciso estar atento a algumas questões estruturais que interferem diretamente na instalação e na durabilidade do aparelho. 

Os modelos Split e ar janela são os mais adquiridos para uso doméstico. Por isso, focaremos este artigo nestes dois tipos de condicionadores de ar. Além das dicas sobre local de instalação, confira as informações sobre fiação elétrica, voltagem, suportes e a necessidade de se contar com um apoio técnico especializado. 

Como instalar um ar-condicionado janela

A instalação de aparelhos de ar janela é menos complicada, por demandar menos alterações estruturais em sua casa. O ar-condicionado janela pode ser colocado em uma parede, vitrô ou janela.

O aparelho ar-condicionado deve ser instalado a uma distância  entre 1,5 metro e 1,8 metro de altura do piso e com um afastamento mínimo de 50 centímetros em relação a qualquer canto do ambiente.

Na parede, você pode colocá-lo utilizando caixilho de madeira, caixa de concreto ou diretamente na parede. No vitrô, a dica é a fixar e vedar muito bem o local, a fim de evitar ruídos e garantir o resfriamento adequado. Já na janela, é necessário colocar o aparelho sobre o peitoral, usando suportes de fixação. 

quarto com ar condicionado janela
Com fácil instalação, o ar janela possui como principal diferencial modelos nas opções 110v e 220v

Então, basta ter por perto uma tomada com a voltagem adequada para o aparelho. Aproveite que o ar janela é um dos mais fáceis de se encontrar aparelhos nas voltagens 110v e 220v, e já adquira o produto com a voltagem adequada para o seu lar. 

Agora, se você deseja comprar um Split, fique atento para as dicas seguintes. 

1. Consulte as normas e manuais de instalação para a condensadora

A condensadora é a unidade externa de seu ar-condicionado Split. Isso significa que essa parte do aparelho deve ser instalada na parede externa ou varanda de seu imóvel. 

Antes de adquirir um Split, verifique se o seu condomínio permite a instalação. Alguns prédios possuem regras mais rígidas em relação à preservação da fachada. 

Depois, é importante considerar se o local desejado não irá interferir na rede elétrica, de água ou de esgoto. Se possível, escolha instalar a condensadora em um local que não pegue muito sol, que seja aberto e bem ventilado – evite lavanderias e banheiros, por exemplo. O espaço deve permitir que o aparelho esteja próximo à evaporadora (unidade interna). Para saber a distância máxima indicada, consulte o manual de instruções do ar-condicionado desejado. 

Lembre-se que a estrutura deve suportar o peso e as vibrações do seu ar-condicionado. Veja se no local a ser instalado o barulho do aparelho não irá incomodar a vizinhança.

condensadoras de ar condicionado do lado externo deum prédio
Saiba porque é importante planejar o ambiente e o sistema elétrico para uma climatização adequada

2. Defina o local de instalação da evaporadora

Observe se o seu apartamento ou casa já possui infraestrutura e tubulação para a instalação. Se já estiver pronto para a instalação, informe-se com a administração do condomínio ou com a construtora sobre qual o tamanho (ou diâmetro) da bitola da tubulação do seu Split. Tendo essa informação, você já pode escolher um produto compatível com a tubulação que já está disponível. 

Caso não tenha, o ideal é que chame um técnico para avaliar quais são os ajustes que devem ser feitos. Deve-se checar se a estrutura da parede é capaz de suportar o peso e as vibrações da evaporadora. O local deve permitir a instalação do tubo de dreno, do fluído refrigerante e, além disso, ter uma fiação elétrica adequada. Não se esqueça que o lugar precisa possibilitar o fácil acesso para retirada do filtro para higienização. 

Para garantir a eficiência do ar-condicionado, é fundamental que nenhum obstáculo impeça a circulação do ar. Isso significa que a unidade interna não pode ficar perto de divisórias e móveis, coberta por cortinas ou ter objetos à sua frente. 

A fim de não comprometer o funcionamento do controle remoto, escolha instalar o ar-condicionado em um ambiente com distância mínima de um metro de aparelhos eletrônicos que possam gerar interferências eletromagnéticas. Assim, você garante o pleno funcionamento do seu aparelho. 

3. Cheque a instalação elétrica do local de instalação do ar-condicionado

A maioria dos aparelhos de ar-condicionado à venda no mercado nacional é 220v. Isso ocorre porque a demanda por essa voltagem é mais alta, além de utilizar uma fiação mais fina, uma vez que possui uma corrente menor. Portanto, torna-se mais barato fabricar modelos 220v. Ainda assim, você pode encontrar aparelhos em 110v, especialmente nos modelos de ar janela. 

