Projeto de Climatização: Quais os Tipos e Vantagens

Entenda o que é e qual a importância de um projeto de climatização para o seu ambiente. Conheça os diferentes tipos e suas vantagens.

Publicado por Frigelar | 25 de abril de 2023

Atualizado em 27 de março de 2024

Muitas vezes as pessoas buscam resolver problemas, como o calor excessivo em sua casa ou empresa, por conta própria. Então, elas escolhem aparelhos de ar-condicionado, ventiladores ou outros que parecem oferecer um bom custo/benefício e fazem sua instalação.

Mas uma solução mal planejada pode trazer mais problemas do que soluções. Por isso, o correto é optar por um projeto de climatização completo.

Esse tipo de investimento evitará diversas dores de cabeça no futuro e traz inúmeras vantagens para todos que precisam usar esse ambiente. Além disso, são apenas alguns passos a serem seguidos e o seu projeto pode ficar pronto em pouco tempo.

Aqui no Blog da Frigelar, você verá vários aspectos relacionados à climatização correta de um local. Descubra como fazer, quais os tipos disponíveis e os principais benefícios!

O que é um projeto de climatização?

O projeto de climatização estuda e estrutura como deve ser a implantação de aparelhos ar-condicionado em grandes ambientes para garantir o conforto térmico em diferentes espaços enquanto mantém a eficiência energética.

Assim, o clima fica agradável para quem está no local e, no caso de empresas, também garante que a temperatura esteja adequada para o melhor funcionamento das máquinas.

Quem faz projeto de climatização?

Embora muitas pessoas se arrisquem elaborando seu próprio projeto de climatização residencial ou empresarial, esse trabalho é mais complexo do que parece e exige a participação de profissionais capacitados.

Então, a melhor solução é contratar uma empresa especializada, que tenha a experiência necessária para definir todos os detalhes do projeto, fazer os ajustes necessários e lidar com qualquer imprevisto.

Como fazer um projeto de climatização?

Um projeto de climatização residencial envolve diversas etapas. Ao observar cada uma delas você entenderá melhor porque é tão importante dedicar a devida atenção a esse tipo de projeto.

1. Definindo informações do local

O primeiro passo é conhecer bem o ambiente no qual será feita a instalação. Por isso, os profissionais farão um levantamento completo considerando vários detalhes, como:

  • Qual a área total a ser climatizada;
  • Que tipo de isolamento térmico é utilizado;
  • Qual é o fluxo de pessoas no local, em que horário é mais movimentado, etc;
  • Quais são as máquinas geradoras de calor;
  • Quais são as aberturas presentes no local, como portas e janelas;
  • De que material são feitos as paredes e o teto.

2. Cálculo da energia térmica necessária

De posse das informações do item anterior, é hora de fazer os devidos cálculos para entender a quantidade de energia que precisa ser usada para manter o ambiente na temperatura ideal.

Assim, é possível descobrir que tipos de aparelhos serão utilizados e qual é a melhor forma de distribuí-los pelo ambiente.

3. Seleção dos aparelhos

Agora que a necessidade do local já foi definida, é hora de comprar os equipamentos que se enquadrem na análise feita. É recomendado que os dispositivos sejam de boa qualidade, para que no futuro haja menos gastos com manutenções e possíveis substituições.

4. Dimensionamento dos dutos

Em uma empresa, os dutos garantirão que o ar seja distribuído de maneira uniforme por toda a área.

Para que não haja problemas é fundamental que eles tenham a dimensão correta, ajudando a tirar o melhor proveito dos equipamentos de ar-condicionado.

5. Relatório

A última etapa consiste em reunir todas as informações encontradas em um relatório, para que seja possível elaborar um projeto completo e prosseguir para a instalação.

Após o término do trabalho, também é interessante que a empresa contratada consiga oferecer uma boa assistência técnica e sanar quaisquer problemas futuros.

