Ar-condicionado no inverno: fuja das temperaturas baixas

Com a chegada do inverno, é preciso ter cuidados extras com a saúde

Publicado por Frigelar | 30 de abril de 2019

Atualizado em 14 de maio de 2021

Quando o frio começa a se aproximar, a gente faz de tudo em nome do conforto: casacos, luvas, cobertores e, claro, o bem-estar em nossa casa para escapar do clima mais gelado. Por isso, o ar-condicionado se torna um grande aliado para ter um inverno mais agradável.

E, caso você esteja se perguntando se ligar o condicionador de ar no modo quente faz mal para a saúde, pode ficar tranquilo: isso é mito. Se feita a manutenção correta e usado da forma certa, ele trará apenas benefícios, garantindo o conforto térmico de seu corpo.

Aquecendo a casa: qual a temperatura ideal?


Para aquecer o seu inverno com maior comodidade, é importante ficar atento a detalhes importantes como a temperatura ideal do seu ar-condicionado. Segundo a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), a temperatura do aparelho mais indicada no inverno pode variar entre 20ºC e 23ºC, garantindo o conforto que você procura, sem sobrecarregar o aparelho e sem criar um ambiente com um clima extremo.

Fique ligado: não há necessidade de selecionar temperaturas muito altas para esquentar o ambiente de forma mais rápida. Situações assim ocasionam um gasto maior de energia elétrica.

Em um país tropical como o Brasil, é natural que em algumas regiões as estações do ano sejam sentidas com maior intensidade. Mas isso não precisa ser um problema, já que os condicionadores de ar com a função ciclo reverso (quente-frio) oferecem conforto refrescando os dias de calor e aquecendo os dias mais frios.

Aquecendo o quarto na hora de dormir

Mulher usando ar-condicionado enquanto dorme
Conforto térmico melhora a qualidade do sono

Na hora de deitar, atente-se para alguns detalhes para garantir o funcionamento correto de seu aparelho. Não mude a função rapidamente, de frio para quente, por exemplo, pois pode ser prejudicial para o seu funcionamento.

Também não é aconselhável direcionar o vento do ar-condicionado diretamente às pessoas, pois o ar quente pode causar o ressecamento de áreas como garganta e narinas, acentuando a possibilidade de alergias respiratórias. Uma solução para isso é o uso da tecnologia Wind Free, que dissipa o ar sem gerar vento, lançada pela Samsung.


As vantagens da função Sleep

Para deixar a hora do sono ainda melhor, conte com o modo Sleep, presente na maioria dos aparelhos. Esse mecanismo permite programar para que o ar-condicionado ajuste automaticamente a melhor condição para o ambiente durante a noite, evitando oscilações desnecessárias e prejudiciais ao longo do seu sono.

A importância da manutenção e limpeza do ar-condicionado no inverno

Limpeza e manutenção de ar-condicionado
A manutenção frequente garante a vida útil do aparelho

Abrir mão da higienização correta em seu aparelho pode ser prejudicial não apenas ao funcionamento dele, mas também para você. É importante ficar ligado e realizar a limpeza frequente do ar-condicionado, retirando o acúmulo de sujeira, evitando a concentração de bactérias e fungos.

A manutenção é crucial pois, sem ela, você pode propiciar o agravamento de problemas respiratórios, como alergias, asma e até infecções.

Dica bônus!

Para ambientes maiores, como redes hoteleiras em regiões em que o frio é mais severo, por exemplo, investir em um sistema de ar-condicionado para aquecer o ambiente sai muito mais em conta que outras formas de calefação. Isso porque o custo de manutenção de um aparelho é mais barato, assim como o seu gasto de energia.

Além disso, utilizando um sistema de ar-condicionado, a economia de energia pode ser maior do que você pensa. Diferente das redes de calefação, você não precisa aquecer todos os cômodos de um ambiente para garantir um clima mais agradável. Com o ar-condicionado, é possível ligar apenas os aparelhos que estão em quartos ocupados, evitando o gasto de energia com ambientes que nem estão sendo utilizados.

Mande o frio para longe!

Caso já tenha um ar-condicionado quente/frio, aproveite nossas dicas e proteja-se do frio. E, se estiver pensando em adquirir um, é só visitar o nosso site ou ir até uma de nossas lojas para escolher o modelo ideal. Não esqueça que em nosso site você pode comparar aparelhos para decidir qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Quer saber mais sobre como manter o seu inverno ainda mais confortável? Então, confira os conteúdos que preparamos:

Veja também!

Fique por dentro do PMOC e saiba a importância dessa exigência para as câmaras frias

O bom estado do sistema de climatização está ligado às melhores condições de saúde ocupacional

Continue Lendo...

Câmara frigorífica com umidade: quais são as causas e como resolver esse problema?

Confira três dicas imprescindíveis para evitar a umidade na câmara fria

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!