Como funciona o sistema Multi Split e como usar ar-condicionado em dois quartos?

O multi split garante mais eficiência, mas sem poluir a sua fachada predial

Publicado por Cristiane | 3 de outubro de 2019

Atualizado em 29 de março de 2023

Sua casa ou apartamento não tem o espaço externo ideal para a instalação de mais de um aparelho ar-condicionado, mas você quer refrigerar dois ou mais cômodos? Existe uma solução ideal e mais econômica para você. Saiba como usar ar-condicionado para dois quartos ou mais!

Neste artigo, vamos explicar como ele funciona e o porquê é a melhor opção para refrigerar diferentes lugares ao mesmo tempo e com apenas uma condensadora. Confira:

Como usar o ar-condicionado em dois quartos?

Existem 3 soluções para a falta de espaço para a instalação do aparelho ar -condicionado:

  • optar por um ar-condicionado portátil, que pode ser levado de um cômodo a outro da casa. É ideal para ambientes nos quais não se pode mexer na estrutura. O único problema é que não é possível usá-lo em mais de um lugar simultaneamente;
  • instalar um único aparelho de ar-condicionado na parede que divide dois cômodos, a fim de resfriá-los simultaneamente. Os problemas dessa opção são a necessidade de reestruturação interna da casa, a falta de autonomia na escolha de temperatura dos dois ambientes e a possibilidade de sobrecarga o equipamento;
  • escolher um modelo de ar-condicionado Multi Split, que necessita da instalação de apenas uma condensadora  para alimentar as evaporadoras em diferentes ambientes.

O que é o ar-condicionado multi split?

O multi split é um modelo de ar-condicionado que consegue refrigerar diferentes ambientes ao mesmo tempo, contando com apenas uma condensadora. Neste modelo, a condensadora fica do lado de fora dos ambientes e possui vários evaporadores distribuídos pelos lugares que você deseja resfriar. Isso é eficiência multiplicada, sem poluir a sua fachada predial.

Qual é a diferença entre o ar-condicionado Split e Multi Split?

A diferença entre os modelos Split e Multi Split está no sistema de divisão da refrigeração. A primeira opção climatiza apenas um ambiente, o segundo sistema gela várias salas e com temperaturas diferentes.

Como o multi split funciona?

Na verdade, o multi split não tem um funcionamento muito diferente dos modelos de ar-condicionado que você conhece. A única diferença entre eles está na potência de BTUs. No caso do multi split, a potência que o ar-condicionado possui é dividida entre os ambientes que o equipamento está climatizando. Desta forma, todos os espaços entram em equilíbrio para uma boa temperatura. 

Quanto ao consumo de energia, muitas pessoas também se perguntam se o multi split precisa de mais eletricidade para funcionar corretamente. Porém, assim como os demais, os multi splits têm sua energia baseada no número de BTUs e horas de utilização. Ou seja, o consumo é basicamente o mesmo dos modelos de ar-condicionado que você já conhece.

Até quantas salas o multi split pode climatizar?

A refrigeração do Multi Split pode ir de duas até oito salas e é possível decidir a temperatura de cada ambiente sem interferência nos demais cômodos. O sistema do Multi Split entende cada evaporadora como independente, possibilitando essa ação.

Porém, é bom lembrar que, quanto maior o número de ambientes você deseja climatizar, maior deve ser a potência em BTUs do ar-condicionado multi split. Como a potência é dividida, quanto menor o número de BTUs, menos eficiência o aparelho terá se você decidir climatizar um grande número de salas.


Para isso, temos uma calculadora de BTUs em nosso site que pode ajudar você neste cálculo, descobrindo a potência certa que o seu aparelho precisa ter para climatizar todas as salas que deseja.

Mulher usando um ar-condicionado multi-split
O multi split é a melhor opção para climatizar vários ambientes

Um ar-condicionado split é uma opção para o meu negócio?

Como falamos no início deste artigo, o ar-condicionado multi split é uma ótima opção para empresas e casas com muitas salas ou para apartamentos com pouco espaço de instalação externa. Se este é o seu caso, o ar-condicionado definitivamente é a escolha certa para você. Este equipamento vai garantir climatização para todos, economia de energia com apenas uma condensadora e, além disso, apenas uma instalação.

Para conhecer os modelos, você pode acessar rapidamente o nosso site na categoria de Multi Split.

Confira outros conteúdos em nosso blog


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Cortinas de Ar para o Controle de Odores e Circulação de Ar

Saiba como as cortinas de ar para o controle de odores e circulação correta do ar do ambiente podem ser fundamentais para estabelecimentos.

Continue Lendo...

Facilidade de Acesso e Organização em Sua Adega Climatizada

Saiba como a utilização adequada e a organização em sua adega pode ser fundamental para garantir uma experiência única com seus vinhos.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!