Tipos de projeto de climatização

Os projetos de climatização costumam ser divididos em 4 tipos:

  • Comercial: são voltados para lojas e comércios em geral, em que o desafio é manter uma temperatura agradável para clientes e funcionários mesmo com as portas abertas regularmente com o fluxo de pessoas;
  • Industrial: nesses ambientes são usados equipamentos mais robustos, pois, geralmente, são espaços maiores e com a presença de máquinas que geram muito calor;
  • Cozinha industrial: esses locais costumam ser quentes, então é preciso um bom sistema de ar-condicionado e refrigeração para cozinha industrial de modo a garantir melhores condições de trabalho para os colaboradores;
  • Residencial: não basta simplesmente comprar um ar-condicionado e instalar em sua casa. Ao elaborar um projeto de climatização, o sistema será mais eficiente.

Por que se preocupar com a climatização de um ambiente?

Se você ainda não está convencido da importância de contratar um projeto de climatização, conheça os principais motivos:

1. Economia

Um bom projeto visa escolher os aparelhos certos e proporcionar a máxima eficiência. Assim, com tudo funcionando perfeitamente, não há gastos extras com novas instalações e substituição de equipamentos que não são adequados para o local.

Além disso, você não corre o risco de adquirir um ar-condicionado que seja mais ou menos potente do que o ambiente necessita, o que pode resultar em um maior gasto energético.

2. Conforto

Essa é uma das maiores vantagens de um ambiente climatizado. Afinal, o ganho na qualidade de vida e do trabalho dos funcionários é incalculável.

Além disso, os clientes ou convidados ficarão mais à vontade e mais propensos a retornar.

3. Melhora a qualidade do ar

Quando o ar que respiramos não é de boa qualidade podemos sofrer diversos problemas de saúde. Mas uma boa climatização visa também renovar o ar do ambiente constantemente, evitando o acúmulo de impurezas.

Outro ponto é que os equipamentos devem ser de fácil manutenção, para que os filtros sejam limpos ou substituídos na periodicidade correta.

4. Menor custo de manutenção

Quando os aparelhos instalados não são os corretos, podem sofrer danos mais rapidamente, levando a gastos com manutenções ou até mesmo substituições.

Assim, um exemplo clássico é quando o ar-condicionado tem uma potência menor do que o recomendável. Isso faz com que ele “seja forçado a trabalhar mais”, o que causa o desgaste prematuro sem que os resultados sejam satisfatórios.

5. Otimiza o espaço

Quando o projeto é bem executado, não há riscos de que os aparelhos fiquem atrapalhando o espaço, seja porque foram instalados em um local incorreto ou porque suas dimensões são grandes demais para o lugar.

6. Design mais agradável

A correta climatização de um ambiente também pode ajudar no design. Alguns aparelhos podem assumir um tom decorativo e dar um charme a mais ao espaço.

Por outro lado, escolhas equivocadas podem deixar o ambiente com uma aparência menos agradável e com a sensação de estar cheio demais.

Em resumo, um projeto de climatização pode trazer resultados extraordinários para qualquer ambiente, melhorando o bem-estar de quem circula pelo local, garantindo o correto funcionamento de máquinas e diminuindo os custos com manutenção.

Então, antes de iniciar o processo de climatizar sua casa, loja ou indústria, analise muito bem cada aspecto e faça contato com pessoas que sejam especializadas no assunto.

A Frigelar pode ajudar em seus projetos de climatização

Portanto, sabemos que uma das etapas mais importantes de um projeto de climatização é comprar equipamentos de qualidade. A Frigelar possui uma ampla linha em aparelhos de ar-condicionado, climatizadores, exaustores e muito mais.

Então, aqui você encontra um catálogo variado e diversas opções com uma empresa especialista em climatização, refrigeração e eletros. Confira todos os aparelhos de qualidade disponíveis que você pode utilizar para climatizar um ambiente! Acompanhe a Frigelar no site, no APP ou na loja física mais próxima!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por Que Investir em um Refrigerador Duplex Para a Sua Casa?

Saiba porque um refrigerador duplex para a sua casa pode ser a escolha perfeita para organizar os seus alimentos.

Continue Lendo...

Praticidade no Dia a Dia Com uma Cervejeira em Casa

Saiba como uma cervejeira em casa pode proporcionar maior conforto e praticidade no dia a dia e garantir as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!