Ar-condicionado no inverno: fuja das temperaturas baixas

Com a chegada do inverno, é preciso ter cuidados extras com a saúde

Publicado por Cristiane | 30 de abril de 2019

Atualizado em 9 de maio de 2023

Quando o frio começa a se aproximar, a gente faz de tudo em nome do conforto: casacos, luvas, cobertores e, claro, o bem-estar em nossa casa para escapar do clima mais gelado. Por isso, o ar-condicionado se torna um grande aliado para ter um inverno mais agradável.

E, caso você esteja se perguntando se ligar o condicionador de ar no modo quente faz mal para a saúde, pode ficar tranquilo: isso é mito. Se feita a manutenção correta e usado da forma certa, ele trará apenas benefícios, garantindo o conforto térmico de seu corpo.


Como usar o ar-condicionado no inverno?

O ar-condicionado continua refrigerando o ar durante o inverno, como faz no verão, mas com menos esforço. É possível utilizá-lo para alcançar uma temperatura maior do que a ambiente. Por questões de saúde, indicamos manter entre 20ºC e 23ºC

Aquecendo a casa: qual a temperatura ideal?

Para aquecer o seu inverno com maior comodidade, é importante ficar atento a detalhes importantes como a temperatura ideal do seu ar-condicionado.

Segundo a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), a temperatura mais indicada para o ar-condicionado no inverno varia entre 20ºC e 23ºC. Isso porque, ao aumentar demais, a umidade do ar diminui muito, o que pode gerar danos à saúde, como doenças respiratórias e gripes.

Fique ligado: não há necessidade de selecionar temperaturas muito altas para esquentar o ambiente de forma mais rápida. Situações assim ocasionam um gasto maior de energia elétrica.

Em um país tropical como o Brasil, é natural que em algumas regiões as estações do ano sejam sentidas com maior intensidade. Mas isso não precisa ser um problema, já que os condicionadores de ar com a função ciclo reverso (quente-frio) oferecem conforto refrescando os dias de calor e aquecendo os dias mais frios.

Aquecendo o quarto na hora de dormir

Mulher usando ar-condicionado enquanto dorme
Conforto térmico melhora a qualidade do sono

Na hora de deitar, atente-se para alguns detalhes para garantir o funcionamento correto de seu aparelho. Não mude a função rapidamente, de frio para quente, por exemplo, pois pode ser prejudicial para o seu funcionamento.

Também não é aconselhável direcionar o vento do ar-condicionado diretamente às pessoas, pois o ar quente pode causar o ressecamento de áreas como garganta e narinas, acentuando a possibilidade de alergias respiratórias. Uma solução para isso é o uso da tecnologia Wind Free, que dissipa o ar sem gerar vento, lançada pela Samsung.


As vantagens da função Sleep

Para deixar a hora do sono ainda melhor, conte com o modo Sleep, presente na maioria dos aparelhos. Esse mecanismo permite programar para que o ar-condicionado ajuste automaticamente a melhor condição para o ambiente durante a noite, evitando oscilações desnecessárias e prejudiciais ao longo do seu sono.

A importância da manutenção e limpeza do ar-condicionado no inverno

Limpeza e manutenção de ar-condicionado
A manutenção frequente garante a vida útil do aparelho

Abrir mão da higienização correta em seu aparelho pode ser prejudicial não apenas ao funcionamento dele, mas também para você. É importante ficar ligado e realizar a limpeza frequente do ar-condicionado, retirando o acúmulo de sujeira, evitando a concentração de bactérias e fungos.

A manutenção é crucial pois, sem ela, você pode propiciar o agravamento de problemas respiratórios, como alergias, asma e até infecções.

Dica bônus!

Para ambientes maiores, como redes hoteleiras em regiões em que o frio é mais severo, por exemplo, investir em um sistema de ar-condicionado para aquecer o ambiente sai muito mais em conta que outras formas de calefação. Isso porque o custo de manutenção de um aparelho é mais barato, assim como o seu gasto de energia.

Além disso, utilizando um sistema de ar-condicionado, a economia de energia pode ser maior do que você pensa. Diferente das redes de calefação, você não precisa aquecer todos os cômodos de um ambiente para garantir um clima mais agradável. Com o ar-condicionado, é possível ligar apenas os aparelhos que estão em quartos ocupados, evitando o gasto de energia com ambientes que nem estão sendo utilizados.

Mande o frio para longe!

Caso já tenha um ar-condicionado quente/frio, aproveite nossas dicas e proteja-se do frio. E, se estiver pensando em adquirir um, é só visitar o nosso site ou ir até uma de nossas lojas para escolher o modelo ideal. Não esqueça que em nosso site você pode comparar aparelhos para decidir qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Quer saber mais sobre como manter o seu inverno ainda mais confortável? Então, confira os conteúdos que preparamos:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!