Caso você deseje comprar um ar-condicionado 220v e sua casa possui a voltagem 110v, contrate um eletricista ou um técnico habilitado para montar uma tomada na voltagem adequada. Outra opção é pedir a alteração de voltagem junto à distribuidora de energia da sua região. 

Importante: não tente ligar um aparelho de voltagem diferente da rede elétrica de sua residência. É provável que um aparelho 220v sequer ligue em uma rede de 110v, mas se tentar utilizar um ar-condicionado de 110v em uma rede de 220v, você queimará o aparelho por fazer com que ele receba mais energia do que pode suportar. 

Além deste cuidado, é fundamental que exista um disjuntor e uma fiação específica para cada ar-condicionado instalado. O disjuntor garante que se corte a energia a qualquer sinal de curto. Também evite o uso de extensões, “T” ou transformadores. Assim, você garante que não irá sobrecarregar a rede elétrica, evitará danos ao aparelho e riscos à segurança. Na dúvida, chame um técnico! 

4. Tenha o equipamento de suporte ideal

Para cada tipo de ar-condicionado, há um suporte ideal. O suporte para a condensadora não acompanha o seu aparelho. Por isso, deve ser comprado separadamente. 

O suporte é responsável por garantir a estabilidade e segurança da condensadora. No mercado, já estão disponíveis diversos tipos de suporte, fabricados em materiais como aço inox, aço carbono, alumínio e termoplástico. 

É importante estar atento às diferenças para garantir o modelo mais resistente para o seu caso. Conheça os principais modelos da EOS, marca própria da Frigelar:

  • Aço carbono com pintura epóxi: ideal para áreas externas, é a melhor opção em termos de custo-benefício. Possui pintura em tinta poliéster, eletrostática, bastante resistente às ações climáticas.
  • Aço carbono galvanizado a fogo: recomendado para instalações em cidades litorâneas, tem durabilidade de até 20 anos. 
  • Aço inox 304: para garantir mais de 20 anos de vida útil, sem preocupações, invista neste modelo. Inteiramente em aço inox, o suporte tem alta resistência à oxidação e corrosão, por isso é indicado para casas na praia. 

Na hora de comprar, fique de olho na espessura da chapa, fator relacionado à resistência do suporte. Em geral, são de 1,2mm, 1,5mm e 1,9 mm. Os suportes EOS passam por um rigoroso processo de qualidade, responsável por inspecionar soldas, pinturas e acabamentos. Todos os produtos passam por testes em um laboratório certificado pelo Inmetro. 

Lembre-se que o cobre, o isolamento, o cabo PP, o acabamento de parede, os parafusos, as buchas e a fita não acompanham o seu ar-condicionado. Porém, antes de adquiri-los, consulte se o seu serviço de instalação já inclui essas peças. 

5. Chame um técnico especializado

Como pode perceber, o processo de definir a instalação e executá-la é bastante detalhista. Todo o cuidado é necessário na hora de colocar um aparelho de ar-condicionado, por isso não deixe de contatar um profissional capacitado para o trabalho.

Uma instalação incorreta pode diminuir a vida útil do aparelho e causar uma série de transtornos. Assim, a  instalação com um profissional credenciado pela fabricante do seu aparelho é indicada para assegurar a garantia total do aparelho. Na hora de contratar o serviço, escolha uma empresa que dê garantia da instalação com nota fiscal. 

A Frigelar oferece o serviço de instalação de aparelhos adquiridos em nossas lojas ou no nosso e-commerce. O serviço pode ser adquirido no momento da compra do seu ar-condicionado. Todo o trabalho é executado pela Agyx, uma parceira especializada nesse assunto. A empresa está há 12 anos no mercado e possui uma rede de 13 mil técnicos qualificados.

Com a Agyx, você agenda fácil seu atendimento e conta com o serviço de um o serviço de um profissional capacitado pelas principais marcas e fabricantes de aparelhos de ar-condicionado. O técnico também é responsável por furar a parede para passar a tubulação. Além de receber nota fiscal, preserva a garantia do fabricante do seu aparelho e pode pagar de forma parcelada, direto no nosso site. 

Entenda mais sobre o assunto no nosso blog 

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Por Que a Adega de Embutir é Ideal para o Seu Ambiente?

Saiba por que a adega de embutir é ideal para a sua casa e como ela pode inovar e transformar o seu ambiente.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!